TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas de isolamento

Tese: Medidas de isolamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Tese  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  201 Visualizações

Medidas de Isolamento.

O megger

A resistência de isolamento pode ser determinada pela lei de Ohm, aplicando uma tensão de corrente contínua e medindo a corrente que circula pelo galvanômetro. A resistência de isolamento é expressa em MΩ (1.000.000 ohms) em função dos grandes valores manipulados.

Um dos primeiros instrumentos projetados exclusivamente paraas medidas de isolamento foi o megger, marca registrada da James Bidle.

A importância atual do megger, como instrumento de avaliação da isolação, baseia-se em uma compreensão melhor dos fenômenos de polarização dos dielétricos e no aperfeiçoamento das técnicas de teste com corrente contínua.

A escala do megôhmetro é graduada em megohms e sua graduação não é homogênea.

Fatores que influenciam a resistência de isolamento

Existem alguns fatores que podem influenciar a resistência de isolamento de forma acentuada, que deverão ser levados em conta para uma correta interpretação dos testes.

Influência do estado da superfície

Materiais condutores estranhos, tais como pó de carvão, quando depositados sobre a superfície dos materiais isolantes, reduzem sua resistência de isolamento superficial. Por outro lado, materiais não condutores podem fazer-se condutores quando mesclados com óleos e graxas. Isso acontece com produtos químicos de limpeza mais frequentemente usados, como querosene e outros oferecidos no mercado. Isso alcança importância especial nas máquinas de coletor, devido à grande quantidade de material condutor exposto; o solvente, agora contaminado, é absorvido pelos isolantes, particularmente a mica. Por essa razão o dielétrico deverá estar perfeitamente limpo e seco antes da realização dos testes.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com