TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Dissertações: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

Questionário:

1. O que você entende por Nova Economia ou Economia Verde?

R. Economia verde é um conjunto de processos produtivos (industriais, comerciais, agrícolas e de serviços) que ao ser aplicado em um determinado local (país, cidade, empresa, comunidade, etc.), possa gerar nele um desenvolvimento sustentável nos aspectos ambiental e social.

2. De que maneira pode-se resgatar ou implementar a sustentabilidade?

R. O tema da sustentabilidade se apresenta como uma forma das empresas superarem eventuais crises existentes, como por exemplo, através do resgate e concretização dos princípios éticos e de valores que devem orientar os negócios. Além de ser um instrumento pelo quais atitudes, estratégias e inovações que são implementadas nas empresas, sustentabilidade dá resultados concretos e se traduz em práticas e procedimentos de trabalho. Diminui custos, reduzem riscos, principalmente futuros, evita desperdícios, melhora relacionamentos entre as partes interessadas e gera lucros e dividendo aos acionistas.

3. O que se entende por emprego verde? Quais as suas características?

R. Rumo ao trabalho decente em um mundo sustentável, com baixas emissões de carbono define os empregos verdes como postos de trabalho nos setores da agricultura, indústria, construção civil, instalação e manutenção, bem como em atividade científicas, técnicas, administrativas e de serviços que contribuem substancialmente para apreservação ou restauração da qualidade ambiental. Específica, mas não exclusivamente, ele sincluem empregos que ajudam a proteger e restaurar ecossistemas e a biodiversidade; reduzem o consumo de energia, materiais e água por meio de estratégias de prevenção altamente eficaz e descarbonizam a economia; e minimizam ou evitam por completo a geração de todas as formas de resíduos e poluição.

4. Em 2010 foi lançado o Programa Ambiental da Anhanguera Educacional; que ações são identificadas nesse programa?

R. Planeja o uso sustentável dos recursos naturais e elabora relatórios de impacto ambiental. Projeta técnicas não poluentes de exploração da natureza.

5. De que modo a Educação deve dar a sua cota nesse contexto?

R. Pelo um processo através do qual todos os seres humanos podem alcançar seu potencial mais elevado, o conceito de educação na sustentabilidade se delineia como uma nova perspectiva educacional que procura integrar todas as pessoas para que elas assumam a responsabilidade de criar um futuro sustentável.

6. Como você vê Tecnologia Limpa?

R. As tecnologias limpas podem ser compreendidas como novos processos industriais ou mesmo processos industriais já existentes, porém alterados, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais, o consumo de matérias-primas e o consumo energético utilizado durante o ciclo produtivo.

O objetivo das tecnologias limpas ou da produção limpa é conseguir suprir as necessidades de produtos, bens e serviços da sociedade atual, porém, de forma sustentável, ou seja, usufruindo de matérias primas renováveis, não utilizando produtos nocivos durante o processo produtivo e, principalmente, conservando a biodiversidade.

7. Que visão você tem de um Futuro Sustentável?

R.O futuro sustentável depende do presente consciente de todas as pessoas físicas e jurídicas, da responsabilidade social de cada um, para que passo a passo possamos a atingir um só objetivo, melhorando assim o meio ambiente e o convívio com o planeta. O futuro sustentável é um desdobramento que demanda governança e planejamento no presente para o gerenciamento dos ambientes que serão criados na transição rumo à nova economia e a uma sociedade próspera.

8. O que é o tripé da sustentabilidade? O que significa cada componente?

R. Também conhecido como TBL ou 3BL, referindo-se às três dimensões da sustentabilidade: econômica, social e ambiental, respectivamente correspondendo a lucro, pessoas e planeta.

9. Conceitue CORE BUSINES.

R. é um termo em inglês que significa o que a empresa sabe fazer de melhor. É o foco da estratégia da empresa, geralmente definido em função do seu posicionamento no mercado.

10. Vimos que a inovação é uma fonte de apoio que as organizações devem usar para desenvolver a sustentabilidade empresarial. Nidomolu, Prahalad e Rangaswami em 2009 desenvolveram um modelo de cinco estágios para facilitar esse processo, fale deles.

R. (1) respeitar as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com