TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Casos: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  5.958 Palavras (24 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 24

2. INTRODUÇÃO

Atualmente nota-se que a ação antrópica vem agravando cada dia mais problemas ao meio ambiente, gerando riscos ambientais, sociais e econômicos.

Vale ressaltar, que no córrego Bacabinha não é diferente, pois, este se encontra em uma área urbana com aproximadamente 3 km do centro da cidade de Colinas do Tocantins, a mesma possui uma área de 846.9km², sua população estimada em 30.666 habitantes, conforme os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O relevo é formado por planaltos, cerrados e cerradões. Os tipos de solos predominantes são os latos solos vermelho-amarelo que possuem textura média e argilosa com PH entre 5,2 e 5,8 geralmente deficientes em cálcio, magnésio e fósforo, exigindo correções de nutrientes.

A nascente do córrego Bacabinha nasce no Setor Oeste, passa pelo Jardim Campo Clube, Setor Sul e Santa Rosa.

Portanto, há vários fatores que agravaram o problema da falta de água do córrego Bacabinha que são direta ou indiretamente causados pelo homem, dentre estes estão: o aumento populacional com diversas construções civis nas margens; os desperdícios; a poluição em suas diferentes formas; retiradas das matas ciliares pastagem e por fim a urbanização desenfreada e sem o devido planejamento.

Foto da nascente do córrego Bacabinha.

Fonte: adaptada de MOREIRA, Andréa

Diante da situação atual do córrego é possível observar a falta de sensibilização dos moradores do município em relação às questões ambientais, portanto, nota-se que essas ações geram impactos que comprometem o equilíbrio do corpo hídrico e por consequência a saúde da população.

Todavia, torna-se indispensável o conhecimento científico e popular para haja possibilidade de recuperar o quadro natural da área em estudo, e assim, tornar possível à reflexão sobre a ocupação do espaço, diminuindo os impactos físicos, naturais e sociais. Por isso a necessidade urgente de restaurar a situação atual do referido córrego, a fim de alcançar os objetivos para recuperação do meio ambiente em estudo.

3. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DEGRADADA

O córrego encontra-se poluído, pois, nas proximidades há banhistas que deixam lixos nas margens do mesmo. No curso do córrego há lançamento de esgotos domésticos, canalizações, além de usar a água deste para formar um lago no Setor Jardim Campo Clube que serve de lazer, espaço com calçadão em volta do lago para caminhada, assim percebe-se que o córrego sofre muita degradação. Observa-se que existe odores na área do lago e no andamento d’água deste córrego no Setor Sul.

Como tem famílias que moram nas arredores do mesmo, pode-se perceber que existem espumas, óleo e lançamento de efluentes provenientes de esgoto doméstico. A respeito da sanidade do corpo hídrico verifica-se a ocorrência de focos de mosquitos da dengue que se procria em garrafas pet jogadas nas proximidades ou dentro do córrego.

Canalização do córrego Bacabinha Fonte: adaptada de MOREIRA, Andréa

A mata ciliar da nascente foi desmatada e comprometida pela expansão urbana, pois, localiza-se próximo de um loteamento no Setor Oeste, onde alguns lotes já foram construídos casas e outros estão limpos e cercados, configurando um sério problema ambiental, pois, construíram sobre Área de Preservação Permanente (APP), contrariando a lei 4.771, de 15 de setembro de 1965. O Código Florestal constitui as Áreas de Preservação Permanentes (APPs) indispensável a qualquer corpo hídrico, porque são elas que protegem os rios, lagos, córregos, nascentes, encostas e assim por diante.

OBSERVAÇÃO DA ÁREA EM ESTUDO:

RELEVO: formado planaltos, cerrados e cerradões.

VEGETAÇÃO: por a nascente está numa área ocupada por pastagem, a vegetação é rasteira, ou seja, capim. No entorno observa-se loteamento, casas e apenas uma pequena faixa de remanescentes florestais.

PAISAGEM: modificado pela ação do homem para satisfazer suas necessidades, tem com isso causado alterações no meio ambiente, ao explorar os recursos naturais e promover a urbanização em larga escala, criando uma série de problemas ambientas, tais como: geração de resíduos, efluentes líquidos e poluição de um modo geral. É importante ressaltar que as principais causas são: desmatamento, erosão, assoreamento do córrego, além das modificações nos ecossistemas.

AGRICULTURA: nas proximidades há hortas comunitárias e particulares onde utilizam agrotóxicos e decorrentes dessas atividades o solo fica sem nenhuma proteção e consequentemente ocorre assoreamento e erosão nas margens do córrego.

Pelo o fato da degradação do corpo hídrico ser diretamente por ação antrópica, percebe-se a necessidade de sensibilizar os moradores colinenses a fim de buscar reverter a situação do córrego Bacabinha.

4. ASPECTOS LEGAIS PARA A RECUPERAÇÃO

As matas ciliares, vegetação existentes nas margens dos rios, lagos, nascentes e reservatórios no art.2º da lei nº 4.771/65 do Código Florestal são consideradas Áreas de Preservação Permanentes, especificando a dimensão mínima da faixa marginal que deve ser preservada. Confere-se o artigo citado:

Art. 2° Consideram-se de preservação permanente, pelo só efeito desta Lei, as florestas e demais formas de vegetação natural situadas:

a) Ao longo dos rios ou de qualquer curso de água desde seu nível mais alto em faixa marginal cuja largura mínima será.

1- De 30 (trinta) metros para os cursos d’água de menos de 10 (dez) metros de largura;

2- De 50 (cinqüenta) metros para os cursos d’água que tenham de 10 (dez) a 50 (cinqüenta) metros de largura;

3- De 100 (cem) metros para os cursos d’águas que tenham de 50 (cinqüenta) a 200 (duzentos) metros de largura;

4- De 200 (duzentos) metros para os cursos d’águas que tenham de 200 (duzentos) a 600 (seiscentos) metros;

b) Nas nascentes, ainda que intermitentes e nós chamados “olho d’água”, Qualquer que seja a sua situação topográfica, num raio mínimo de 50 (cinqüenta) metros de largura. (Brasil, 1999)

Segundo ARLINDO PHILIPPI JR, 2004, p. 221, existem leis que determinam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com