TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Seminário: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Seminário  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 6

ANÁLISES

Questão 01(valor 3,0)

Leia os textos:

Texto 1

De uma coisa temos certeza: a terra não pertence ao homem branco; o homem branco é que pertence à terra. Disso temos certeza. Todas as coisas estão relacionadas como o sangue que une uma família. Tudo está associado. O que fere a terra, fere também os filhos da terra. O homem não tece a teia da vida; é antes um de seus fios. O que quer que faça a essa teia, faz a si próprio.

Trecho de uma das várias versões de carta atribuída ao chefe Seattle, da tribo Suquamish. A carta teria sido endereçada ao presidente norte-americano, Franklin Pierce, em 1854, a propósito de uma oferta de compra do território da tribo feita pelo governo dos Estados Unidos.

PINSKY, Jaime e outros (Org.). História da América através de textos. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 1991.

Texto 2

Conter a destruição das florestas se tornou uma prioridade mundial, e não apenas um problema brasileiro. (...) Restam hoje, em todo o planeta, apenas 22% da cobertura florestal original. A Europa Ocidental perdeu 99,7% de suas florestas primárias; a Ásia, 94%; a África, 92%; a Oceania, 78%; a América do Norte, 66%; e a América do Sul, 54%. Cerca de 45% das florestas tropicais, que cobriam originalmente 14 milhões de km quadrados (1,4 bilhão de hectares), desapareceram nas últimas décadas. No caso da Amazônia Brasileira, o desmatamento da região, que até 1970 era de apenas 1%, saltou para quase 15% em 1999. Uma área do tamanho da França desmatada em apenas 30 anos. Chega.

Paulo Adário, Coordenador da Campanha da Amazônia do Greenpeace. http://greenpeace.terra.com.br

Com base na leitura dos textos, redija um texto, de 8 a 15 linhas, relacionado os temas:

Desenvolvimento, preservação e código florestal.

Uma das maiores riquezas que o ser vivo ainda pode contemplar são as florestas. Só que por erros humanos, ao longo do tempo, é visto a destruição dessa riqueza e é de fundamental importância que alguma coisa seja feita com urgencia, para que não percamos esse tesouro verde.

O progresso trouxe o tão sonhado desenvolvimento, que infelizmente está interferindo na relação homem e natureza: poluição das águas, desmatamento excessivo, utilização de combustíveis não renovavéis de maneira excessiva, tudo isso, tem gerado um aquecimento jamais visto sobre nosso planeta. Mas não será possivel desenvolver sem que as necessidades do presente prejudiquem as gerações seguintes? É necessária uma discussão sobre o Código Florestal que considere a gestão integrada de território, recursos hídricos e proteção de solos, fundamentada cientificamente. Se essa legislação não existisse, apesar do frequente descumprimento da lei, nem mesmo haveria objeto de discussão, pois nossos recursos já não existiriam mais.

A natureza do nosso País tem sido vista desde sempre como fonte de recursos inesgotáveis e as florestas como “obstáculos” a impedir o avanço do desenvolvimento, na cabeça de alguns poderosos chefões, donos de construções civeis, que sempre acham que civilização é onde tem prédio.

A situação pede reflexão sobre os verdadeiros culpados de tamanha tragédia, relacionada ao meio ambiente é preciso buscar saídas para conciliar o desenvolver sem a consequencia do destruir, para que possamos continuar crescendo, porém agredindo o mínimo possível a natureza. Pequenos gestos no dia-a-dia é de grande ajuda na preservação do planeta.

QUESTÃO 02(valor 3,0)

Os impactos ambientais provenientes das atividades antropogênicas podem afetar o meio ambiente em diversas formas. Destaque exemplificando os três grandes agravos ao meio ambiente, segundo Kloetzel, originados das atividades humanas e não esqueça de fazer um “link” com a sua área de atuação profissional, ou seja, qual destes agravos está diretamente relacionado com sua formação profissional.

Com as atividades do homem no meio ambiente, foi que o mundo passou a perceber profundas mudanças na natureza, de forma muito rápida, subestimando a própria inteligência humana, resultando em um ambiente espoliado, poluído e ferido. Com isso vem a extinção de várias espécies de animais, poluição do ar e das águas, degradação do solo, mudanças climáticas, entre outros, são exemplos típicos dessas mudanças.

O Meio Ambiente é de muita importância para a qualidade de vida e bem estar de todos, fundamental e imprescindível para a nossa própria existência, e é de nossa inteira responsabilidade o cuidado e preservação do mesmo. O homem ainda não percebeu que vem destruindo suas próprias garantias de sobrevivência, pois não associada somente a pequenas e grandes mudanças de atitude em relação ao meio ambiente, mas também mudanças de atitude perante a nossa própria vida, nossos valores, nossos semelhantes, nossas futuras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com