TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Projeto de pesquisa: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 7

MEIO AMBIENTE

RESUMO

O homem sempre dependeu dos recursos naturais. Desde os primórdios, o homem utiliza os recursos da natureza para sua sobrevivência. Porém, com a evolução e o progresso, o meio ambiente passou a ser explorado de forma mais intensa, causando sérios prejuízos para o meio ambiente e seus habitantes. O meio ambiente degradado pode afetar a saúde e qualidade de vidas das pessoas. O lixo e a poluição são exemplos claros de degradação ambiental e que afetam o homem diretamente podendo trazer muitas conseqüências, bem como doenças e até a morte.

Palavras-chave: Meio Ambiente. Homem. Saúde.

1 INTRODUÇÃO

O homem depende do meio ambiente, pois é dele que retira os recursos naturais necessários para sua sobrevivência. O meio ambiente degradado pode afetar a saúde do homem e com´pormter sua qualidade de vida.

Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo conhecer a relação entre homem e meio ambiente e como este influencia na saúde do homem e quais as principais conseqüências do meio ambiente degradado para a saúde das pessoas.

2 O HOMEM E O MEIO AMBIENTE

Os seres humanos são totalmente dependentes do meio ambiente, isso porque é dele que são retirados os recursos naturais necessários a sua sobrevivência.

Sendo assim, desde os primórdios, o homem vem explorando os recursos naturais. Antigamente, apenas para sua sobrevivência e, atualmente, em busca do conforte, progresso, status, etc.

Segundo Quadros (2007, p. 24) “o ser humano sempre dependeu do meio ambiente para sua sobrevivência e as alterações existentes nele, decorrentes desta situação, é muito antiga, sempre existiu, em diferentes épocas e lugares”.

No entanto, a exploração ambiental se intensificou com a Revolução Industrial, com a produção de produtos em massa e aumento do consumo humano. Infelizmente, não se tinha consciência de que os recursos naturais são inesgotáveis e, por isso eram explorados sem preocupação com as gerações futuras.

A Revolução Industrial, que teve início no século XVIII, alicerçou-se, até as primeiras décadas do último século, nos três fatores básicos da produção: a natureza, o capital e o trabalho. Porém, desde meados do século XX, um novo, dinâmico e revolucionário fator foi acrescentado: a tecnologia. Esse elemento novo provocou um salto, qualitativo e quantitativo, nos fatores resultantes do processo industrial. Passou-se a gerar bens industriais numa quantidade e numa brevidade de tempo antes impensáveis. Tal circunstância, naturalmente, não se deu sem graves prejuízos à sanidade ambiental. (CARVALHO, 2003, p. 67).

Todas essas mudanças foram muito importantes para o desenvolvimento e progresso do país, mas em conseqüência, comprometeu a sustentabilidade e saúde de seus habitantes.

2.1 MEIO AMBIENTE E SAÚDE

Quando se fala em saúde, logo se pensa não estar doente. Mas de modo geral, a saúde é algo mais complexo e abrangente.

O artigo 3º da Lei nº. 8.080/90 define que o termo saúde “saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais”. (CUNHA, 2005, p. 1).

Assim, a saúde depende de diferentes fatores que juntos contribuem para a qualidade de vida do indivíduo.

O termo meio ambiente foi citado como um dos fatores necessários à saúde das pessoas, pois elas dependem do meio ambiente e se ele estiver doente também afetará a vida dos seres humanos negativamente.

No entanto, a exploração e degradação do meio ambiente vêm afetando de maneira geral nossa saúde, inclusive causando doenças. Lixo e poluição são alguns exemplos de problemas que podem afetar a saúde e qualidade de vida das pessoas.

2.1.1 Lixo

O lixo é definido no Dicionário Aurélio (2004) como resíduos que resultam de atividades domésticas, industriais, comerciais, etc. ou também como aqui que não presta e se joga fora.

Assim, pode-se dizer que o lixo é aquilo que será descartado de forma adequada ou não, que com mais ou menos intensidade contaminará o meio ambiente.

O site Se liga no lixo (2014) destaca alguns problemas que o lixo pode causar e que afetam nossa saúde e qualidade de vida:

• Doenças: O lixo que vai para lixões a céu aberto ou terrenos baldios produz bactérias e fungos. Também atrai baratas, ratos, moscas, mosquitos etc. que são transmissores de sérias doenças, como dengue, febre tifóide, cólera, disenteria, peste bubônica e leishmaniose.

• Acidentes aéreos: lixo acumulado perto de aeroportos causa acidente (o avião se choca com um urubus ou outra ave grande). Pode causar morte de pessoas, além, claro, da morte do pássaro, que poderia ter sido evitada.

• Chorume: é um líquido produzido pela decomposição do lixo que é dez vezes mais poluente que o esgoto. Isso porque, além de conter matéria orgânica apodrecida, ele tem substâncias químicas e metais muito tóxicos.

• Poluição do ar: o lixo – queimado ou não, produz gases que fazem mal à saúde dos seres vivos e do planeta, como o gás metano e o gás sulfídrico. Esses gases poluem o ar e podem causar doenças respiratórias. O lixo queimado produz gás carbônico, um gás que é tóxico se estiver em grandes quantidades.

• Inundações: garrafas de PET, sacos plásticos e outros lixos são levados pelas águas numa chuva forte. Eles acabam entupindo bueiros e até impedindo os rios de correrem por seus leitos. Isso causa inundações terríveis. A água suja das inundações estraga as casas das pessoas, mata animais domésticos e causa mais doenças na população.

2.1.2 Poluição

"Poluição é a modificação de características de um ambiente de modo a torná-lo impróprio às formas de vida que ele normalmente abriga. No Brasil, 60% dos gastos com internações hospitalares são de pacientes com doenças causadas pela poluição e água contaminada". (BOA SAÚDE, 2014,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com