TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Casos: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  5.660 Palavras (23 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 23

APRESENTAÇÃO

Este trabalho é composto de um conjunto de informações que visam demonstrar a importância das Politicas Ambientais, para a sociedade como um todo. Objetivando e analisando a compreensão do seu funcionamento.

O primeiro passo foi pesquisar o máximo possível sobre o assunto proposto em sala de aula, e depois analisar todo o conteúdo e tentar entender o que é o Meio Ambiente. As idéias que foram propostas pelo grupo definiram quais tratativas eram relevantes ao estudo especificado de Políticas Ambientais.

O estudo em questão, permitirá a ampliação dos conhecimentos adquiridos durante o curso de administração, que por meio das técnicas administrativas e orientação da professora será possível observar sob diversos contextos uma visão mais ampliada dos processos das Políticas Ambientais, possibilitando detectar pontos críticos e sugerir melhorias que agreguem valor a um projeto e no futuro ser posto em prática e alavancar o crescimento da empresa, bem como o desenvolvimento profissional dos discentes que realizaram a pesquisa.

Nesta pesquisa será estudado tópicos sobre: Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Educação Ambiental, Conscientização Ambiental, Problemas Ambientais, Prevenção da Poluição, Destinação do Lixo, Reusar, Reciclar, Relatórios Ambientais e Ecológicos, Protocolo Verde, Estratégia Empresarial, Controle de Insumo, Água, Energia Elétrica, Papel, Políticas Ambientais, Evolução da Política Ambiental no Mundo, Razões para Adoção de Políticas Ambientais, Instrumento de Política Ambiental, Instrumento de Comando e Controle, Instrumento de Comunicação, Política Ambiental e Comércio Internacional, Política Ambiental no Brasil e Dificuldades enfrentadas para implementação de Políticas Ambientais no Brasil.

A política ambiental adotada pelos países pode afetar diretamente a economia, bem como a qualidade de vida da comunidade como um todo, mediante esta análise é de fundamental importância que todos tenham conhecimento sobre esta Política, e assim poder agir em tempo hábil para cooperar positivamente com este sistema.

1 MEIO AMBIENTE

Para Barbieri (2007, p.5), meio ambiente “é tudo que envolve ou cerca os seres vivos”. É notório que atualmente seja alvo de discussões mundiais, vem permeando o planejamento governamental e pautando a agenda de elaboração de políticas públicas em vários países, no Brasil contribui para o resultado de análise essencial do poder público, e instigado cada vez mais pelas diversas camadas da sociedade, sendo objeto deste trabalho as organizações empresariais.

1.1 Gestão Ambiental

Ressalta Dias Freire (2006, p.28) que a gestão ambiental “é um conjunto de medidas e procedimentos que permite identificar problemas ambientais gerados pelas atividades da instituição, como a poluição e o desperdício”, corrigido ou modificando, aquilo que serve de norma ou diretrizes, incorporando novas praticas capazes de reduzir ou eliminar danos ao meio ambiente”.

Barbiere (2007, p.25) explica que o objetivo da Gestão Ambiental é a obtenção de efeitos positivos sobre o meio ambiente, através da redução, eliminação ou evitando danos causados pelas ações humanas. Braga (2010, p.15) afirma que a necessidade da gestão ambiental tem se intensificado nos últimos anos, devido a preocupação ao meio ambiente ter deixado o campo periférico na administração das entidades, para assumir um posicionamento estratégico.

Complementa Dias (2010, p.52) nos últimos anos a gestão ambiental tem adquirido cada vez mais uma posição destacada em termo de competitividade, a vista disso, aos poucos vem se mostrando seus benefícios ao processo produtivo de forma abrangente e alguns fatores em particular que são eficazes: Custo menor e uma vida útil maior, melhoria na capacidade de inovação da empresa.

1.1.2 Educação Ambiental

Barbiere (2007, p.88) enfatiza que a educação ambiental deve encorajar as pessoas a serem adeptas de soluções que produzam mudanças em suas próprias condutas, modificando, seus hábitos de consumo e não somente de denuncias, embora estas devam ser as primeiras atitudes diante dos desmandos socioambientais. Esclarece Dias Freire (2006, p.25) que a educação ambiental é percebida como um processo contínuo no qual os envolvidos absorvem consciência do seu meio ambiente e o resultado deste processo é obtenção de conhecimentos, valores habilidades, experiências e determinação que os tornem aptos a agir e resolver problemas ambientais, presente e futuro.

Ressalta Dias, Freire (2006, p.26):

[...] tem como finalidade promover a compreensão da existência e da importância da interdependência econômica, política, social e ecológica da sociedade; proporcionar a todas as pessoas a possibilidade de adquirir conhecimento, o sentido dos valores, o interesse ativo e as atitudes necessárias, para proteger e melhorar a qualidade ambiental; induzir novas formas de conduta nos indivíduos, nos grupos sociais e na sociedade em seu conjunto, tornando-a apta agir em busca de alternativas de soluções pra os seus problemas ambientais, como forma de elevação da sua qualidade de vida.

1.1.3 Conscientização Ambiental

Conforme Reis (2002, p.59):

Cada colaborador, através do papel/atividade que desempenha pode causar um impacto ao meio ambiente. Conscientizá-lo da importância e dos impactos que podem ser causados ao meio ambiente e a forma como minimizá-los é uma das funções do treinamento, entre outras.

Programas de economia de consumo e conscientização podem melhorar a imagem da empresa diante da sociedade e consumidores, como enfatiza Barbieri (2007, p.116) “outra fonte de pressão sobre as empresas advém do aumento da consciência da população em geral e, principalmente dos consumidores que procuram cada vez mais utilizar produtos ambientalmente saudáveis”.

As questões referentes à educação ambiental estão cada vez presentes na sociedade. Visto que somos responsáveis pelo meio ambiente, a educação para a preservação é relevante deste modo é necessário, que haja consciência de sua responsabilidade.

A implantação de um sistema de gestão ambiental é uma forma de aplicar a conscientização, pois os colaboradores são treinados e informados sobre a importância da sustentabilidade e assim seus fornecedores também se sentem atraídos por produtos que respeitem o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com