TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente E Conscientização

Trabalho Universitário: Meio Ambiente E Conscientização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  4.109 Palavras (17 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 17

Fala-se tanto da necessidade

de deixar um planeta melhor para os nossos filhos e,

esquece-se da urgência de deixarmos filhos

melhores para o nosso planeta.

Anônimo

AGRADECIMENTOS

Eu tenho muito que agradecer, a começar pelo fato de estar vivo, e de poder compartilhar este trabalho com outros seres, iguais a mim, que gostam de se apoderarem dos conhecimentos herdados de nossos antepassados.

Eles são meus heróis e merecem meus agradecimentos, todos eles, aos seres humanos que viveram antes de mim, o meu muito obrigado!

Aos professores que passaram por minha vida, que foram muitos, quero agradecer especialmente a primeira, Profª. Terezinha, com a qual descobri o prazer de transformar as letras em sons. As Professoras Margarida, Marlene e a excelente professora Sônia Azevedo, também as competentes professoras regentes do meu estágio, Valdilene e Eli Vaneide. Sem vocês seria impossível, obrigada!

Também ao Professor Fernando Zanluchi, que ensinou apenas um semestre, mas marcou pelo entusiasmo e carisma. A professora Mariângela Lunardelli, outra personalidade forte e altamente capacitada que nos fez falta no último semestre.

As tutoras eletrônicas Andrêia Garcia, do primeiro semestre e Ivana Maria do último, maravilhosas, indispensáveis. Obrigado, valeu muito suas ajudas!

Na sala, no convívio de cada dia, Tarija, nossa eterna colega, nossa tutora, aquela que esteve presente durante todo o curso possui minha admiração e meu carinho.

Quero muito agradecer também a todos os colegas de turma, especialmente a Jânia, Juci, Lúcia, Monique, Thay, Isabel, Nádia, Irlande, Benilde, Geronice e Catarina. Foi bom conviver com vocês, Muito obrigado!

SUMÁRIO

1) CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Com o intuito de satisfazer necessidades e anseios, o ser humano tem aumentado, cada vez mais, sua capacidade de intervenção na natureza e no meio em que vive, resultando, em diversas instâncias e situações, conflitos quanto ao uso racional e sustentável do espaço e dos recursos existentes.

Frente a isso, a Educação Ambiental torna-se uma significativa aliada na conscientização humana no que se refere à corresponsabilidade, assim como participação e equidade na maneira de ver o mundo. Além disso, ela demonstra a necessidade do trabalho que se vincula aos princípios da dignidade, sobretudo nas inter-relações e interdependência dos mais variados elementos da natureza, onde a postura dos indivíduos liga-se à constituição e à manutenção da vida de toda a sociedade.

É significativo frisar a relevância das questões ambientais, sendo que estas têm aumentado gradativamente nos últimos anos, buscando substituir a desinformação, ou mesmo que se deixe de subestimar os impactos negativos que o desenvolvimento tecnológico não controlado pode produzir na qualidade de vida das pessoas.

Desta forma, questiona-se: Quais as contribuições da instituição escolar na formação da consciência ambiental entre crianças?

É necessário que os indivíduos, desde cedo, tomem consciência de seu papel, à medida que se tornem engajados em ações em prol da preservação ambiental, criando o desenvolvimento sustentado, que se trata do modelo de desenvolvimento que considera, além dos fatores econômicos, os aspectos sociais e ecológicos. As ações devem avaliar os recursos disponíveis, as condições ambientais e as consequências que a interferência humana resultará no local a curto, médio e longo prazos.

Embasado no contexto contemporâneo, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as estratégias de ensino-aprendizagem em Educação Ambiental nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Quanto aos específicos, destacam-se: conceituar Educação Ambiental; abordar a relevância do envolvimento escolar nas questões ambientais; analisar a legislação pertinente e identificar estratégias a serem utilizadas para a Educação Ambiental nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Apoiando-se nestes levantamentos, pretendeu-se abordar a questão do meio ambiente, sua preservação e a utilização do tema Educação Ambiental no processo ensino-aprendizagem das séries iniciais do Ensino Fundamental, somado ao aparato legal para efetivação do fato.

2) DO MEIO AMBIENTE

O meio ambiente comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes:

Completo conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, mesmo com uma massiva intervenção humana e de outras espécies do planeta, incluindo toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites.

Recursos naturais e fenômenos físicos universais que não possuem um limite claro, como ar, água, e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica e magnetismo, que não são originados por atividades humanas.

Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972, definiu-se o meio ambiente da seguinte forma: "O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.”.

A Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) brasileira, estabelecida pela Lei 6938 de 1981, define meio ambiente como "o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com