TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado de ações

Seminário: Mercado de ações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2014  •  Seminário  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 5

Mercado de Renda Variável

O título de renda variável são caracterizados por terem sua remuneração dependente de eventos futuros, como o desempenho de uma empresa; por exemplo é dado pelas ações, mas podem também ser citados os derivativos e as debêntures com participações nos lucros.

Em termos de produtos de renda variável, são focalizados as ações e os derivativos, com destaque para aqueles negociados na âmbito da bolsa de valores de São Paulo, que tem as ações ( ou índices de ações) como ativo-objeto, a exemplo das opções sobre ações e dos contratos futuros de ações.

Títulos Negociados em Bolsa:

A legislação atual autoriza as bolsa de valores a negociarem títulos e valores mobiliários de emissão ou co-responsabilidade de Cias abertas, registradas na CVM, assim como ações de cias abertas, contrato futuro de ações, debêntures(conversíveis ou simples) e commercial papers registrados para colocação pública. Direitos e índices referentes às ações negociadas, além de recibos de depósitos de ações, quotas de fundos ou de club de investimentos, também são negociados na Bolsa mediante autorização do conselho de administração ou por solicitação da bolsa a CVM.

Também podem ser negociadas opções não padronizadas (wrrant), emitidas de acordo com as Instrução CVM nº 223 e 328.

Além disso também são negociados na Bovespa, os BDR’s (Brasilian Depository Receipts), que são certificados representativos de valores mobiliários de emissão de cias com sede no exterior, emitidos por instituição depositária no Brasil.

As bolsa de valores podem desempenhar um importante papel social, beneficiando todos os agentes econômicos e a sociedade, pois ajudam as empresas a levantar capital para aplica-lo em projetos de investimento, e permitirem que pequenos investidores sejam acionistas de grandes empresas, participando, portanto, desse projeto de investimento e tornando mais equitativa a distribuição de renda de uma sociedade.

As empresas que pretendem ter sua ação negociada (listada) em bolsa de valores ou no mercado de balcão precisam ser registradas na CVM e cumprir as exigências necessárias.

Quando uma empresa lista suas ações na bolsa pela primeira vez, tornando-se uma empresa aberta (ou pública), denomina-se abertura de capital, do inglês Initial public offering (IPO), que em tradução livre significa inicial de ações.

O processo de lançamento de ações pela primeira vez ou não envolve a empresa emitente e uma instituição financeira intermediadora ( sociedade corretora, sociedade distribuidora, banco de investimento ou banco múltiplo), denominada underwriter, (subscritor), que é coordenadora da operação, subscrevendo as ações para coloca-las no mercado.

O mercado de ações pode ser classificado em primário e secundário. Diz-se que o mercado é primário quando as ações são lançadas pela primeira vez, e o dinheiro arrecadado liquido de custos vai para a empresa emitente. Diz-se que o mercado é secundário quando essas ações mudam de mãos; quando negociadas pelo seus proprietários para outro acionistas, os valores envolvidos apenas trocam de mãos, de um acionista para outro, sem financiar projetos de investimento.

É o mercado secundário que da liquidez ao primário.

O subscritor ( underwriter) principal pode fazer um consórcio (pool) com outros intermediários financeiros para ajudar na colocação das ações. Estas são as principais formas de subscrições.

Do tipo firme;

Do tipo residual (standy-by) e

Do tipo, melhor esforço.

Na subscrição do tipo FIRME, o subscritor garante a colocação de todas as ações, ficando com aquelas que não conseguir vender. Na subscrição do tipo RESIDUAL, o subscritor se compromete a tentar colocar as ações por certo tempo. Passado esse período, poderá ocorrer a devolução da parcela das ações que não foi vendida, ou a compra do saldo pelo subscritor. Na subscrição do tipo MELHOR ESFORÇO, o subscritor se compromete apenas a fazer o melhor esforço para colocar as ações, mas, se não conseguir, não é obrigado a compra-las.

Mecanismo de Mercado Secundário:

Mega Bolsa – e o sistema de negociação da bolsa de valores que processa eletronicamente as ordens de compra e venda.

After Market – o pregão eletrônico continua a funcionar depois do encerramento do dia, com certas limitações.

Home broker – e o sistema que permite ao investidor enviar ordens de compra e de venda diretamente do seu computador via internet.

Circuit breaker – é um mecanismo de proteção cujo objetivo é evitar pânico e fazer que os operadores reflitam sobre as ordens que estão enviando.

Este circuito é acionado quando o Ibovespa atinge um limite de variação de 10% negativos em relação ao fechamento do dia anterior, interrompendo todas as negociações por trinta minutos.

Índices de Desempenho

O desempenho médio das ações listadas em uma bolsa costuma ser medidos por um índice de valorização das ações.

O Ibovepa é o mais antigo desde 4-6-68 calculado pela Bovespa, sem alterações de metodologia, no entanto há outros índices no Brasil

O Ibovespa é um índice que busca medir o desempenho do mercado brasileiro, sua formula é :

Ibovespa=∑_(i=1)^n▒〖P_(i,t)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com