TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mesopotâmia

Resenha: Mesopotâmia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Resenha  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

Mesopotâmia

Entre os rios Tigre e Eufrates, que nascem nas montanhas da Armênia e desembocam no Golfo Pérsico (formando o Chat al-Arab), surgiu uma das mais grandiosas civilizações da Antiguidade oriental: a Mesopotâmia, cujo território praticamente coincide com o do atual Iraque. Apesar de incorporar povos diversos e, também por isso, formas de organização política muito diferentes, toda região ficou assim chamada a partir das descrições de Heródoto, um grego que viajou por aquelas terras no século 5 a.C.. Mesopotâmia significa, em grego, terra "entre rios" (meso + potamos).

Por volta de 6500 a.C. iniciou-se a ocupação dos vales dos rios Tigre e Eufrates. As primeiras aldeias se formaram ao norte (Alta Mesopotâmia), já que ali a agricultura era mais fácil, pois não sofria com as inundações, muitas vezes violentas, dos dois rios. A parte do sul do território (Baixa Mesopotâmia) só foi povoada quando as técnicas de irrigação já tinham sido desenvolvidas pelos povos que ali habitavam, como os sumérios, os acádios e os caldeus.

Ao mesmo tempo que as obras de irrigação eram construídas para controlar a força das águas dos rios, cidades foram sendo criadas. Os primeiros centros urbanos de que se tem notícia na História se encontram na Baixa Mesopotâmia: Lagash, Ur, Eridu e Uruk surgiram por volta do 4º milênio a.C., fundadas pelos sumérios.

Atribui-se, também, aos sumérios a criação da escrita cuneiforme, uma das mais antigas formas de escrita que se conhece. A utilização da escrita demonstra a complexidade que a sociedade mesopotâmica estava atingindo. O comércio e a contabilidade de bens foram os primeiros registros que a escrita cuneiforme anotou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com