TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Científica

Por:   •  8/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

     INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

     DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

     CURSO: JORNALISMO

     DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA

     PROFESSOR: Erisvaldo Pereira dos Santos

       

  1. Apresente três argumentos que respondam a seguinte questão: O que significa afirmar que o conhecimento científico é historicamente construído, no contexto de desenvolvimento da razão Ocidental?

Há muita confusão sobre o que seja um conhecimento científico. Em geral, é dito como algo verdadeiro e que não pode ser mudado, pois está fundamentado em teorias e já foi comprovado por meio de métodos e técnicas, porém o conhecimento científico é algo planejado, com objetivos a serem alcançados, baseado em inúmeros fatores. Por isso não é algo pronto e acabado, podem acontecer mudanças, aprimoramentos e até mesmo ser deixado de lado. Diante disso percebe-se que é algo provisório e diretamente vinculado as condições históricas e materiais da sociedade. O conhecimento científico vem sendo construído desde o Ocidente como uma perceptiva sistemática da realidade. Ela tem origem no desenvolvimento do trabalho e da linguagem em buscar respostas e soluções para os problemas da vida, com a finalidade de garantir a sobrevivência. Como exemplo, temos as pirâmides do Egito, no qual foram utilizados vários conhecimentos matemáticos, assim percebe-se que todos os povos antigos produziram algum conhecimento científico. Isso mostra que a ciência tem uma finalidade prática. Dentre os acontecimentos que contribuíram para o nascimento do conhecimento cientifico encontra-se a decadência do Feudalismo, o fim das Cruzadas, o desenvolvimento das atividades comerciais, o surgimento de vilas e cidades, a invenção da imprensa etc. Ocorreram muitas mudanças profundas nos modos de viver, pensar e agir no mundo ocidental, daí ocorreram invenções, como a do telescópio, da bússola e do astrolábio.

  1. Apresente um esquema básico sobre a relação entre o desenvolvimento da ciência e o papel da matemática, relacionando experiência e teoria como uma maneira de olhar o mundo e transformar a realidade.

Podemos afirmar que o conhecimento científico é o produto da ciência moderna. Nesse período aconteceram movimentos como Renascimento e a Reforma Protestante. A visão de mundo sacralizada, dominada pelos ensinamentos bíblicos e as doutrinas da Igreja Católica, em que o universo era uma criação de Deus e a terra era o centro (geocentrismo) foi substituída pelo eliocentrismo em que a terra gira em torno do sistema solar, significando assim uma heresia. Assim os fenômenos naturais passam a ser explicados em termos matemáticos. No contexto das explicações matemáticas do mundo da ciência, alguns filósofos contribuíram para o nascimento da ciência moderna mudando a mentalidade das pessoas. Esses são: Giordano Bruno, Francis Bacon, Galileu Galilei, René Descartes e Isaac Newton.

  1. A partir da perspectiva de método científico ensinada por Descartes, explicite a relação entre esse e os ensinamentos de Bachelard e Dilthey, através de um esquema compreensivo.

No processo de apreensão objetiva da realidade, eles identificam algumas capacidades que são importantes. A primeira capacidade é a de comparação que permite identificar níveis de diferença, algo igual ou desigual. Juntamente com a comparação existe a separação, que permite separar aquilo que é próprio da realidade daquilo que não pertence à essa realidade. Nesse processo de apreensão do dado da realidade, a relação comparece como aquela capacidade que possibilita a ligação entre as muitas coisas separadas. O dado da realidade que é comparado, separado, relacionado e ligado é justamente para evidenciar aquilo que está no meio e que nem sempre é considerado, pois ficamos entretidos nos lugares de saída e de chegada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com