TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia de pesquisa

Por:   •  23/6/2015  •  Seminário  •  2.643 Palavras (11 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

A IMPORTANCIAAS DA INFORMACÃO NA ADOLESCENCIA

WANIA NUNES DE OLIVEIRA

CABO FRIO / 2014

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO ......................................................................................................3

2 – OBJETIVOS...........................................................................................................4

3– JUSTIFICATIVA ......................................................................................................

4 – ...................................................................................................... 5

5 – MARCO TEÓRICO ............................................................................................ 7

6– METODOLOGIA DE PESQUISA...........................................................................

7– CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO ..........................................................................

8-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................15

1 INTRODUÇÃO

O Projeto de Intervenção será desenvolvido no CRAS (Centro de Referencia da Assistência Social) do Mutirão, localizado na Rua: Orário Vieira S/N, Bairro: Mutirão, no Município: Araruama, sobre a supervisão e a orientação da Assistente Social, Mônica S.M.Barbosa, CRESS 20/82. O presente projeto é uma ação interventiva referente ao Estágio Curricular Obrigatório II, do Curso Serviço Social; dentro do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) com o tema: A Necessidade da Informação aos Adolescentes para seu Desenvolvimento.

O estágio no CRAS possibilitou conhecer o real papel do profissional dentro da instituição, e suas demandas e abrangência. O projeto tem como foco promover a orientação aos adolescentes acompanhados pelo CRAS e comunidade de ambos os sexos, o orientando sobre a gravidez na adolescência e o uso de drogas, pois a gravidez na adolescência e o uso de substâncias tem sido um grave problema que atinge grande parcela da população brasileira e, está relacionado à falta de orientação. Através da informação, podemos criar estratégias de evitar que esses atos sejam cometidos com tanta frequência, e de alguma forma, ajudar e prevenir esses futuros jovens.

O CRAS atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) dada sua realidade nos territórios ele é o responsável pela organização e ofertas de serviços da proteção social básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Além de ofertar serviços e ações de proteção básica. O CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos envolvidos. De acordo com a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) os serviços sócioassistênciais são atividades continuadas que objetivam a melhoria da qualidade de vida da população com ações focadas no atendimento das necessidades básicas.

2 OBJETIVO CENTRAL:

• Trazer informação e esclarecer os adolescentes para os danos causados no consumo de drogas, e os desafios que o adolescente enfrenta com a gravidez indesejada na adolescência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Promover nos adolescentes um comportamento responsável no que se refere à prevenção do consumo de drogas e outras tóxicas dependências e da gravidez indesejada na adolescência .

• Efetivar a troca de experiência, abrir espaços de debates e discussão sobre os desafios que os adolescentes enfrentam, estimulando o interesse a formação e elevar a autoestima.

• JUSTIFICATIVA

Como estagiária, foi possível obter o conhecimento da atual realidade vivenciada por esta comunidade, em contato direto com a unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), onde foi observada a importância de elaborar um projeto que visasse à prevenção do uso das drogas e a gravidez indesejada na adolescência. Falar de orientação é a melhor forma de prevenir acontecimentos que podem causar transtornos na vida destes adolescentes, a suas famílias e da própria comunidade, através do mesmo procurar compreender o convívio familiar e em sociedade destes adolescentes, estimulando-os a conscientização.

Nesse sentido tem a perspectiva de promover orientação dos adolescentes que ainda não romperam o vínculo, orientando-os a fugirem das drogas, que por muitas, vezes são feito não com o intuito de obter prazer, mas sim para amenizar o sofrimento resultante da falta de recursos vivida por famílias em condições precárias, famílias com problemas de saúde, dificuldade ao aceso de informação e outras restrições, falta de perspectiva profissional, falta de relacionamento decorrente, da situação social, sentindo-se discriminados. Diante dessa realidade, os adolescentes na ilusão de saírem da vida regrada engravidam ainda sem ter o necessário amadurecimento, para enfrentar os desafios que a vida proporciona na maternidade.

O projeto pretende desenvolver e possibilitar aos adolescentes o acesso à informação, e orientação promovendo o seu desenvolvimento pessoal e comunitário por meio de ações de capacitação teórica, por meio de palestras, dinâmicas, ministradas por profissionais capacitados, favorecendo momentos de descontração, de interação, socialização, momentos expressivos realizados de forma prazerosa, respeitando a individualidade de cada um.

MARCO TEÓRICO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com