TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minimização De Resíduos - Farinha De Mandioca

Trabalho Escolar: Minimização De Resíduos - Farinha De Mandioca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

A primeira forma de reduzir os resíduos de uma farinheira é com a qualidade da mandioca, quanto melhor for a mandioca menos resíduo terá. Como a maior parte da mandioca consumida no Brasil é usada pra fazer farinha e amido, isso impõe que a qualidade da matéria prima é fundamental na redução dos resíduos pós processada.

Nas fábricas de farinha de mandioca, o lavador de mandioca é um fator importante no que diz respeito a resíduos: quanto maior o lavador, maior o consumo de água. Porem diminuindo o lavador o consumo de água será menor; essa água também pode ser reaproveitada para novas lavagens de mandioca, tornando-se assim um ciclo em que não se perde água.

Hoje em dia, a tecnologia é uma grande aliada na redução dos resíduos, o processo de prensagem, para retirada da água e do excesso de ácido cianídrico da mandioca, é que produz mais resíduos neste setor.

As farinheiras mais modernas deixaram de usar a prensa hidráulica, que é operada por dois funcionários, o mais comum entre elas agora é o uso do filtro prensa que é uma tecnologia alemã usada para tratamento de esgoto na Alemanha. Esse filtro prensa, consome menos água e também evita o desperdício do amido pela água descartada pela prensa.

Uma outra forma de redução de resíduos consiste em um novo tratamento para reduzir os teores de glicosídeos cianogênicos para assim produzir uma farinha de menor qualidade ou até mesmo em outros produtos. O tratamento consiste em lavar os resíduos em água corrente selecionar e sanitisar e posteriormente centrifugar, triturar e fazer uma prensa seca a 90ºC todas essas etapas foram eficientes para obtenção de uma farinha com baixa porcentagem de microrganismos, lipídeos e proteínas mantendo elevada a porcentagem de carboidratos. A trituração e a prensagem foram eficientes na redução do cianeto, tornando possível que esses resíduos sejam utilizados em produtos alimentícios.

Porem não foi apenas no aspecto de redução de resíduos que este setor tem avançado, alem disso vários estudos foram realizados para fazer um reaproveitamento dos resíduos na reformulação de produtos alimentares. Um dos principais resíduos conhecidos como carolo ou bagacinho que é um resíduo fibroso e de alto valor energético vem sendo utilizado na fabricação de um alimento em barra rico em carboidratos proteína e gordura alem de possuir fibras alimentares. Embora trate-se de um produto feito de resíduos quando submetido a um teste de avaliação sensorial de consumidores de alimentos em barra este obteve um índice de aceitação de 81%.

Para industria de farinha de mandioca isso é uma grande oportunidade .

Como a produção da farinha de mandioca e amido é crescente, a preocupação com o destino dos seus resíduos é um fator constante. Assim sendo uma inúmera serie de pesquisa é feita, não apenas para reduzir a emissão desses resíduos, mas também para reaproveita-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com