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Filosofia Mito e Realidade

Por:   •  26/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

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Pontifícia Universidade Católica - MG

Campus São Gabriel

Gabrieli Fonceca, Gabriel Santana, Isabela Santos, Isabella Camilla

Dinâmica 1

Mito e Realidade – Mircea Eliade

Belo Horizonte

2019

  1. O que Eliade se propõe como “objetivo” no capítulo primeiro (“A estrutura dos mitos”)?

R: Ele tem como objetivo ajudar a compreender o que é o mito, sua importância, estrutura e função, apartando-se do equívoco pensamento comum a respeito de seus conceitos. Conferindo-lhe significação e valor a existência, captando o sentido dessas formas de conduta, o que causa, e o porquê, reconhecendo-os como fenômenos humanos, culturais e sócio religiosos. Respondida por Gabriel

  1. Enumere as categorias ou elementos ressaltados no texto (justificando cada um).

R: 1) constitui a História dos atos dos Entes Sobrenaturais  Entes divinos, sobrenaturais, celestiais ou astrais que no passado deram origem/criaram algo não antes existente. 2) que essa História é considerada absolutamente verdadeira e sagrada  Pois seus protagonistas são entes sobrenaturais e as “histórias” sempre se referem à realidades que fundamentam o mundo. 3) que o mito se refere sempre a uma “criação”, contando como uma maneira de trabalhar foram estabelecidos; essa é a razão pela qual os mitos constituem os paradigmas de todos os atos humanos significativos  Assim como os deuses fizeram no início deve se reproduzir hoje afim de dar continuidade. 4) que conhecendo o mito, conhece-se a “origem” das coisas, chegando-se consequentemente, a dominá-las e manipulá-las à vontade; não se trata de um conhecimento “exterior”, “abstrato”, mas de um conhecimento que é “vivido” ritualmente, seja narrando cerimonialmente o mito, seja efetuando o ritual ao qual ele serve de justificação; - Realizando-se as mesmas práticas ritualísticas do princípio, torna a origem do mito conhecida e mantém “viva” sua função e objetivo, podendo usufruir de sua totalidade. 5) que de uma maneira ou de outra, “vive-se” o mito, no sentido de que se é impregnado pelo poder sagrado e exaltante dos eventos rememorados ou reatualizados.  O mito pode ser considerado “vivo” pois está embutido no meio real, como o mito da origem da morte, provado pela mortalidade do homem. Desse modo ele se mantém “vivo” sendo sujeitado apenas a atualizações. Respondida pelo grupo

  1. As “Histórias verdadeiras” e “Histórias falsas” são conhecidas nas sociedades em que ainda “o mito é vivo”. A seguir, desenvolva com exemplos o que ambas expressões designam.

R: As “histórias verdadeiras” são aquelas que abordam a respeito das origens do mundo, sendo seus personagens principais entes sobrenaturais, divinos, celestiais ou astrais, a exemplo de Jesus Cristo, filho enviado por Deus para salvar o mundo. Já as “histórias falsas” relatam conteúdo profano, explicando sobre certas peculiaridades anatômicas ou fisiológicas dos animais por exemplo, podemos citar a história do Curupira (o protetor das florestas) como “história falsa”. Respondida por Isabella Camilla

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