TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de gestão de resultados econômicos para serviços hospitalares

Relatório de pesquisa: Modelo de gestão de resultados econômicos para serviços hospitalares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.557 Palavras (11 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CST EM GESTÃO HOSPITALAR- 5ª SÉRIE

RELATÓRIO PARCIAL: PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS PARA HOSPITAL SÃO MIGUEL DE SANTA FÉ DO ARAGUAIA.

Dinalva Gomes da Da Silva – 352349

Maria de Fátima Santos de Lima – 352421

Maria Rosineide Queiroz de Sousa - 369972

ARAGUAÍNA

/2014.

Dinalva Gomes daSilva

Maria de Fátima Santos de Lima

Maria Rosineide Queiroz de Sousa

RELATÓRIO PARCIAL: PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS PARA HOSPITAL SÃO MIGUEL DE SANTA FÉ DO ARAGUAIA.

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Gestão Hospitalar da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a Atividade Avaliativa da Disciplina Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem II

Tutor:Valeria Cristina Silva Vieira

ARAGUAÍNA

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1.APRESENTAÇÃO 4

2.DIAGNÓSTICO 5

3.MEDICAMENTOS HOSPITALARES 6

4. MODELO DE GESTÃO DE MEDICAMENTOS E SERVIÇOS HOSPITALARES............................................................................................................9

5. GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS 9

6. DEFICIÊNCIAS........................................................................................................10

7.SUGESTÕES 10

CONCLUSÃO................................................................................................................12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................12

C

INTRODUÇÃO

Administrar significa aplicar uma técnica ou um método de gestão. Não se trata de aplicar, de maneira simplista, fórmulas mágicas, mas de usar um norte definidor de direções. Por isso, a proposta desta obra é discutir a gestão de materiais e de equipamentos hospitalares colocando esses temas em um contexto gerencial sistêmico, coerente e integrado dentro de um modelo que contempla a gestão por processos como um de seus elementos.

O processo de produção do setor da saúde é muito complexo e o hospital, uma das mais intrincadas unidades de trabalho; porquanto, ele constitui um centro de interação de várias disciplinas e profissões, incorporando tecnologias, gerando um modelo assistencial com uma variedade enorme de itens e graus de diversidade.

O sistema de materiais deve ser entendido como um subsistema do sistema de produção que funcionam como meio para que se alcancem os objetivos. Trata-se, portanto, de uma área que depende do processo de formulação de objetivos e metas da organização.

1. APRESENTAÇÃO

Este trabalho foi elaborado com base nas informações coletadas através de pesquisas e informações de funcionários e gestores do Hospital São Miguel, órgão publico (SUS), situado na pequena cidade de Santa Fé do Araguaia, Tocantins.

Através das informações as quais tivemos o acesso o local passa por uma grande mudança não só quanto à gestão, mas em todos os ambientes e situações na tentativa de diminuir perdas de materiais, deterioração de equipamentos que vinham acontecendo e também a pouca profissionalização de alguns colaboradores, também encontramos esforços de alguns para o melhoramento não só das condições materiais como do atendimento no sentido geral.

Este trabalho apresenta um modelo de gestão de resultado econômico para serviços hospitalares. As razões para a proposição e a implantação do modelo são, principalmente, o crescimento da demanda pelos serviços e a escassez de recursos por que passam os hospitais públicos brasileiros. Tais razões justificam os esforços em direção à busca constante da eficácia econômica, como forma de assegurar um atendimento de qualidade e a própria sobrevivência da instituição hospitalar.

2. DIAGNÓSTICO

No estabelecimento pesquisado encontramos uma fase de mudanças na tentativa de diminuir perdas de medicamentos e deterioração de alguns equipamentos, essas perdas se davam devido a forma errada de aquisição e armazenamentos de tais materiais, faltando não só interesse no cuidado desses produtos por parte de funcionários como também a pouca instrução que esses funcionários tinham para lidar de maneira correta com esses materiais, houve casos de perda de lotes inteiros de vacinas, quebra da máquina de mamografia entre outros problemas.

No Hospital São Miguel são oferecidos serviços e tratamentos, como acompanhamento pré-natal até determinado período de gravidez sendo então a gestante encaminhada ao Hospital Regional de Araguaína-TO para o parto, mamografias, preventivos, exames e diagnostico de uma série de doenças e o encaminhamento para o devido local de tratamento, Conta com os atendimentos especializados em patologia cervical e mamárias e planejamento familiar, para paci entes encaminhados por clínicos Gerais que necessitam de especialistas:

• Mastologia

• Urologia

• Ginecologia

• Encaminhamentos para Laqueadura e Vasectomia

Psicólogo e Assistente Social.

Neste centro médico encontramos diversos produtos e equipamentos, citamos aqui alguns medicamentos e equipamentos para maior conhecimento dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com