TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monitaramento e avaliação em serviço social

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.811 Palavras (12 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

 Pólo - Taguatinga

Curso - Bacharel em Serviço Social

[pic 2]

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

VULNERABILIDADE SOCIAL

Taguatinga/DF

 Setembro/ 2015

 INTRODUÇÃO

Para se elaborar um projeto social é necessário ter um planejamento e reconhecer os princípios de uma avaliação para que se desenvolva um projeto visando à melhoria social de acordo com o monitoramento da gestão social. Precisam-se estabelecer os indicadores que serão destinados para as atividades de diagnostico, monitoramento e avaliação de programas e projetos.

Lembrando sempre que os indicadores são importantes para todos os pesquisadores que pretendem planejar um determinado programa ou projeto, estabelecendo um planejamento público que formalizam as políticas sociais onde haverá a possibilidade de monitorar as condições de vida e bem estar da sociedade.

Conhecer também a importância dos indicadores para a gestão de municípios através do BrasilHoje que disponibiliza informações que facilitam o acesso a analise dessas informações possibilitando a produção de relatórios onde agregando diferentes indicadores e fazendo comparações entre municípios e outras localidades.

 

        

1 . Monitoramento e Avaliação das Políticas Públicas

Sabemos que no Brasil, a Constituição Federal de 1988 representou o marco legal para as importantes transformações no palco da Política de Assistência Social, compreendida como inovadora e moderna que constitui, como uma de suas primazias, o amparo dos direitos de cidadania. A partir da criação da atual Constituição manifestou-se a regulamentação do ECA e da LOAS e, atualmente, na aprovação da nova Política Nacional de Assistência Social – PNAS, que norteia a edificação do Sistema Único da Assistência Social – SUAS. 

Este sistema delibera os serviços socioassistenciais, assim como os três papéis da Política de Assistência Social:  Defesa Sócio assistencial: garantir aos usuários dos serviços acesso eficiência dos direitos socioassistenciais. Proteção Social: conjunto de ações, atenções, benefícios e auxílios, oferecidos pelo SUAS, para diminuição e prevenção do impacto das necessidades sociais e naturais dos usuários. Vigilância Social: Menciona sobre a produção, à sistematização de informações, a indicadores e apontadores territorializados das condições de vulnerabilidade e risco pessoal e social que incidem sobre famílias/pessoas.
Segundo prevê a Política Nacional de Assistência Social – PNAS de 2004, o SUAS indica os meios necessários à execução desta política, definindo também seus eixos estruturantes, entre estes eixos estão.

Seguindo as transformações do mundo moderno a sociedade sentia necessidades de mudar seus conceitos, quando o assunto e problemas sociais não mais ficando alheias as situações formando mobilizações visando um mundo melhor. Está evidente mudança esta ligada diretamente ligada ao setor de políticas de assistência Social, apesar de pequenas diante da demanda da sociedade que exige e necessita bem mais do que oferecido nos dias atuais.  Essa caminhada por melhores condições para a sociedade menos favorecida vem caminhando a passos lentos, depois da grande conquista da constituição de 1988 que priorizou os direitos de cidadania não tivemos maiores feitos para colocar em questão.                                    


2.
A informação, o Monitoramento e a Avaliação. 

Para o fortalecimento e garantia da efetivação do SUAS é necessária a organização e a implantação de um sistema de monitoramento e avaliação, que permita a avaliação de sua eficiência, eficácia e efetividade. Para que isso ocorra, a ação deve ser coletiva, clara, ter acompanhamento, informação, além da prática de estudos, pesquisas e diagnósticos, com a finalidade de auxiliar na gestão desta política. Com relação à avaliação podemos considerar que o conceito diz respeito à questão de julgar a importância de uma ação com relação a um referencial valorativo e aceito pelos indivíduos que avaliam. Desta forma, avaliar, não constitui apenas medir, mas, avaliar a partir de um referencial de valores.

A avaliação tem a função de ponderar criticamente o curso do serviço/projeto, seguindo seus objetivos, tendo como embasamento as informações produzidas pelo monitoramento.  Monitoramento esta relacionado à observação sistemática do desenvolvimento das atividades, da utilização dos recursos e da produção de resultados.

 O monitoramento deve produzir informações e elementos esperáveis para auxiliar a apreciação da causa de ocasionais desvios, assim como, das determinações de revisão do plano. O sistema de monitoramento e avaliação precisa apresentar informações substantivas para implicar nos fatores institucionais e legais possíveis de gerar ineficiência crônica na execução das políticas e dos programas sociais.  Não é possível ponderar a avaliação tão somente sob um ponto de vista de constatação de estatísticas, promulgando a ação na sua eficiência imediata, sem um compromisso propositado com a mudança e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, através dos programas e serviços públicos. 

Para que se possa obter a grandeza da efetividade é imprescindível que a avaliação obtenha três aspectos avaliados como fundamentais: o primeiro está relacionado ao cenário histórico-social; o segundo considera o papel social da própria avaliação e está relacionado ao primeiro; e, unido a ambos, o terceiro aspecto se refere a uma expectativa de conhecimento como ferramenta para melhoria na qualidade de vida. Uma avaliação de impacto abrange estes três itens, sem estes, a ciência da efetividade de programas ou projetos, estaria comprometida.

É necessário ter bem definido que informação, avaliação e monitoramento estão atrelados de forma a procurar a melhor compreensão e a mais apurada vigilância social continuada, abrangendo-a como importante papel da Política de Assistência Social. Dados devem ser adequados, simples e resumidos para que todos os implicados na ação, especialmente para que executores e favorecidos possam alcançar e utilizar para aperfeiçoamento ou rejeite de soluções.  A avaliação na área social deve estar atenta para conhecer os impactos. Isso exige, por conseguinte, situar o programa a conjuntura na qual ele se insere constatar o grau de força alcançado na instituição e na comunidade e observar para o grau de adesão ou de oposição dos sujeitos envolvidos, produzindo esta ou aquela dinâmica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (183.3 Kb)   docx (68.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com