TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monitoramento e Avaliação em Serviço Social

Por:   •  4/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.966 Palavras (8 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SERVIÇO SOCIAL - 8ª SEMESTRE

KARINA NUNES SAMPAIO - RA 353259

NADIEGE TORRES RIBEIRO- RA 357606

SELMA MOURA RIBEIRO – RA 381492

Monitoramento e Avaliação em Serviço Social

        

AQUIDAUANA/MS

SETEMBRO-2015

1 DADOS DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE

 

Nome da Instituição: Prefeitura Municipal de Aquidauana/ Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)

CNPJ: 03.452.299/0001-03

Endereço: Rua Duque de Caxias, s/nº - Bairro Alto.

Cidade: Aquidauana- MS CEP: 7200-000

Telefone: (67) 3241-3704

e-mail: gerencia.saude@hotmail.com

Representante Legal: Anderson Meirelles - Secretario de Saúde

  1. BREVE HSITÓRICO DA INSTITUIÇÃO

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), criado pelo Ministério da Saúde, através da Portaria GM nº. 154, de 24 de Janeiro de 2008, reformulado em 04 de março do mesmo ano, tem como objetivo, apoiar a consolidação da Atenção Básica da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e assim, ampliar a abrangência das ações e sua resolutividade na rede de serviços.

A Estratégia de Saúde da Família, inciativa do Ministério da Saúde, criada em 1994 (BRASIL, 2011) reorienta o modelo assistencial atuando na promoção, prevenção e recuperação da saúde, atuando com equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde.

A ESF caracteriza-se como a porta de entrada do sistema regionalidade de saúde.

De acordo com a Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011 (PORTAL SAÚDE, 2014), os NASF configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes da ESF e com o Programa Academia da Saúde (PAS), para população específica.
               Atualmente, de acordo com a Portaria 3.124/2012 (BRASIL, 2012), existem três modalidades de NASF:

II - Cada NASF 1 deverá estar vinculado a no mínimo 5 (cinco) e a no máximo 9 (nove) Equipes Saúde da Família e/ou equipes de Atenção Básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais); [...] IV - Cada NASF 2 deverá estar vinculado a no mínimo 3 (três) e a no máximo, 4 (quatro) Equipes Saúde da Família e/ou Equipes de Atenção Básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais); [...] VI - Cada NASF 3 deverá estar vinculado a no mínimo 1 (uma) e a no máximo 2 (duas) Equipes Saúde da Família e/ou Equipes de Atenção Básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais), agregando-se de modo específico ao processo de trabalho das mesmas, configurando-se como uma equipe ampliada.

Os profissionais possíveis do NASF, de acordo com a Portaria 154/2008, são farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, professor Educação física, psicólogo, terapeuta ocupacional, médicos (ginecologista/Obstetra, acupunturista, homeopata, pediatra, psiquiatra). A partir da Portaria 3.124/2012 foram acrescentado médico geriatra, médico internista (clinica médica), médico do trabalho, médico veterinário, profissional com formação em arte e educação (arte educador) e profissional de saúde sanitarista (PORTAL SAÚDE, 2013).

A definição da composição do NASF é de responsabilidade dos gestores municipais, seguindo os critérios de prioridade identificados a partir das necessidades locais. O município de Aquidauana está credenciado pelo Ministério da Saúde, através da Portaria 2447/2009 (BRASIL, 2009), para receber o incentivo financeiro ao NASF, na modalidade 1, identificado pelo código de acesso nº. 5001102.

De acordo com o art. 1º da Portaria nº 548, de 04 de abril de 2013 (BRASIL, 2013b) os valores de incentivos financeiros para custeio dos NASF, são definidos, segundo os critérios da Portaria nº 3.124/GM/MS, de 28 de dezembro de 2012. Para cada NASF Modalidade 1 serão transferidos, mensalmente, R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

Atualmente, o NASF de Aquidauana, está dividido em oito áreas estratégicas: atividade física/praticas corporais; práticas integrativas e complementares; reabilitação; alimentação e nutrição; saúde mental; serviço social; saúde da criança/adolescente/adulto jovem; saúde da mulher e assistência farmacêutica.

O NASF de Aquidauana/MS, vinculado a ESF, através de ação integrada permite atendimento compartilhado entre os profissionais tanto da ESF como dos profissionais do NASF nas visitas domiciliares, ampliando e qualificando as intervenções e promovendo saúde.
            Considerando a Portaria 2488/2011 (BRASIL):

As equipes deverão realizar suas atividades, de forma itinerante desenvolvendo ações na rua, em instalações específicas, na unidade móvel e também nas instalações de Unidades Básicas de Saúde do território onde está atuando, sempre articuladas e desenvolvendo ações em parceria com as demais equipes de atenção básica do território (UBS e NASF), e dos Centros de Atenção Psicossocial, da Rede de Urgência e dos serviços e instituições componentes do Sistema Único de Assistência Social entre outras instituições públicas e da sociedade civil.

Sendo o NASF uma equipe itinerante de apoio sob a responsabilidade da atenção básica do ESF. Desenvolve ações de escuta e acolhida dos usuários. Cria espaços grupais que possibilita a troca de experiências para desenvolver ações integradas com os profissionais de saúde. Produz conhecimento sobre a população atendida e a especificidade do Serviço Social. Incentiva a participação dos usuários nos fóruns de discussão dos Conselhos de saúde locais, de Assistência Social, do idoso e demais conselhos de direitos.

A equipe de profissionais do NASF de Aquidauana/MS é composta de:

- 01 Coordenadora

- 01 psicóloga;

- 02 fisioterapeutas;

- 01 nutricionista;

- 03 educadores físicos e

- 01 Assistentes Sociais

A instituição ocupa 04 salas disponibilizadas entro do ESF, sendo um reservada para atendimento individual e estudo de caso por equipe multiprofissional. Conta com computados ligados em rede, mesas para os profissionais e cadeiras para abrigar até 150 usuários, se necessário para apresentação de projetos e programas em grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (154.3 Kb)   docx (72.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com