TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monitoramento e Avaliação no Serviço Social

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.745 Palavras (15 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 15

CURSO: Serviço Social 8º Semestre

DISCIPLINA: Monitoramento e Avaliação em Serviço Social

Acadêmicos:

Andréia Alves da Silva RA: 366557

Cleiton Ferro de Souza RA: 379124

Daniel Henrique Leite Macedo RA: 379125

Líllian Gironde Carneiro RA: 349887

Rosita das Graças Teixeira RA: 368899

AVALIAÇÃO e MONITORAMENTO de POLÍTICAS SOCIAIS

Tutora EAD: Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Tutora Presencial: Sandra da Silva

Campo Grande, Setembro de 2015

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é a produção de um projeto social exemplificando e explicando suas fases de planejamento, execução, avaliação e monitoramento.

Depois de realizarmos algumas leituras faremos um breve resumo sobre a temática do Monitoramento e da Avaliação das políticas públicas, e dentro deste contexto discutir e identificar as metodologias utilizadas para o monitoramento e avaliação destas políticas.

Será realizada uma pesquisa sobre as técnicas de avaliação da eficiência, eficácia e efetividade utilizadas como critérios para avaliação de projetos sociais e neste contexto destacaremos os principais indicadores de eficiência, eficácia e resultados do Programa Nacional de Gestão Pública.

Será realizada uma pesquisa sobre o significado do Sofware Brasil hoje, e a sua utilidade para facilitar a análise dos indicadores sociais educacionais, sabe-se que este software é de suma importância para o andamento dos projetos sociais e tem por objetivo melhorar o acesso e a análise de informações das pesquisas voltadas para a melhora social.

Colocamos uma lista contendo alguns indicadores sociais utilizados na avaliação das políticas públicas, pois os mesmos têm sido utilizados para avaliar as ações e o desempenho dos projetos ou programas de governo, principalmente nas políticas sociais.  

Para finalizar vamos explicar a diferença entre os métodos de pesquisa Quantitativos e Qualitativos.

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NAS POLÍTICAS SOCIAIS

Conforme o texto que analisamos, Martins descreve que o mundo “civilizado” está em constante transformação e, nele, a sociedade se revê, suas práticas se modificam, assim como as legislações, as convenções e os tratados, desde situações mais específicas até situações mais globais.

Relata ainda que no Brasil, o marco legal para as grandes mudanças no campo da Política de Assistência Social foi a Constituição Federal de 1988, considerada inovadora, moderna que estabelece, como uma de suas prioridades, a defesa dos direitos de cidadania. Expressões desse reconhecimento se manifestaram na regulamentação do ECA e da LOAS e, recentemente, na aprovação da nova Política Nacional de Assistência Social – PNAS, que orienta a construção do Sistema Único da Assistência Social – SUAS. 

No presente contexto para que se fortaleça e garanta a implantação do SUAS faz-se imprescindível a construção e a implantação de um sistema de monitoramento e avaliação, que permita a mensuração de sua eficiência, eficácia e efetividade. Para isso, o processo deve ser coletivo, transparente, ter acompanhamento, ter ciência, além da realização de estudos, pesquisas e diagnósticos, a fim de contribuir para a gestão desta política.

Refere-se ainda que no sentido de avaliação é necessário julgar a importância de uma ação em relação a um determinado referencial valorativo e aceito como tal pelos sujeitos que avaliam. Deste modo, então, não significa apenas medir, mas julgar a partir de um referencial de valores A avaliação tem o papel de analisar criticamente o andamento do serviço/projeto, segundo seus objetivos, tendo por base as informações produzidas pelo monitoramento. 

O Monitoramento consiste no acompanhamento contínuo, cotidiano, por parte de gestores e gerentes, do desenvolvimento dos serviços, programas e benefícios em relação ao cumprimento de objetivos e metas. É uma função inerente à gestão, devendo ser capaz de prover informações que permitam a adoção de medidas corretivas para melhorar a qualidade, eficiência e eficácia dos serviços programas e benefícios.

O processo de monitoramento envolve a coleta de informação sobre insumos, produtos, atividades e circunstâncias que são críticas e relevantes para a efetiva implementação do programa ou projeto. Por meio dessa informação, o monitoramento analisa e verifica, num processo contínuo, se os recursos e as atividades estão sendo implementados segundo o programado e se as metas sobre os resultados estão sendo alcançadas ou não, indicando, ao mesmo tempo, as razões de sucesso e insucesso.

O monitoramento nos projetos sociais é uma coleta sistemática e uma análise da informação de como um projeto progride. É criado para melhorar a eficiência e a eficácia de um projeto ou organização. É baseado em metas e atividades dirigidas durante as fases de planejamento do trabalho. Auxilia a manter o trabalho em sua linha geral e possibilita ao gerenciamento identificar quando as coisas não estão andando corretamente. Se utilizado corretamente, torna-se uma ferramenta inestimável para um bom gerenciamento e fornece uma base de avaliação muito útil. Habilita saber se os recursos estão sendo bem utilizados e se serão suficientes para o que está sendo feito; verificar se sua capacidade de trabalho é suficiente e apropriada; e se está realizado aquilo que planejou fazer.

A Avaliação costuma ser realizada por meio de estudos específicos que procuram analisar aspectos como relevância, eficiência, efetividade, resultados, impactos ou a sustentabilidade de programas e políticas, segundo aquilo que foi definido em seus objetivos. Seu objetivo é melhorar as atividades em andamento e dar subsídios para o planejamento, a programação e a tomada de decisões futuras. De um modo geral, as avaliações são executadas por instituições externas, com pesquisas que procuram responder a perguntas específicas, propor medidas de correção e orientar os tomadores de decisão, gestores e demais atores envolvidos no processo de formulação e implementação. Pode ter como objetivo melhorar a qualidade dos processos de implementação ou auferir resultados.

Embora o monitoramento e a avaliação sejam atividades interrelacionadas, elas são diferentes. A principal articulação da avaliação com a monitoria é que a avaliação utiliza extensivamente os dados gerados pelo sistema de monitoramento. Além dessa informação, a avaliação utiliza diversas fontes de dados, visando mensurar os resultados produzidos pelo projeto. Sem um bom monitoramento o registro das informações sobre recursos, atividades, produtos e ocorrências na implantação, é muito difícil efetuar uma boa avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (298.9 Kb)   docx (54 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com