TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monitoramento e Avaliação no Serviço Social

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Pólo São Luis

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

Elielsenilse Fonseca da Silva – RA 379577

Lucia Maria Lima Ramos – RA 364330

Luciane dos Santos Rodrigues – RA 359959

Luciane Pinto Duarte – RA 381175

Tatiana da Luz Rosa Lima – RA 368638

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL.

Profª. Ma. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

 

São Luis – Ma

2015

A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL.

O Monitoramento e a Avaliação no sentido de conceito e a cetilização analisa a busca do desenvolvimento sustentável da sociedade, uma vez que muitos projetos sociais, por melhor que sejam elaborados, ocorre grande risco de fracassarem, em função de não possuírem um bom monitoramento e avaliação, pois estes são momentos em que o projeto poderá ser redirecionado, o que muitas vezes determina o seu fracasso ou sucesso.

Dessa forma, processamos compreender a importância da participação dos atores no desenvolvimento de um projeto em geral e no monitoramento e avaliação do mesmo, pois é através da organização de cada projeto que se podem ter grandes chances de êxito. Assim, compreendemos projeto como um trabalho de equacionar um problema apontado pelo planejamento, tomando decisões relacionadas à implementação de soluções e avaliação dos resultados esperados.

Segundo Armani (2000), um projeto social é “ uma ação social planejada, estruturada em objetivos, resultados e atividades baseados em uma quantidade limitada de recursos (humanos materiais e financeiros) e de tempo.” É de fundamental importância ressaltar que um projeto social tem início como uma ideia de se construir ou modificar algo no futuro para suprir necessidade ou aproveitar oportunidades. Portanto, define-se Projeto Social como uma forma que as pessoas utilizam para enfrentar os problemas sociais de maneira organizada e prática. O mesmo não significa apenas um documento formal, mas um instrumento metodológico para fazer da ação social uma intervenção organizada e com grandes possibilidades de alcançar seus objetivos no sentido de elevar de alcançar seus objetivos no sentido de elevar a qualidade de vida, fortalecendo a cidadania no alcance do desenvolvimento sustentável.

Pode-se observar que, os projetos que envolvem gestores beneficiários, possuem maior possibilidade de sucesso, pois traduzem, mas próximo à realidade e necessidades dos envolvidos, permitindo que se alcance um nível de aproveitamento positivo e de qualidade de aproveitamento positivo e de qualidade de cada ator envolvido. Segundo Armani (2000), os atores envolvidos “ são todos os indivíduos, grupos ou instituições sociais que tem alguns interesses a um  projeto determinado.”

Os projetos sociais fazem parte de um sistema complexo de relações que envolvem diversas variáveis. Entre essas políticas públicas que em última análise, possibilita o surgimento de projetos de ação social originados de diversos órgãos e entidades, mas principalmente dos órgãos governamentais, que são encarregados de zelar pela evolução social da comunidade.

- Projeto

Tema: Saúde do Idoso

Público-alvo: Os idosos a partir dos 60 anos.

Objetivo específico:

Conscientização da população para a questão da importância da vacina para a terceira idade.

Objetivo Geral:

Imunizar todos os idosos da área Itaquí - Bacanga.        

Metodologia:

A vacina não é uma ação exclusiva da pediatria. Jovens, adultos, e especialmente pessoas mais velhas precisam está em dia com o programa de vacinação. Na terceira idade o organismo podem apresentar dificuldades em se defender. Além disso, as doenças que ocorrem com mais frequência nesta faixa etária, tornando esses indivíduos mais propensos a infecção, que tendem a evoluir de forma mais graves e causar complicações, uma vez que, o sistema imunológico está naturalmente mais fraco. Atualmente, para pessoas acima de 60 anos, recomenda-se vacinação contra o tétano, de dez em dez anos, contra pneumonia, a cada cinco anos, e contra gripe, anualmente. As principais viroses que atingem o aparelho respiratório na terceira idade são o resfriado comum, a gripe e a pneumonia.

A vacina contra o tétano, certamente as pessoas nesta faixa etária não foram vacinadas. Entretanto, elas devem seguir o esquema básico de vacinação ou, se já foram vacinadas fazer o reforço a cada dez anos. É bom pensar que esse pode ser o momento de risco para os idosos. Eles se aposentam e começam a dedicar-se a algumas tarefas que lhes dão prazer, a jardinagem, por exemplo. Cuidando de roseira, correm o risco de contrair a doença e se ferir as mão sujas de terra nos espinhos ou nas ferramentas de jardim.

A pneumonia em pessoas acima dos 75 e 80 é uma das primeiras causas de mortalidade. A vacina pode até falhar como prevenção da pneumonia, mas tem importante ação redutora do risco de disseminação dessa bactéria no corpo do doente. Mesmo quando falha reduz muito o risco de que o pneumococo (a bactéria) saia do pulmão, caia no sangue e circule pelo corpo interiro da pessoa, aumentando consideravelmente a probabilidade de morte.

Essa vacina é uma dose única que deve ser reforçada de cinco em cinco anos.

Identificação do nível, dimensão, submensão e objetos de mensuração.

Estabelecimento de indicadores

Validação preliminar dos indicadores com as partes interessadas

Construção de Fórmulas, Estabelecimento de metas e notas

Definição de Responsáveis

Geração de Sistema de Coleta de dados.

Ponderação e validação final dos indicadores com as partes interassadas

Vacinação de idosos do bairro Itaquí-Bacanga

Idosos a partir de 60 anos.

Período de 14.09.2015  19.09.2015

Realizar a vacinação  de no mínimo  80% dos idosos da localidade Itaquí-Bacanga.

Técnicos de enfermagem; assistente social; voluntários.

Preenchimento de fichas.

 questão da importância da vacina para a terceira idade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (203 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com