TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monitoramento e avaliação em serviço social

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 6

 [pic 1]

Monitoramento e Avaliação em Serviço Social

Acadêmicas:

Alicéia Alves Araújo - RA: 396903

Marilei Boscardim - RA: 352263

Nair Lissaraça Gabriel - RA: 372255

Renata Vasques de Freitas - RA: 370702

Suéllen S.S. Oliveira - RA: 350833

Campo Grande – Mato Grosso do Sul

Setembro/2015

MOVIMENTOS SOCIAIS[pic 2]

Polo MACE

Turma – N – 80        8° Semestre

Tutora a distância: JANNIFER ALMEIDA BARIS

Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Monitoramento e Avaliação em Serviço Social, do curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera-MS – Polo MACE, sob a orientação da Professora-tutora Presencial Janiffer Almeida Baris

Campo Grande – Mato Grosso do Sul

Setembro / 2015

Sumario

Introdução................................................................................................................................ 04

A democracia e seus desafios  ..................................................................................................08

Entrevista com o presidente do SINERGIA-MS  ................................................................ ...09

A relevância das ONG’s na contemporaneidade .....................................................................11

Conclusão..................................................................................................................................12

Referência Bibliográfica.......................................................................................................... 13

Palavras chaves: Movimento Social, Democracia, ONG’s.

MONITORAMENTO E A AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

A conjuntura do monitoramento e avaliação, tem o papel de identificar o andamento das atividades realizadas no projeto, sendo eles essenciais para esclarecer se o planejamento está sendo realizado de maneira adequada.

No Monitoramento a base é o acompanhamento integral, através de gerentes e gestores, do desenvolvimento dos programas e políticas em relação a seus objetivos e metas. É uma função pertinente à gestão dos programas, devendo ser capaz de prover informações sobre o programa para seus gestores, permitindo a acato de medidas corretivas para melhorar sua funcionalidade. O monitoramento é realizado através de dados, produzido regularmente com base em diferentes fontes, que dão aos gestores a possibilidade de informar os sobre o funcionamento de programas, permitindo medir se objetivos e metas estão sendo alcançados.

Com a expansão da atuação do Estado dadas as crescentes demandas por políticas públicas, e de limitação de recursos públicos, aumenta a necessidade de haver melhoria na atuação governamental. Como resposta, na área da gestão organizacional, observa-se, ao longo dos últimos anos, uma tendência mundial à modernização nas práticas de gestão, com vistas a melhorar a qualidade dos serviços disponibilizados através da gestão eficiente dos recursos públicos. Nesse contexto, o desenvolvimento de mecanismos do monitoramento e da avaliação para assegurar melhores resultados na gestão pública vem adquirindo maior relevância tanto na agenda dos gestores como na atenção dedicada por diversos pesquisadores ao tema.

Alguns dados colhidos através destes processos, dizem respeito, á maneiras palpáveis e impalpáveis da realidade. Os palpáveis obviamente são aqueles que podemos notar com maior facilidade como legislação, organização, habilidades, nível de escolaridade, saúde, renda e outros. E os impalpáveis, como a própria palavra diz, são aqueles que não se pode, palmar, como formas de comportamento, autoestima, consciência social, valores, poder, capacidade empreendedora, cidadania, liderança entre outras manifestações do intelecto humano.

Com a criação e o aproveitamento de dados qualitativos, pode – se encontrar ainda dilemas em uma abordagem qualitativa. Tendo que se planejar o que não pode ser palmável, como por exemplo, o nível de disposição para viver em sociedade, de um adolescente que participa de um projeto sociocultural, ou o grau de ansiedade de um funcionário que é subordinado a um teste produção.

Para os profissionais da área social atualmente tem sido um grande desafio, criar dados de avaliação e observação de famílias que se encontram em estado de risco. Estas avalições são mais complexas, pois não podem ser apenas por quantidade, como por exemplo, colocando a qualidade de pessoas que adquiriram móveis e imóveis, ou quem adentrou no mercado formal ou informal de trabalho. A atividade exigida, solicita a identificação e constatação das alterações realizadas pela família entre seus membros, na sociedade e com o serviços oferecidos na área que habitam.

Na avaliação há estudos específicos que procuram investigar aspectos como relevância, eficiência, efetividade, resultados, impactos ou a sustentabilidade de programas e políticas, segundo o que foi definido em seus objetivos. Seu objetivo é melhorar as atividades em andamento e dar subsídios para o planejamento, a programação e a tomada de decisões futuras. As avaliações são executadas de um modo geral por instituições externas, com pesquisas que procuram responder a perguntas específicas, propor medidas de correção e orientar os tomadores de decisão, gestores e demais atores envolvidos no processo de formulação e implementação pode ter como objetivo melhorar a qualidade dos processos de implementação ou auferir resultados.

Portanto o monitoramento e avaliação das políticas públicas, são de significativa importância para o levantamento de indicadores sólidos, que de suporte para abastecer os gestores quanto a abrangência dos objetivos e avanços do processo de implementação do programa.

Apresentação

Projeto Um dia de Cada Vez

O presente projeto trata da Dependência Quimica, haja vista que os números relativos ao crescimento de usuários em todas as cidades são alarmantes, Segundo Pesquisa da ONU realizada em 2014, no Brasil a cerca de 243 milhões de usuários. Sendo que apenas 1 em cada 6 recebe algum tipo de tratamento, ocasionando assim cerca de 200 mil mortes por ano relacionadas ao uso de drogas. Neste projeto visamos à reinserção do usuário na sociedade, tendo acesso a vida social e a profissional, devolvendo a eles a dignidade e fazendo-os seres humanos conscientes do seu valor e também da sua responsabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (189.1 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com