TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOÇÃO DE ALGORITIMO

Resenha: NOÇÃO DE ALGORITIMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  Resenha  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 6

NOÇÃO DE ALGORITIMO

Um algoritmo pode ser definido como uma sequencia finita de passos (instruções) para resolver um determinado problema. Sempre que desenvolvemos um algoritmo estamos estabelecendo um padrão de comportamento que devera ser seguido (uma norma de execução de ações) para alcançar o resultado de um problema.

Para o desenvolvimento de um algoritmo eficiente e necessário obedecermos algumas premissas básicas no momento de sua construção:

.Definir ações simples e sem ambigüidade;

.Organizar as ações de forma ordenada;

.Estabelecer as ações dentro de uma sequencia finita de passos.

Um algoritmo quando programado num computador é constituído pelo menos com os seguintes passos: Inicio; Entrada de dados; Processamento de dados; Saída de dados; Fim.

Na parte de entrada, são fornecidas as informações necessárias para que o algoritmo possa ser executado. Estas informações podem ser fornecidas no momento em que o programa esta sendo executado ou podem estar embutidas dentro do mesmo.

Dentre as formas de representação de algoritmos mais conhecidas, sobressaltam:

. a descrição narrativa

. o fluxograma convencional

. o diagrama de chapin

. o pseudocódigo, também conhecido como linguagem estruturada ou portugol.

São apresentados três conceitos fundamentais para a construção de algoritmos, são eles:

Constantes:

São chamadas de constantes, as informações (dados) que não variam com o tempo, ou seja, permanecem sempre com o mesmo conteúdo, e um valor fixo (invariável). Como exemplo de constantes pode-se citar: números, letras, palavras etc.

Variáveis:

Uma variável e como o próprio nome sugere, e um espaço da memória do computador que “reservamos” para guardar informações (dados). Como, as variáveis, podem conter valores diferentes a cada instante de tempo, ou seja, seu conteúdo pode variar de acordo com as instruções do algoritmo. As variáveis são referenciadas através de um nome (identificador) criado por você durante o desenvolvimento do algoritmo. O conteúdo de uma variável pode ser alterado, consultado ou apagado quantas vezes forem necessárias durante o algoritmo. Mas, ao alterar o conteúdo da variável, a informação anterior e perdida, ou seja, sempre “vale” a ultima informação armazenada na variável. Uma variável armazena ‘apenas’ um conteúdo de cada vez.

Atribuição:

A atribuição é uma notação utilizada para atribuir um valor a uma variável, ou seja, para armazenar um determinado conteúdo em uma variável. A operação de atribuição, normalmente, é representada por uma seta apontando para a esquerda, mas existem outros símbolos para representar a atribuição, depende da forma de representação do algoritmo.

PSEUDO LINGUAGEM

Pseudocódigo é uma forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples (nativa a quem o escreve, de forma a ser entendida por qualquer pessoa) sem necessidade de conhecer a sintaxe de nenhuma linguagem de programação. É, como o nome indica, um pseudocódigo e, portanto, não pode ser executado num sistema real (computador) de outra forma deixaria de ser pseudo.

INICIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com