TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negros de sucesso

Por:   •  16/11/2015  •  Artigo  •  4.850 Palavras (20 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 20

1.Introdução

A história dos negros no Brasil é conturbada, escravidão, lutas e vitórias fazem parte da caminhada dos negros, atualmente chamados de Afrodescendentes.

Diante do desafio colocado pela Faculdade Ipanema, os autores do trabalho decidiram realizar uma pesquisa que entrou no mundo dos negros e sua história. A pesquisa tem como objetivo mostrar amplamente o que os negros passaram no decorrer dos anos, desde sua chegada ao país até os dias de hoje, suas glórias, seus valores, cotas raciais, curiosidades etc.

O trabalho foi traçado em fontes confiáveis, informações concretas sobre toda a história, o trabalho relata exemplos de três negros que fizeram história no mundo, sob os quais foram historicamente tratados com desigualdade, vivendo em sua maioria na pobreza, miséria, e quando inseridos no mundo do trabalho, assumem posições subalternas ou de subempregos, desempenhando serviços difíceis de seu real valor humano.  

A pesquisa tem como exemplo três grandes ícones tais como:

- Ben Carson, que durante sua infância enfrentou muitos problemas como a pobreza, e ser considerado o pior aluno da classe, hoje com uma vida estruturada deu a volta por cima, e se tornou um exemplo a ser seguido.

-Barack Obama, atual presidente dos EUA, já passou por problemas com seu pai, descriminação na faculdade, e com muito carisma e estudo superou o preconceito.

-Joaquim Barbosa, primogênito de oito filhos, seu pai era pedreiro e sua mãe, dona de casa. Quando estes se separam, passou a sustentar sozinho a sua família. Com muita luta passou por cima dos seus obstáculos, se destacando no cargo onde ocupa, e sendo fluente em quatro idiomas. Toda passagem relatada no texto sobre os temas citados está feita de uma forma bem estruturada para uma boa leitura.

“As desigualdades sociais e raciais sofridas pelo negro ao longo desses mais de trezentos anos e ainda hoje, desencadeou uma série de resistências que foram se moldando e se transformaram em bases sólidas capazes de sustentar a ideal de liberdade e igualdade almejada pelos movimentos antirracismo. O abismo que separa as condições de vida em sociedade da população banca e da branca é notório em todos os aspectos, principalmente o que diz respeito a oportunidades de vagas no mercado de trabalho, a escolaridade os rendimentos. Não só esses fatores, como também, vários outros contribuem para a inviabilizarão de crescimento e inserção dos negros nos diferentes setores dessa economia globalizada. ” (BORGES, WANEIDE 2012).

2.Metodologia do trabalho

A metodologia utilizada neste trabalho será a pesquisa descritiva. A pesquisa descritiva vem sendo bastante difundida e utilizada nos últimos anos. Nosso trabalho inclui biografias, histórias de vida e depoimentos de pessoas que vieram de uma infância pobre e venceram na vida, tornando-se grandes exemplos de superação.

3.História dos Negros

Segundo MIRANDA Juliana, (2014) os negros têm uma história de segregação, preconceito e resistência em várias partes do mundo. Ao chegarem ao Brasil foram submetidos a trabalhos em minas e plantações em condições sub-humanas.

A principal fonte de mão de obra era vinda da África, deixou de ser produtiva com o surgimento do ideal liberal e do capitalismo que tinha como objetivo um mercado consumidor. O Brasil foi o último país ocidental a abolir legalmente a escravidão.

Na África onde há muitos negros o preconceito era muito grande entre eles durante o regime do Apartheid. Nos dias atuais o preconceito ainda existe mesmo com o fim da escravidão ainda encontram barreiras a serem superadas em busca de alcançar os mesmos direitos de igualdade perante a sociedade.

3.1 Linhas do Tempo da História dos negros no Brasil

Os negros na sociedade vêm lutando para conseguir condições de igualdade em todos os campos a mais de 500 anos. Para alçar pequenos passos sempre foram necessárias as obstinações individuais que contaminassem todos em prol da luta. Acompanhe os progressos ao longo do tempo. Linha feita por FUNDAÇÃO PALMARES, (2011)

1630. Data provável da formação do Quilombo dos Palmares. Palmares ocupou a maior área territorial de resistência política à escravidão, sediando uma das mais efetivas lutas de resistência popular nas Américas.

1833. É fundado o Jornal O homem de cor, por Paula Brito, sendo o primeiro periódico brasileiro a defender os direitos dos negros escravizados.

1850. É instituída a Lei Eusébio de Queirós, que proíbe o tráfico de negros escravizados pelo Oceano Atlântico. A lei, do Segundo Reinado, atendia a interesses da Inglaterra, mas foi fundamental para o processo de abolição da escravatura no Brasil.

1869. Proibida a venda de negros escravizados por “pregão” e com exposição pública. A lei também proíbe a venda em separado de membros de uma família (casais e pais e filhos).

1871. Instituída a Lei do Ventre Livre, estabelecendo que os filhos dos negros escravizados do Império, a partir daquela data, seriam considerados livres, depois de completarem a maioridade.

1884. Decretada a abolição da escravatura negra nas províncias do Amazonas e do Ceará, sendo as primeiras libertações de coletivas de negros escravizados no Brasil.

1885. A Lei dos Sexagenários concede liberdade aos negros escravizados com idade igual ou superior a 65 anos, tendo sido promulgada em função do movimento abolicionista.

1888. Promulgada, em 13 de maio, a Lei Áurea, extinguindo oficialmente a escravidão no País. Mas a data é considerada pelo Movimento Negro como uma “mentira cívica”, sendo caracterizada como Dia de Reflexão e Luta contra a Discriminação.

1910. João Cândido, o Almirante Negro, lidera a Revolta da Esquadra, também conhecida como Revolta da Chibata, pondo fim aos castigos físicos praticados contra os marinheiros.

1914. Surge em Campinas a primeira organização sindical dedicada à causa dos negros. Dela participaram, de forma expressiva e determinante, as mulheres negras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (250.7 Kb)   docx (318.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com