TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções De Desenvolvimento Econômico

Dissertações: Noções De Desenvolvimento Econômico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 6

CRESCIMENTO/DESENVOLVIMENTO/SUB-DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

É importante sabermos diferenciar crescimento econômico de desenvolvimento econômico, pois é possível uma cidade, região ou país, crescer sem alcançar um estágio de desenvolvimento econômico. Crescimento e desenvolvimento econômico são situações distintas.

Podemos definir crescimento econômico como o aumento da capacidade produtiva da economia (produção de bens e serviços). É definido basicamente pelo índice de crescimento anual do Produto Nacional Bruto (PNB), per capita. O crescimento de uma economia é indicado também pelo crescimento da força de trabalho, pela receita nacional poupada e investida e pelo grau de aperfeiçoamento tecnológico.

Desenvolvimento econômico, podemos definir como sendo o crescimento econômico (aumento do PNB per capita), acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população e por alterações profundas na estrutura econômica. O conceito de desenvolvimento é mais qualitativo, pois inclui as alterações da composição do produto e a alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia, de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social (pobreza, desemprego, violência, condições de saúde, alimentação, transporte, educação, higiene e moradia). Em síntese, podemos afirmar que desenvolvimento econômico é algo que combina crescimento com distribuição de renda.

Subdesenvolvimento é a situação dos países menos avançados, caracterizada por baixa renda por habitante, reduzido nível de poupança e insuficiente dotação tecnológica: tudo o que limita o crescimento econômico.

Sabe-se que os países em subdesenvolvimento caracterizam-se por inúmeras insuficiências se forem comparadas com as economias desenvolvidas. O grau de subdesenvolvimento pode ser medido, portanto por uma série de indicadores destacando os mais importantes:

• Baixa renda por habitante;

• Altos índices de analfabetismo;

• Débil estrutura sanitária;

• Baixa taxa de poupança por habitante;

• Elevado peso relativo da agricultura;

• Elevada taxa de desemprego;

• Fortes diferenças na distribuição interna de renda;

• Elevada taxa de crescimento da população.

Essa relação de fatores em si já é preocupante, porém o que mais se observa é que em relação aos países desenvolvidos eles não se reduzem, como nas últimas décadas têm tido um aumento.

TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

O Desenvolvimento de cada país depende de vários fatores. A Organização das Nações Unidas (ONU) usa os seguintes indicadores para classificar os países, segundo o grau de desenvolvimento: índice de mortalidade infantil esperança de vida média, nível de industrialização, grau de dependência externa, potencial científico e tecnológico, grau de alfabetização, instrução e condições sanitárias. De maneira geral, as mudanças que caracterizam o desenvolvimento econômico de uma cidade, região ou país, consistem no aumento da atividade industrial em comparação com a atividade agrícola, migração de mão-de-obra do campo para a cidade, redução das importações de produtos industrializados e das exportações de produtos primários e menor dependência de auxílio externo.

Para caracterizarmos um processo de desenvolvimento é fundamental observarmos ao longo do tempo a existência de: 1º crescimento do bem-estar econômico medita por indicadores, como, por exemplo: Produto Nacional Total e Produto, per capita; 2º diminuição nos níveis de pobreza, desemprego e desigualdades; 3º elevação das condições de saúde, nutrição, educação, moradia, entre outros.

INDICADORES DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Indicadores de desenvolvimento são instrumentos essenciais para guiar e subsidiar o acompanhamento e a avaliação de um progresso voltado para o futuro, transformando informação em políticas públicas sérias de promoção do desenvolvimento. Quando falamos em desenvolvimento nesse contexto, é comum pensarmos em desenvolvimento econômico, mas nem sempre desenvolvimento econômico significa melhoria da qualidade de vida das pessoas. O desenvolvimento que se pretende com o desenvolvimento territorial é o desenvolvimento sistêmico, ou seja, desenvolvimento econômico, social e humano. Para alcançar esse desenvolvimento, basear-se somente em indicadores econômicos como o PIB (Produto Interno Bruto) e o PNB (Produto Nacional Bruto) não é suficiente. É preciso considerar também, e principalmente, indicadores sociais como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que engloba três dimensões: riqueza, educação e esperança média de vida, sendo uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população.

FONTES QUE LEVAM AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Para se analisar as diferenças de desenvolvimento entre os países é partir dos elementos que constituem a chamada "função de produção agregada" do país. O crescimento da produção e da renda ocorre de variações na quantidade e na qualidade de dois aspectos básicos: capital e mão de obra.

As fontes de crescimento são:

• Aumento na força de trabalho (quantidade de mão de obra), derivado do crescimento demográfico e da imigração;

• Aumento do estoque de capital, ou da capacidade produtiva;

• Melhoria na qualidade da mão de obra, através de programas de educação, treinamento e especialização;

• Melhoria tecnológica, que aumenta a eficiência na utilização do estoque de capital;

• Eficiência organizacional, ou seja,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com