TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Agente Comunitário de Saúde

Por:   •  9/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

O agente comunitário de saúde é um intermediário da comunidade, onde os usuários assistidos se sentem favorecidos com a ação deste profissional. A profissão do Agente comunitário de Saúde (ACS) foi criada pela Lei n° 10.507 de 10 de julho de 2002, que define seu exercício como exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O Agente Comunitário de Saúde é o profissional que no sentido de prevenção e proteção da saúde, atua na união entre a equipe da saúde e a comunidade, orientando e acompanhado as famílias e grupos em vulnerabilidades em seus domicílios e os encaminhando aos serviços de saúde. Contribui na identificação do perfil epidemiológico da área submetida, mobilizando estratégias de promoção de saúde, conforme as normas e diretrizes do SUS, portaria n° 1886/97GM. O Agente Comunitário de Saúde deve residir próximo a área de abrangência da comunidade em que trabalha para a efetivação de um vínculo com essa comunidade. Este estudo tem como analisar as produções científicas sobre o Agente comunitário de Saúde com valorização em trabalhos que abordem dimensões relacionadas à atribuição ampliando uma visão da comunidade com a Equipe de Saúde da Família, no período de 2010 até 2016. Foi feita uma pesquisa bibliográfica onde foram consultados 20 artigos na integra. Fica claro que a atuação do ACS é fundamental no envolvimento da população para o enfrentamento dos problemas de saúde e modificação das condições de vida.

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1: Agente Comunitário de Saúde: a construção de uma profissão

1.1. O Sistema Único de Saúde e o reforço da Atenção Básica em Saúde

(o movimento da Reforma Sanitária e a redemocratização do país; A Constituição de 1988 e a implantação do SUS - princípios e diretrizes; os avanços e dilemas do SUS ao longo dos anos 1990 e 2000; o reforço da Atenção Básica)

1.2. O PACS, a ESF e a perspectiva de mudança do modelo assistencial

(histórico do PACS e do PSF, caracterização da ESF, retrato atual - dados do Brasil numero de equipes, cobertura, etc.)

1.3. O ACS

(caracterização do ACS - perfil profissional, processo de regulamentação, dilemas e possibilidades colocados à atuação profissional)

CAPÍTULO 2: A PESQUISA DO ESTADO DA ARTE

2.1. Aspectos metodológicos;

2.2. Perfil desejável para o ACS;

2.3. Elo e vinculo comunidade - equipe;

2.4. A abordagem da comunidade através da visita domiciliar;

CONSIDERAÇÕES FINAIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (30.9 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com