TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente

Monografias: O Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

O futuro do meio ambiente ____________________________V

Poluentes biodegradáveis __________________________________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_VI

Eutrofização______________________________________________ VII

Poluição por substâncias não biodegradáveis ____________________VIII

Organoclorados___________________________________________ IX

Poluição por derramamento de petróleo______________________ X

O impacto humano sobre os solos, erosão______________________ XI

Impermeabilização_________________________________________ XII

Poluição do solo ____________________________________________XIII

Conclusão _________________________________________________XIV

Referência ________________________________________________XV

INTRODUÇÃO

A principal característica que diferencia o homem das outras espécies é a sua capacidade de modificar radical e rapidamente as condições ambientais para atender ás suas necessidades.

No entanto algumas atividades humanas, dentre elas a poluição das águas, podem provocar alterações ambientais capazes de afetar a sobrevivência de diversas espécies.

A gravidade dos problemas ambientais e a escassez de recursos naturais têm aumentado gradativamente, e dependemos do ambiente e de seus recursos para sobreviver.

Esse trabalho tem como objetivo conscientizar as pessoas do manejo correto dos recursos da natureza para promover o desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, a conservação do meio ambiente.

O FUTURO DO MEIO AMBIENTE

A ação do homem contra a natureza, os impactos sobre o solo e a poluição das águas, por exemplo, modificam de tal forma o ambiente que a fauna entra em desequilíbrio, fazendo com que certas espécies desapareçam por completo e possibilitando a introdução de outras, até mesmo nocivas, que podem se multiplicar e prejudicar enormemente o próprio homem.

As sociedades humanas utilizam a água para os mais diversos fins, como o abastecimento de cidades e indústrias, a irrigação agrícola, a geração de energia elétrica, as atividades de mineração, etc.

Nessas atividades, o ser humano utiliza principalmente água doce. No entanto, a maior parte da água do planeta, cerca de 97,5%, é salgada e está nos mares e oceanos. E, dos cerca de 2,5% que correspondem à água doce, quase 70% estão na forma de neve e gelo. Além disso, apesar de a quantidade de água no planeta ser fixa – cerca de 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos, o volume disponível para o consumo humano varia de região para região, e também ao longo do tempo em razão de mudanças climáticas. A água apropriada para consumo humano é, portanto, limitada.

Diante disso, dois aspectos tornam-se relevantes. O primeiro é o crescimento acelerado do consumo de água. Entre 1950 e 2000 ele triplicou.

Calcula-se que a agricultura seja a atividade que utiliza maior quantidade, cerca de 70% de toda a água consumida em atividades humanas no mundo. A indústria utiliza cerca de 2%, e o consumo doméstico responde pó cerca de 10% do total da água consumida pelas populações humanas.

Organizações internacionais avaliam que a humanidade enfrentará problemas mais graves de disponibilidade de água caso esse crescimento se mantenha nos próximos 25 anos.

POLUENTES BIODEGRADÁVEIS

O esgoto doméstico e de algumas indústrias é rico em matéria orgânica.Quando lançados em rios, lagos, ou mesmo nos mares, a matéria orgânica que carregam é decomposta por microorganismos. Esse processo consome oxigênio, reduzindo os níveis desse gás dissolvido na água. Essa redução pode provocar a mortandade de peixes e outros animais aquáticos.

No entanto, porque esse tipo de poluição é constituído principalmente por substâncias que podem ser decompostas por processos biológicos, ou seja, substâncias biodegradáveis o impacto que provocam é reversível desde que sejam eliminados os focos de poluição.

EUTROFIZAÇÃO

Aumento da concentração de certos nutrientes em ambientes aquáticos é chamado de eutrofização.Esse processo pode acontecer naturalmente, mas também pode ser provocado pelo acúmulo de esgotos e fertilizantes agrícolas nos corpos de água, pois isso leva ao aumento dos níveis de nitratos e fosfatos, substâncias utilizadas como nutrientes por cianobactérias e algas. O excesso de nutrientes, associado a condições favoráveis de temperatura, salinidade e luminosidade, proporciona a proliferação acelerada desses seres fotossintetizantes.

Esse fenômeno conhecido como floração, pode turvar a água, diminuindo a luz disponível para a fotossíntese e provocando a morte de parte desses organismos.A decomposição dos organismos consome parte do oxigênio dissolvido na água, ocasionando os problemas já mencionados. Além disso, algumas algas e cianobactérias produzem toxinas que podem se acumular em organismos filtradores, como mexilhões e ostras.Aves, mamíferos marinhos e seres humanos, entre outros, podem intoxicar-se ao consumir esses animais.Também é desaconselhável banhar-se ou praticar esportes aquáticos em águas com florações.

A eutrofização excessiva é comum nos rios das grandes cidades que recebem esgoto doméstico e industrial sem tratamento.

POLUIÇÃO POR SUBSTÂNCIAS NÃO BIODEGRADÁVEIS

Substâncias como metais pesados, alguns detergentes, pesticidas e derivados do petróleo não são biodegradáveis, isto é, são decompostos muito lentamente ou não são decompostos por processos biológicos.

Do ponto de vista ambiental, um dos problemas mais graves relacionados a presença desses poluentes é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com