TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conhecimento Contábil é Essencial Para O Exercício Da Alta Gestão De Qualquer Empresa?

Artigo: O Conhecimento Contábil é Essencial Para O Exercício Da Alta Gestão De Qualquer Empresa?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  2.468 Palavras (10 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO

Curso de Ciências Contábeis

MARCIO LUCIO DE SOUZA

JAQUELINE QUEIROZ ALBARELLO

O Conhecimento contábil é essencial para o exercício da alta gestão de qualquer empresa?

Artigo apresentado ao curso de Ciências Contábeis como um dos pré-requisitos para aprovação na disciplina Projeto de Pesquisa, ainda sem orientação de professor.

São Paulo

2014

O Conhecimento contábil é essencial para o exercício da alta gestão de qualquer empresa?

1 INTRODUÇÃO

1.1 Contextualização do tema

Muito se fala sobre a importância do conhecimento no exercício da função de alto gestor de uma empresa, seja ela micro, pequena, média, grande ou oligopólios empresariais. A contabilidade, por ser alimentada diariamente pelas transações realizadas na empresa, deveria ser considerada um sistema de informações indispensáveis à alta gestão, e assim sendo, o conhecimento para interpretar essas informações também deveria ser considerado se suma importância. Nem sempre a contabilidade é vista como uma ferramenta gerencial, mas como uma obrigatoriedade exigida por lei. Porém, é possível demonstrar a qualquer usuário do saber, que o conhecimento da contabilidade como um todo, pode se transformar em uma ferramenta essencial, cuja principal finalidade é permitir que os gestores da alta administração, principalmente nos processos decisórios, mas também na gestão cotidiana de todas as áreas da empresa, alcancem sucesso, em suas ações como administradores. Buscando um diferencial competitivo, é crescente o número de empresas que vêm investindo em meios que ofereçam informações estratégicas a fim de possibilitar aos gestores tomadas de decisões mais seguras e de forma proativa. O desenvolvimento deste trabalho visa demonstrar a importância dos conhecimentos da ciências contábeis para gestão empresarial. Claro que não se pretende neste artigo esgotar o tema que é um tanto polêmico e fruto de alguns assuntos acadêmicos e profissionais. O artigo foi baseado em bibliografias sobre o assunto, pesquisas na internet e conteúdos apresentados em aula.

Palavras chave: Finanças, Contabilidade, Gestão Empresarial, Administração.

1.2 Problema de Pesquisa

Atualmente a as empresas respiram as ciências contábeis em todas as áreas, tanto na área operacional com os levantamentos de custos de produção, estoques de matéria prima, e controle de homem hora trabalhada, na área administrativa, nas análises de demanda por mão de obra, retorno previsto por cada indivíduo contratado, etc.

Em verdade, alguns doutrinadores afirmam que o conhecimento contábil é um verdadeiro subsistema, que trata dos aspectos da imposição das diversas problemáticas e a eficiência e eficácia das decisões e posterior ações frente a essas demandas.

O problema central sobre o qual repousa o presente trabalho é a questão da relevância dos conhecimentos contábeis como necessidade impreterível para exercer a função de Gestor em qualquer aspecto empresarial e o papel do Gestor com o conhecimento de um contador como principal facilitador dessa tarefa.

Serão apresentados fatos que fazem da Contabilidade como um todo, não só as demonstrações contábeis exigidas pela Legislação e a preeminência de saber analisá-las, mas também a importância da utilização de indicadores financeiros e não financeiros, conhecimentos em análises de estoques, mão de obra, benefícios, dentre outros. Conhecer bem um fluxo de caixa, por si só, não permite ao administrador planejar e controlar melhor as entradas e os gastos de sua empresa, mas é preciso conhecer também a dinâmica contábil que envolve essa prática.

Por fim, serão abordados de forma sucinta os tipos de conhecimentos mais necessários aos Gestores na administração das empresas e a necessidade de se conhecerem os custos dos produtos e serviços e demais área do conhecimento contábil para melhor administrá-los.

A fim de conseguir melhores resultados esse estudo exploratório terá caráter dedutivo descritivo fundamentado em revisão bibliográfica correlata.

1.3 Objetivo Geral

Os objetivos aqui serão tratados em seu sentido mais amplo e constituem a ação que conduzirá ao tratamento da questão abordada no problema de pesquisa, fazendo menção ao objeto de uma forma mais direta. Assim sendo, no intuito de evidenciá-los para assim contribuir para um entendimento ainda maior sobre esse assunto, passaremos a analisar e refletir sobre um pouco do que já se falou e se escreveu sobre esse assunto procurando comparar com a realidade contemporânea através de pesquisas in loco. Passaremos a analisar e investigar também os fatos ligados a gestão e aos gestores procurando descrever de forma objetiva as demandas do problema já formulado no texto anterior, objetivos desta pesquisa científica, de forma a esmiuçá-las.

1.4 Objetivos Específicos

Através de uma larga pesquisa exploratória esse artigo preocupar-se-á em verificar se existe de fato uma necessidade imperiosa do conhecimento da área de contabilidade ao exercício da alta gestão de uma empresa ou entidade; apontar quando isso se torna evidente ou não e investigar se esse fator é preponderante para uma melhor capacidade de concorrência frente a empresas de países mais desenvolvidos economicamente. Desta forma este estudo tem como principal objetivo responder à seguinte questão de pesquisa: O Conhecimento contábil é essencial para o exercício da alta gestão de qualquer empresa? Foram analisados, como objetivos específicos: 1. Buscar o conceito do capital Intelectual como fator de qualidade e competitividade junto aos gestores das empresas da amostra; 2. Conhecer os elementos do capital intelectual específico em contabilidade que os gestores pesquisados apresentam; 3. Saber dos gestores pesquisados se eles acham importante possuir esse conhecimento; 4. Conhecer se eles ou as empresas que eles administram investem recursos para que os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com