TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIA E ALTA ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PRIMEIRA DIMENSÃO DO CONHECIMENTO

Pesquisas Acadêmicas: ESTRATÉGIA E ALTA ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PRIMEIRA DIMENSÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  1.974 Palavras (8 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 8

Resumo

Considerando-se o planejamento estratégico uma ferramenta essencial na gestão das organizações, constata-se a importância e relevância desta ferramenta a ser utilizada pela alta administração para avaliar os objetivos, perspectivas, facilitando assim a tomada de decisões no âmbito administrativo, como resultado os gestores conseguem definir o seu foco estratégico o que irá determinar a utilização, desenvolvimento de recursos disponíveis dentro da estrutura organizacional, como pessoas, tecnologias, processos, abrindo espaços e provendo de recursos que possam desenvolver os tipos de conhecimentos que são importantes para a empresa, uma vez que em ambientes de constantes mudanças, se torna indispensável a procura por inovações e melhorias para o alcance dos objetivos.

Palavras-chaves: Administração estratégica. Alta administração. Gestão do conhecimento. Estrutura organizacional. Organizações.

1 INTRODUÇÃO

A administração estratégica é um desafio constante para os administradores, visto que atualmente vivenciamos ambientes de rápidas e constantes mudanças, que exigem que a alta administração tenha rapidez e agilidade para enxergar tais mudanças no ambiente em que está inserida, sendo que isto irá determinar o sucesso ou o fracasso de uma organização. Não se trata apenas de se estabelecer objetivos e atribuí-los às equipes, uma vez que, são muitos os fatores a considerar.

A análise dos ambientes, dos pontos fortes e fracos, das oportunidades e ameaças da empresa alinhada à missão, aos objetivos gerais, ou seja, outras empresas, clientes, fornecedores, funcionários, credores e comunidades, fazem do planejamento e a adoção do pensamento estratégico uma tarefa ainda mais desafiadora. As organizações modernas estão enfrentando ambientes extremamente dinâmicos, provocando alterações no modo de serem gerenciadas. “O sucesso para esse impasse passa fundamentalmente por uma mudança dos moldes mentais de cada indivíduo, refletindo, conseqüentemente, na estrutura pensante e dominante das organizações”. Segundo (ANGELONI 2002. p.23)

As transformações ocorridas, decorrentes da globalização, da tecnologia da informação trouxeram à tona uma era cuja fonte fundamental de riqueza é o conhecimento, nesse contexto a alta administração deve adequar-se à nova economia do conhecimento e passar a compreender e a gerenciar a aprendizagem organizacional como meio estratégico. O mais relevante seria a capacidade das empresas e da alta administração criar processos efetivos de conversão entre os conhecimentos individuais, coletivos, tácitos e explícitos que resultam em novos produtos e processos.

2 A CULTURA ORGANIZACIONAL E A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ALTA ADMINISTRAÇÃO

A cultura da organização é de fundamental importância dentro das estratégias da alta administração. Segundo (ANGELONI 2002, p.113) “O conhecimento organizacional precisa ser descrito de maneira adequada a fim de servir a uma variedade de interesses, facilitando assim, o acesso a fontes de conhecimento cuja localização seria, de outra forma, muito difícil ou até impossível”.

Um dos meios para o sucesso organizacional está na maneira como a alta administração gerencia sua força de trabalho, também se torna evidente que as organizações que focarem seus esforços em competências-chave e áreas de conhecimento serão aquelas que também estão e estarão obtendo melhores resultados. É papel de a alta administração inovar permanentemente seus processos, produtos, principalmente seu estoque de conhecimento, investir no desenvolvimento pessoal e profissional bem como estar aberta a novas idéias e tecnologias.

As decisões estratégicas são direcionadas a alta-administração da organização, onde além de abranger mais de uma área as mesmas demandam a aquisição de recursos sejam eles humanos, organizacionais, físicos, entre outros. As decisões estratégicas envolvem um longo período de tempo, período em que é necessário compreender a elaboração e aplicação do conhecimento organizacional por meio de processos coletivos e a integração de conhecimentos entre às áreas das organizações.

A efetivação de estratégias para a alta administração requer o entendimento de que o conhecimento é um ativo estratégico, que abrange a integração do conhecimento tácito e explicito, onde tal processo conduz a concretização e transformação de competências organizacionais segundos as mudanças existentes no ambiente competitivo.

A alta administração pode e deve apoiar os processos relacionados ao conhecimento organizacional, incentivando a importância da gestão do conhecimento e da aprendizagem organizacional, abrindo espaços e provendo de recursos que possam desenvolver os tipos de conhecimentos que são importantes para a empresa.

Atualmente as organizações por estarem diante de um ambiente em competitividade, precisam repensar sobre sua estrutura organizacional, principalmente no que diz respeito ao seu capital intelectual, ou seja, as pessoas que a compõe, as empresas precisam e deve levar em conta a necessidade de integrarem seus processos também aos conhecimentos dos seus colaboradores como forma de criar subsídios para tomada de decisões.

Segundo (ANGELONI, 2008 pg. 2), “A gestão do conhecimento organizacional é um conjunto de processos que governa a aquisição, a criação, o compartilhamento, o armazenamento e a utilização do conhecimento no âmbito das organizações”, ou seja, uma organização tem como ativo importante todo o seu conhecimento adquirido por meio de compartilhamento de informações, onde a mesma busca meios para mantê-los e utilizá-los em seu ambiente.

3 AS SETE DIMENSÕES DO CONHECIMENTO

Segundo (TERRA 2001) são sete as dimensões da gestão do conhecimento, que detêm um poder central dentro da gestão, o que proporciona condições favoráveis de trabalho e desenvolvimento do conhecimento dentro das organizações. São elas:

• Fatores estratégicos e o papel da alta administração: é papel fundamental da alta administração aprimorar os conhecimentos dos colaboradores em busca de inovação atendendo as necessidades estratégicas da organização, daí sua importância em conduzir e centralizar todos os esforços dos colaboradores em um aprendizado em longo prazo. a alavancagem das habilidades e um dos fatores mais importante na alta administração atualmente o que ajuda a encarar as dificuldades do mercado que esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com