TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dimensões da Gestão do Conhecimento e sua importância para o sucesso das empresas

Trabalho acadêmico: Dimensões da Gestão do Conhecimento e sua importância para o sucesso das empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.045 Palavras (17 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: ADMINISTRAÇÃO / 1º SEMESTRE / N10

DISCIPLINA: GESTÃO DO CONHECIMENTO

ANA PAULA DE OLIVEIRA VIEIRA – RA 350809

DAISY PICETTI THOMÉ – RA 359483

FRANCIELE DOS SANTOS GASPAR – RA 350243

FRANCISCO ROBERTO DA ROCHA – RA 363738

SILVANA VEIGA RECHDEN – RA 357614

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:

“Dimensões da Gestão do Conhecimento

e sua importância para o sucesso das empresas”

Prof. Me. Rodrigo Rodrigues

PORTO ALEGRE

2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .......................................................................................................... 3

2. DESENVOLVIMENTO ............................................................................................ 4

2.1 Conceito de Gestão do Conhecimento ................................................................... 4

2.2 Gestão do Conhecimento como ferramenta de Estratégia Organizacional .......... 6

2.3 Características da Gestão do Conhecimento ..................................................... 9

2.3.1 Definição de Cluster ........................................................................................ 9

2.3.2 Pesquisa em Organização ............................................................................... 10

2.3.3 Empresas Inovadoras ..................................................................................... 11

2.4 Autoanálise da Eficiência dos Integrantes da Equipe ........................................ 12

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................... 14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ......................................................................... 15

APENDICE A ................................................................................................................. 16

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado pelo grupo 2 da turma N10 do curso de Administração da Universidade Anhanguera – Uniderp, pólo Moinhos-Porto Alegre/RS, baseado nos desafios propostos pelas Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) da disciplina de Gestão do Conhecimento (GC) e tem por objetivo compreender as dimensões da Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista conceitual e prático para ampliar o conhecimento

sobre o tema.

Para isso, foram abordados no corpo do trabalho os conceitos de Gestão do Conhecimento, Espiral do Conhecimento, o efeito da inovação e da importância da Gestão do Conhecimento para as organizações.

O grupo também desenvolveu um benchmarking de dois lideres de empresas do município de Porto Alegre visando comparar suas visões referentes à Gestão do Conhecimento nas organizações.

Por último, identificamos as principais características da Gestão do Conhecimento e suas dimensões nas organizações, bem como o contexto da concorrência global, além de analisarmos a velocidade e os efeitos das mudanças nas organizações e definirmos Cluster.

Esperamos com isso, que tenhamos alcançado os objetivos traçados pela disciplina.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Conceito de Gestão do Conhecimento

A gestão do conhecimento não é como conceito, uma ideia nova nas organizações. Para sobreviver qualquer organização precisa saber qual conhecimento tem disponível e quem são as pessoas de referência para cada uma das áreas de conhecimento em que atua. (HANSEN, NOHRIA e TIERNEY, 1999). Já DAVENPORT e PRUSAK (1998) e PRAHALAD e HAMEL (1998) dizem que, o que uma empresa coletivamente sabe é a eficiência com que ela usa este conhecimento e a prontidão com que ela adquire e usa novos conhecimentos, caracterizam a única vantagem sustentável que a empresa possui.

Segundo os autores descritos acima, a razão para a proliferação de conceitos e pontos de vista se origina da experiência profissional, da educação e do treinamento dos diversos profissionais que interagem na área da gestão do conhecimento.

Salientam a tecnologia de informação como um fator crucial na gestão do conhecimento, possibilitando a manipulação do crescente volume de informações, permitindo acompanhar a velocidade de mudança do conteúdo e da transformação do local de trabalho. Os autores citam duas tecnologias eletrônicas modernas que têm viabilizado os atuais sistemas de gestão de conhecimento: o banco de dados e a tecnologia da informação.

Segundo o artigo de Iara Rezende sobre a Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento na Natura Cosméticos, ela ressalta os valores da empresa Natura e conclui dizendo que cultivar relações,

harmonizar, interagir, compartilhar, ousar, inovar, se deixar conhecer e buscar o aperfeiçoamento através do conhecimento é a mais autêntica expressão e prática da gestão do conhecimento.

Para Iara a Gestão do Conhecimento pode ser feita por qualquer tipo de empresa, pois vão muito além de tecnologias de informação, para ela todas essas ferramentas não passam de apenas meios, são recursos, onde somente com as pessoas criando pode ser um diferencial.

Essa forma de pensar ressalta que, o novo conhecimento sempre começa com um indivíduo, devemos ouvir os colaboradores da empresa para que o conhecimento pessoal seja transformado em conhecimento organizacional.

O conhecimento das pessoas, numa economia intensiva, adquire características de um bem valioso, às vezes escasso, mas que idealmente deve ser compartilhado. O bom gestor, além de se preocupar com os objetivos, as metas e os resultados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com