TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE EMPRESARIAL SEGUNDO SEMESTRE

Casos: AMBIENTE EMPRESARIAL SEGUNDO SEMESTRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  3.705 Palavras (15 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

As questões contábeis assim como outros campos do conhecimento empresarial relacionado à administração e gestão com pessoas, tornam-se de relevante importância para a sobrevivência da organização no atual e competitivo mercado.

Várias questões contábeis serão abordadas de forma clara e com objetivo de trazer informações úteis, rotinas trabalhistas e o clima organizacional que envolve uma empresa também serão abordados.

ROTINAS TRABALHISTAS

Aviso prévio e tipos de aviso

Aviso prévio é o nome dado à comunicação feita por uma das partes que deseja rescindir o contrato de trabalho sem juta causa. Pode partir tanto do empregador quanto do empregado e ser dado de duas formas: trabalhado ou indenizado.

O empregado que trabalha até um ano em regime CLT tem direito a 30 dias de aviso prévio. Quando o período trabalhado for maior que 365 dias, para cada ano adicional no local, é necessário acrescentar três dias – até o limite de 3 meses, quando não há mais acréscimos.

Quando o aviso for trabalhado o empregado continua exercendo sua função normalmente, sendo a jornada de trabalho reduzida em duas horas diárias ou sete dias ao final do prazo, sem prejuízo salarial. O aviso indenizado ocorre quando há o desligamento imediato, cabendo ao empregador ou empregado indenizar o aviso à outra parte.

Prazos para pagamento

Quando se tratar de aviso prévio trabalhado, o prazo mínimo para pagamento da rescisão é de trinta dias, contado a partir do dia seguinte ao comunicado feito por escrito, sendo dia útil ou não, podendo ainda variar de acordo com cada sindicato. Se for aviso prévio indenizado, o prazo para pagamento é o décimo dia, contando a partir da notificação.

Proventos e descontos

Na elaboração da rescisão deverão ser discriminadas todas as verbas que compõem a remuneração do empregado, ou seja, salário, horas-extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, adicional de insalubridade, adicionais por tempo de serviço, gratificações de funções , férias, décimo terceiro etc.

Deverão ser discriminados também os descontos legais como contribuição previdenciária (INSS), Imposto de Renda, Contribuição Sindical, faltas, bem como aqueles que forem expressamente autorizados pelo empregado.

FGTS na rescisão

O FGTS foi criado para compensar o funcionário pela estabilidade. É obrigação do empregador depositar, mensalmente, em uma conta no nome do empregado, junto à Caixa Econômica Federal, 8% do salário da cada empregado. Na rescisão de contrato sem justa causa o trabalhador poderá sacar seu fundo de garantia que equivale a mais ou menos um salário por ano trabalhado. O empregador quando demite sem justa causa tem a obrigação de pagar uma multa que equivale a 50%do saldo constante na conta do empregado. Deste total 40% cabem ao empregado e os outros 10% ficam para o governo.

Comunicação de dispensa – CD e Requerimento do Seguro Desemprego

Comunicado de dispensa - CD é uma declaração feita pelo empregador ao empregado relatando que está sendo demitido da empresa e informando se terá que cumprir o aviso trabalhado ou será indenizado.

Ao ser dispensado sem justa causa, o trabalhador receberá do empregador o formulário próprio "Requerimento do Seguro-Desemprego", em duas vias, devidamente preenchido.

A assistência financeira é concedida em no máximo cinco parcelas, de forma contínua ou alternada, a cada período aquisitivo de dezesseis meses, conforme a

seguinte relação:

• três parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo seis meses e no máximo onze meses, nos últimos trinta e seis meses;

• quatro parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo doze meses e no máximo 23 meses, nos últimos 36 meses;

• cinco parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo 24 meses, nos últimos 36 meses.

Período aquisitivo é o limite de tempo que estabelece a carência para recebimento do benefício. Assim, a partir da data da última dispensa que habilitar o trabalhador a receber o Seguro-Desemprego, deve-se contar os dezesseis meses que compõem o período aquisitivo.

Carta de preposição para pessoa que for fazer homologação no sindicato ou documento de representação

Quando o trabalhador pede demissão ou é demitido sem justa causa é preciso uma homologação, que é a conferência feita pelo sindicato para verificar se os valores pagos ao trabalhador na rescisão estão corretos.

A empresa através de uma Carta de Preposto, assinada por um dos sócios, nomeia um responsável para representa- lá no ato da rescisão.

AS TENSÕES NO AMBIENTE DO TRABALHO

O que é estresse?

Estresse é uma reação do organismo a situações tensas, grandes eventos ou difíceis adaptações. São reações físicas, mentais e hormonais que quando ativadas deixam o corpo em estado de alerta. Isso explica a aceleração cardíaca e o estado de vigilância.

O nível de estresse dos trabalhadores aumentou consideravelmente nos últimos anos. Segundo a especialista Marilda Lipp, presidente do Instituto de Psicologia e Controle do Stress, o alastramento do estresse se deve a uma mudança de valores associada ao avanço tecnológico, que estimula o trabalhador a ficar em constante estado de alerta.

“As pessoas vivem como se estivessem no meio de um furacão, sempre colocando força e energia extrema em tudo o que fazem”, explica Lipp. “Mas esse ritmo enlouquecido não está nos garantindo felicidade e bem-estar.” Por isso, as pessoas adoecem.

Todo estresse é ruim?

Nem todo estresse é ruim. O estresse negativo é aquele que esgota sua capacidade de adaptação e ultrapassa seus limites, já o estresse positivo é o que dá impulso para superar seus limites mas somente é possível em uma fase inicial de estresse.

Existe um estresse positivo, que alerta, aumenta a adrenalina e anima. Ele ajuda na produtividade e dá asas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com