TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.173 Palavras (13 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA

PÓLO: TAGUATINGA (DF) SANTA TEREZINHA

GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

PROFESSORA EAD: HELENROSE A DA S PEDROSO COELHO

PROFESSORA – TUTOR À DISTÂNCIA: VALÉRIA ROSSI LORENÇO

TUTOR PRESENCIAL: THAIS CRSITINA SILVANO DOS SANTOS

TURMA: TERÇA / QUINTA

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

TAGUATINGA – DF

6 JUNHO – 2013

ANDRÉIA DO NASCIMENTO ASSIS

RA – 4340834967

GERLANE DE MELO FERREIRA

RA  3876750268

ROSEMARY DOS ANJOS SILVA

RA  3808635274

SARAH DA SILVA MACEDO

RA  4351869072

SUELI ROCHA

RA – 4311751680

TAGUATINGA – DF

JUNHO – 2013

SUMARIO

Resumo.........................................................................................3

Abstract.........................................................................................3

Introdução......................................................................................4

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Andreia do Nascimento Assis

Gerlane de Melo Ferreira

Rosemary dos Anjos Silva

Sarah Silva Macedo

Sueli Rocha

RESUMO

Palavras chave:

ABSTRACT

Key Wotds:

Os dois fatores fundamentais a determinar o desenvolvimento econômico são a taxa de acumulação de capital em relação ao produto nacional, e a capacidade de incorporação de progresso técnico à produção. O fator principal a determinar a maior ou menor aceleração do desenvolvimento capitalista é a existência ou não de uma estratégia nacional de desenvolvimento.

O desenvolvimento econômico é um fenômeno histórico que passa a ocorrer nos países ou Estados-nação que realizaram sua Revolução Capitalista. Sendo um fenômeno relacionado com o surgimento das duas instituições fundamentais do novo sistema capitalista: o estado e os mercados. Para uma melhor compreensão é preciso definir com mais clareza algumas expressões. Em cada estado-nação teremos uma nação ou sociedade civil e um estado. Entende-se aqui por nação uma sociedade que compartilha um destino comum e logra se dotar de um estado para ser seu instrumento de ação coletiva; por estado, a organização com poder para definir lei, e a própria ordem jurídica que esse estado garante, por estado-nação, ou país, o território soberano formado por uma nação, um estado e um território. Em ambos os casos o poder dos cidadãos será ponderado por seu dinheiro, seu conhecimento e sua capacidade de organização, mas a nação tem geralmente uma conotação política mais abrangente ou mais popular do que a sociedade civil.

Para que haja desenvolvimento econômico a experiência histórica ensina que é essencial que as instituições garantam, em primeiro lugar, a ordem pública ou a estabilidade política, em segundo lugar, o bom funcionamento do mercado, e em terceiro lugar, boas oportunidades de lucro que estimulem os empresários a investir e inovar. No processo de desenvolvimento econômico o objetivo geral por parte das nações de suas elites e de seus governos é a melhoria do padrão de vida da população.

O desenvolvimento econômico ou melhoria dos padrões de vida é um dos quatros maiores objetivos políticos a que se propõem as sociedades nacionais ao lado da segurança, da liberdade e da justiço social. É um objetivo fundamental que não se opõe aos outros três no médio prazo, mas que terá que ser permanentemente submetido a compromissos em função dos conflitos de curto prazo.

PIB

Produto Interno Bruto é o soma de todos os serviços e bem produzido em uma determinada região seja, continente, país, estado ou cidade num período que pode ser mês, semestre ou ano. O índice foi desenvolvido em 1990 pelos economistas Amartya Sem e MahbubulHaq, e vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento no seu relatório anual.

O PIB se expressa em valores monetários, sendo um importante indicador da atividade econômica de uma região. No calculo do PIB não são considerados os impostos de produção (matérias-primas, mão de obra, impostos e energia). Os investimentos das empresas também influenciam para o PIB das regiões, se as empresas crescem, expandem suas atividades, contratam trabalhadores, movimentando a economia. Os juros altos também atrapalham, pois os empresários não investirão se tiverem que pagar juros altos. Os gastos do governo  são outro fator que impulsiona o PIB. As exportações também fazem o PIB crescer, pois mais dinheiro entra no país e é gasto em investimento e consumo.

Para se calcular o PIB de uma determinada região utiliza-se a seguinte formula:

PIB = C+I+G+X-M onde, C (consumo privado), I (investimentos totais feitos na região), G (gastos dos governos), X (exportações) e M (importações).

PIB per capita

Este indicador é calculado a partir da divisão do PIB pelo numero de habitantes da região. Ele indica quanto cada habitante produzido em determinado período.

PIB Brasileiro

De acordo com o instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia brasileira cresceu 2,3% no ano de 2013. Em valores correntes chegou a R$ 4,84 trilhões e o PIB per capita atingiu R$ 24,065.

O PIB brasileiro é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), instituto federal subordinada ao Ministério do Planejamento, desde 1990. Antes disso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) era responsável pela mediação. Em 1953, foi publicado pela primeira vez nas Nações Unidas o calculo da produção nacional baseado em um documento de Richard Stone com um titulo de “A primeira versão do manual de conta nacional”.

Índice GINI

O índice de Gini é talvez o mais conhecido indicador de distribuição de renda, foi desenvolvido pelo matemático Italiano Corrado Gini. Mede o grau de desigualdade na distribuição de indivíduos segundo a renda domiciliar per capita. Sem valor varia de 0 (zero) quando não há desigualdade ( a renda de todos os indivíduos tem o mesmo valor) à 1 (um) quando a desigualdade é máxima (apenas um detém toda a renda da sociedade e a renda de todos os outros indivíduos é nula). O índice Gini é apresentado em pontos percentuais (coeficiente x 100).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (274 Kb)   docx (99.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com