TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ORGANIZACIONAL UMA BREVE INTRODUÇÃO

Por:   •  15/5/2020  •  Artigo  •  1.814 Palavras (8 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 8

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ORGANIZACIONAL – UMA BREVE INTRODUÇÃO

        Um ambiente competitivo de negócios é decorrência cada vez maior de uma administração eficaz do ser humano. Estrutura, tecnologia, recursos financeiros e materiais são aspectos meramente físicos e inertes que precisam ser administrados inteligentemente por meio das pessoas que constituem a organização. A qualidade dos funcionários de uma organização, seus conhecimentos e habilidades, entusiasmo e satisfação com seus cargos, seu senso de iniciativa para gerar riqueza, tudo isso tem forte impacto na produtividade da organização, no nível de serviço ao cliente, na reputação e na competitividade. Para qualquer que seja a área empresarial escolhida, o futuro líder necessita ter uma visão sobre como lidar com assuntos relacionados com pessoas para alcançar o seu sucesso profissional e levar a sua organização rumo à excelência e à competitividade. Para as empresas inovadoras, o capital humano é reconhecido como uma competência fundamental para o desempenho organizacional e se baseia nas habilidades e experiências individuais em relação ao trabalho realizado.

        O capital humano se desenvolve por meio da educação e experiência do indivíduo, juntamente com habilidades e treinamentos. No que concerne ao desenvolvimento, a educação tem papel primordial. Quanto mais o indivíduo investir na auto-formação, na constituição do seu "capital pessoal", tanto mais valor de mercado terá. Nesta lógica, é preciso considerar alguns aspectos: o ser humano que se insere neste contexto e o fato de que os indivíduos não são dotados de igualdade, de modo que, para alguns a formação exige muito mais esforços do que para outros e por uma série de variáveis, continuar os estudos trata-se, portanto, de uma decisão pessoal. Contudo, já notou o quanto o contexto no qual estamos inseridos está carente de pessoas engajadas, qualificadas e que buscam fazer a diferença positiva no meio que as cercam a partir de ações que visam a excelência? Daí a importância de pessoas capacitados em estimular e liderar pessoas neste processo.

        Como se sabe, o cenário mundial tem mudado velozmente, tornando as organizações cada vez mais competitivas e desafiantes. O trabalho tem sido cada vez menos físico e mais mental. As pessoas deixaram de ser fornecedoras de mão-de-obra para serem alçadas à categoria de fornecedoras de conhecimento e de competências. Desenvolver talentos, conservá-los e saber aplica-los para obtenção de retornos de capital humano, para o desenvolvimento organizacional e econômico na sociedade em que ele está inserido, é um diferencial. Neste contexto, a contribuição das pessoas tem sido valorizada mais do que nunca. Diferentes tipos de investigações apontam ser imperativo o gerenciamento adequado de pessoas, mas, infelizmente, ainda existem muitas lacunas nesse sentido, ou seja, necessita-se de mais estudos a respeito. Afinal, pessoas são complexas!

        Gerenciar o comportamento organizacional é primordial para a vantagem competitiva e requer maior conhecimento a respeito para aplicá-lo sabiamente. Parece ser algo simples, referente ao cotidiano, e talvez por isso seja muitas vezes negligenciado. Além de senso comum, exige estudo, compreensão, reflexão e até mesmo revisão das propostas por ora estabelecidas no “mundo das organizações”. Não é preciso ser um especialista em comportamento, contudo, ao se administrar pessoas é vital saber quais as ferramentas a serem usadas, os profissionais a serem solicitados em situações específicas, entre outros aspectos. Pesquisas comprovam que as pessoas são a vantagem competitiva para qualquer organização, assim, adquirir conhecimentos sobre como administrar com eficácia seu comportamento torna-se fundamental, especialmente aos profissionais que atuam ou desejam atuar como líderes.

        A habilidade em lidar com pessoas é um requisito importante para a atuação em cargos de liderança. De qualquer modo, atuando ou não em cargos de liderança, por si só a compreensão de alguns aspectos relacionados ao comportamento humano poderá auxiliar na obtenção de um melhor desempenho nos diferentes papéis a serem executados ao longo da vida. Não é algo fácil, pois exige esforço (algo que não é natural), mas vale a pena na medida em que percebemos seus resultados. Persistência também é outro atributo vital nesta jornada. E disciplina, muita disciplina! É necessário saber aplicar os conhecimentos do CO (Comportamento Organizacional) nos ambientes organizacionais por meio da aplicação de um modelo de gestão estratégica de pessoas, com foco no comportamento e nos processos, e não em questões administrativas.

        Contudo, nesse cenário é preciso considerar que o modelo de gestão comumente aplicado em muitas organizações, tem aberto um espaço gerador de sentimentos confusos e desordenados por conta dos modelos e práticas ao qual muitos trabalhadores estão submetidos, repercutindo tanto na forma como o trabalhador está exercendo sua atividade, quanto no modo como sua saúde está sendo afetada. Faz emergir a necessidade de olhar para o trabalhador como um sujeito, que foi perdendo muito do seu modo de ser humano, em benefício das questões do mundo da empresa e do capital. São essas preocupações que precisam ser consideradas em práticas para o desenvolvimento humano: resgatar, em prol do humano do trabalhador/executivo, sua espontaneidade, sua capacidade de criar e sua sensibilidade, para as organizações poderem dispor de sujeitos/trabalhadores mais apropriados às reais demandas presentes no mundo do trabalho. É preciso caminhar para que as práticas realmente apropriem-se e cuidem do lado humano do sujeito trabalhador. Desenvolvimento do capital intelectual ou do desenvolvimento do potencial humano? Pessoas são ativos tangíveis, intangíveis? Vamos refletir um pouco mais a respeito?

        Segundo Mayo (2003), a maioria dos executivos-chefes se apressaria em concordar com a noção, já usual, de que o quadro de funcionários é o maior ativo de uma empresa. Contudo, dentro de uma companhia, nem sempre as pessoas têm a oportunidade de vivenciar decisões e políticas que reflitam isso na vida do dia-a-dia. É mais provável que vejam sua empresa ser administrada com olhos na eficiência e na minimização dos custos. Ao perguntar a grupos de pessoas como eles percebiam a realidade no Reino Unido, descobri que só menos de 20% achavam que as decisões tomadas pela alta executiva condiziam com o discurso sobre o valor real da pessoa. O contador que certa vez me descreveu o funcionário (admitidamente com um sorriso) como um "custo ambulante sobre pernas" está de certo modo mais próximo da realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com