TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIÁRIO DE CAMPO

Por:   •  13/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO REDENTOR

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Aluno (a): Sylvia Gomes dos Santos Barboza

Disciplina:

 

Oficina de Supervisão de Estágio II

Diário de Campo III

 IDENTIFICAÇÃO:

Data: 06/09/2019

Tipo de atividade: Projeto Primeiros Passos

Quantidade de horas: 8hs

Estudo de Caso

 Dinâmica:

Na presente data pude acompanhar o atendimento da Assistente Social do Centro de Atendimento Clinico de Itaperuna/RJ – CACI junto as famílias do Projeto Primeiro Passos, este projeto trata do acompanhamento periódico e sistemático das crianças recém nascidas do município de Itaperuna/RJ para avaliação de seu crescimento e desenvolvimento, orientações aos pais e/ou cuidadores sobre a prevenção de acidentes, aleitamento materno e orientação alimentar no período de desmame, higiene individual e ambiental, assim como a identificação precoce de alterações no desenvolvimento infantil, com vistas à intervenção precoce, afetiva apropriada.

Para isso contamos com a atuação de uma equipe altamente capacitada composta por médico pediatras, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e a assistente social que acompanham às crianças e sua família por meio de consultas, grupos educativos e visitas domiciliares.

Movimento teórico-metodológico

Esse projeto é mais uma parceria do Centro Universitário Redentor e o CACI onde juntos contribuem para o melhor amparar e orientar a população do município de Itaperuna/RJ e região. O CACI é uma instituição que tem como base um trabalho totalmente transdisciplinar, ou seja:

 “A Transdisciplinaridade é complementar à abordagem disciplinar; ela faz emergir novos dados a partir da confrontação das disciplinas que os articulam entre si; ela nos oferece uma nova visão da Natureza e da Realidade. A transdisciplinaridade não procura o domínio de várias disciplinas, mas a abertura de todas as disciplinas ao que as une e as ultrapassa”
- Convento da Arrábida, 6 de novembro de 1994 – (artigo 3º da Carta da Transdisciplinaridade)

         Desta forma cada profissional irá contribuir com o saber em sua área em prol de melhor atendimento aos seus usuários, unindo suas técnicas e seus saberes metodológicos, contribuindo na valorização e na qualidade funcional na vida da população usuária das atividades institucionais.

Ambos desenvolvem um atendimento ambulatorial com o fim de atender as crianças e orientar as famílias da melhor forma possível e desta forma cuidar cada dia melhor da saúde física e metal de seus usuários.

REFLEXÃO ÉTICA:

Em suma, o atendimento realizado nesta ocasião, mostrou a união dos profissionais vinculados a instituição para o atendimento à população. É um dos deveres do/a Assistente Social estar articulado com outros profissionais assim como diz o código de ética profissional art.1º “VX – Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste código e com a luta geral dos/as/ trabalhadores/as;”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (147.7 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com