TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimentismo E Serviço Social

Por:   •  26/9/2018  •  Resenha  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 3

Pan-Americanismo “Monroísta”, Desenvolvimentismo E Serviço Social.

No século XVIII, as jovens repúblicas tem a necessidade de unirem esforços para mútua defesa perante a Europa, após o processo de colonização que esses países passaram, com os EUA sendo o primeiro país da América a se libertar do seu colonizador.

Contra qualquer intromissão de outros continentes, e com princípios que visam a preservação da integridade, a solidariedade política e econômica dos países americanos, vai surgir o movimento Pan americanismo, para garantir uma identidade americana dentro do continente americano.

  Nesta época foi desenvolvido duas formas distintas para este “ projeto de solidariedade continental “, em primeiro lugar o bolivarismo e em segundo o monroísmo.

1.Bolivarismo

Na América do Sul, o venezuelano Simon Bolivar, líder da luta pela liberação de diversas colônias, como Equador, Peru, Colômbia, Bolívia e a própria Venezuela, acreditava que existia uma necessidade de união continental frente à possível contra-ofenciva da Espanha, apoiada pela Santa Aliança.

Bolivar queria unir os países latino americano em um grande bloco continental, com o objetivo de organizar uma confederação, porém o pan-americanismo só teve sua primeira manifestação de fato em 1826, no Congresso do Panamá.

A reunião no congresso foi totalmente fracassada e ineficiente por vários motivos, porém as ideias de Bolívar foi a base ao solidarismo continental.

2.Monroísmo

A Doutrina Monroe ( 1823 ), elaborada pelo então presidente James Monroe, que vendo a insatisfação do atual governo, tendo assumido uma política de isolamento contra as intervenção dos europeus, por não concordar com suas práticas após a Santa Aliança em 1815. Com o objetivo de não se sujeitarem a dominação dos países de potência européia, buscando manter livre suas influências, para que assim pudessem garantir um comércio livre com países independentes.

Monroe utilizou o lema “ A América para os americanos “ , onde acabou reforçando ainda o isolamento dos Estados Unidos, crescendo assim a hegemonia na América Latina.

Inicialmente essa Doutrina foi elaborada como medida de segurança para proteger os Estados Unidos contra a ameaça de uma invasão européia em seu território, porém não estabeleceu grandes vantagens econômicas para os Estados Unidos. Com o fim das práticas mercantilista, grande parte dos países americanos preservou as relações comerciais que tinham com suas antigas possessões coloniais.

3. O pan-americanismo posterior á guerra e a OEA

Após a Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional em 1945, os EUA organiza sua hegemonia mundialmente. Firmando outra etapa do pan-americanismo-monroísta durante a segunda guerra mundial, onde os países latino-americanos se tornam dependentes dos EUA.

A Organização dos Estados Americanos ( OEA ) foi criada com o suporte estratégico de determinadas bases militares do pan-americanismo-monroísta, para o tratado Inter-Americano de Assistência Recíproca ( TIAR ), consolidando a segunda fase do pan-americanismo.

Mostrando ser mais elaborada organicamente e juridicamente essa segunda fase possibilitou os Estados Unidos aprofundar legalmente sua intervenção e domínio no continente.

Em 1910 já havia sido fundada a UPA ( União Pan-americana ), porém a mesma foi  recuperada e inserida na categoria de Secretária Geral da OEA, que ficava em Washington. Dentro da UPA teríamos o departamento de Assuntos Econômicos  e Sociais, com a direção da Divisão de Assuntos Sociais, organiza-se a Seção de Serviço Social, através da qual a OEA, desenvolveu sua influência direta na formação e prática dos assistentes sociais latino-americanos, mobilizando ideologia e política, com uma proposta norte americana do desenvolvimento de comunidade como técnica  e campo de intervenção profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com