TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Econômico

Por:   •  5/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.625 Palavras (15 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SERVIÇO SOCIAL

     Márcia Regina Bezerra RA: 4735916990

Syntia Maria Da Silva RA: 3824682359

                                                                      ATPS

Assessoria e Consultoria em Serviço Social

Tutora presencial: Ana Maria Claro

Tutora a Distancia:Ma. Ana Lúcia A. Antonio

Limeira 19/11/2015

CIDADE/ UF

2015

INTRODUÇÃO: 

Este trabalho destina-se a desenvolver os conceitos de assessoria e consultoria dentro do campo de Serviço Social, mostrando algumas áreas de atuação, como assessoria e consultoria a outros profissionais da área, organização política dos indivíduos e na gestão de políticas sociais. Veremos que a prática da assessoria para o Assistente Social emergiu há algumas décadas e é uma ampliação do seu campo de trabalho, pois se iniciou nos anos 80 juntamente com os movimentos sociais e o processo de renovação da profissão. Assim, ainda não há muitos estudos sobre o tema, porém, tentaremos esclarecer ao máximo as questões mais importantes dessa prática.

Ao final, elaboramos uma carta-proposta destinada ao campo de gestão de políticas sociais, a qual mostra através de citações a relevância do Assistente Social como profissional melhor habilitado a exercer essa função.

         Conceito de Assessoria/Consultoria/Consultor

Assessoria: Equipe de apoio a decisão, pode ser uma equipe de campanha presidencial, membros de Estado- Maior das forças armadas, gerentes que assessoram o presidente de uma empresa.

O assessor é alguém que presta assistência, auxílio ou ajuda á outra pessoa ou instituição. O consultor dá pareceres e trata de assuntos técnicos de sua área de especialidade á outra pessoa ou instituição isso é possui uma ação mais pontual.

Consultor: Pessoa qualificada que junto á uma empresa dá pareceres e trata de assuntos técnicos de sua especialidade.

                          Consultor é o profissional qualificado, geralmente com instrução superior em uma área, possuidor de sólida experiência especifica na área em que presta serviços de consultoria.

                               Um consultor profissional tem como principal atividade a prática de consultoria de

                                    Organização geralmente realiza o treinamento das pessoas envolvidas no processo

                                                                                                                                    (TERRA,2002). 

   

Assessoria /Consultoria: Podemos afirmar que não é algo novo na profissão de assistente social, sabemos que essas práticas nos dias atuais estão diretamente ligadas á maturidade intelectual da profissão demonstrada a partir da década de1980consequentemente vinculada ao projeto ético político da profissão.

 Em razão da necessidade de se realizar uma pratica sempre crítica da realidade social sobre a qual pretende intervir, decidiu-se discutir o uso e a recorrência dessas ações para o conjunto da profissão tendo em vista a utilização cada vez mais comum no âmbito do Serviço Social.

Assim o profissional de Serviço Social sempre que solicitado para elaborar um parecer técnico inicia um trabalho de pesquisa, levantamento de dados, validação dos dados obtidos, estudos, documentação de processos e a elaboração de documentos com resultados de todo o trabalho fundamentados nas fontes disponibilizadas.

Breve Histórico das Práticas de Assessoria e Consultoria no Serviço Social

A trajetória das práticas de assessoria/consultoria no Serviço Social teve suas raízes no final dos anos 1970 e inicio dos anos 1980(período de ditadura militar) e acompanhou os movimentos sociais e o processo de renovação da profissão.

O trabalho dos assistentes sociais durante o processo de renovação foi de grande importância porque foi daí que surgiu o meio de ter seu campo próprio de estágio.

 Para o graduando de Serviço Social e esse período serviu também como revisão curricular do curso aprovado pela categoria em 1979.

Por ter um caráter extremamente interventivo o novo currículo profissional levou o aluno a uma compreensão da formação com base na teoria, na história e no método.

A formação do assistente social deve ser contínua que se inicia na graduação e prolonga–se por sua vida profissional.

O conhecimento não está pronto ele é construído e reconstruído continuamente sob esta ótica, inserem-se nas instituições que trabalham com o ensino superior, as quais possuem responsabilidade de construir esse saber, de preparar o aluno para pensar criticamente e criativamente.

Para os assistentes sociais no mínimo conhecer a realidade sobre a qual operam nas suas particularidades e singularidades, desnudar, avaliar, criticar e denunciar a proposta neoliberal no sentido de propor políticas alternativas implica que os assistentes sociais aprofundam seu nível de articulação interna e externa, determinar objetivos profissionais a consequencia de apreensão do movimento da realidade social, garantindo, ampliando e facilitando o casso dos crescentes contingentes populacionais aos direitos sociais, qualificar as praticas...

Como é possível contribuir por meio de assessoria, consultoria ou supervisão profissional, para a atuação de outros assistentes sociais?

 Deve ser referenciada nas matrizes teóricas que norteiam a profissão e deve sempre estar preocupada com a qualidade de exercício profissional dos assistentes sociais. É importante lembrar a importância de cada um no enfrentamento da questão social, no horizonte do campo profissional que lhes compete.

A demanda por assessoria /consultoria não se justifica apenas por amadurecimento intelectual do Serviço Social, mas também por questões conjunturais que permeiam em nossa sociedade. Cabe ao assessor um constante processo de auto capacitação  (Matos, 2010) para que possa atender e realidade sobre qual assessora e sobre os temas que surgem no decorrer do processo. O assessor deve compreender que não cabe a decidir o que será feito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (217.7 Kb)   docx (166.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com