TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Econômico Globalização

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

 VANESSA  

 7034526268

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

[pic 5]

Introdução

O seguinte trabalho tem como objetivo apresentar as definições de “Globalização e Outsourcing”, além detalhar um estudo de caso sobre a intersecção da empresa Coca Cola e a globalização e como isso causo um impacto no comportamento das pessoas pelo mundo.    

Descrição das definições de globalização

Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. No entanto a globalização e a tentativa de resolver essa acumulação do capitalismo evidenciada a partir da década de 1970 com a primeira crise do petróleo, desde então teve um inicio uma crescente disseminação da competitividade entre as empresas transnacionais. Para Mauro (1968), a globalização passou por três períodos: - O primeiro de 1450 a 1850, onde ocorreu a fase mercantilista da economia-mundo europeia. O segundo de 1850 a 1950 caracterizou-se pelo expansionismo capitalista industrial-imperialista e colonialista. Já no último período, que ocorre entre1950 até os dias atuais, corresponde a intensificação capitalista que se deu a partir do fim da Segunda Guerra Mundial.

No decorrer das pesquisas  observamos a ocorrência de impactos causados pela tecnologia e globalização, onde ocorre um aprofundamento das desigualdades sociais ocasionado pela imposição dos mecanismos ideológicos. Além disso, a transmissão do conhecimento proporcionado pela educação formal auxilia para a disseminação das tecnologias de informação.

Desta forma, o processo educacional deverá proporcionar condições favoráveis ao processo pedagógico, adotando conceitos essenciais que reforcem a educação como um direito natural do cidadão. Da mesma forma deve-se primar pela qualidade da equipe pedagógica, pois esses são os responsáveis pela atividade de integração social e são primordiais nesse processo de globalização.

Definição de outsourcing

O termo Outsourcing é uma palavra em inglês, que significa em tradução literal: “out” = “fora” e “source” ou “sourcing” = “fonte”. Ou seja, está relacionado com a utilização estratégica de fontes externas de mão-de-obra de uma empresa. Basicamente, falar em outsourcing significa falar em “terceirização”, termo mais conhecido no Brasil. É a ação tomada pelo gestor de uma empresa em obter mão-de-obra de uma fonte externa à organização. Temos como exemplo algumas empresas que se encaixam no ramo do outsourcing como: Facebook,TAM, Toyota entre outras.

Estudo de caso: “Resenha –Coca Cola Company”

 Coca-Cola esta inserida no mercado desde meados do ano 1886 e desde então vem tomando conta do mercado sempre atendendo aos mais diversos gostos da população mundial, pois estar presente em mais de 200 países e só no Brasil é representada por mais de 200 empresas em atividades detendo mais de 50% do mercado, e no âmbito mundial a mesma detêm 60% do mercado de refrigerantes. A Coca-Cola tem investido em mais de 500 marcas de bebidas para atender os diversos mercados, gostos, e se manter como a preferida.
Quando falamos de economia, estamos dizendo sobre a importância e evolução das vendas de um produto. No caso da Coca-Cola, podemos dizer que seu mercado estar bem próximo do que chamamos de Oligopólio, onde um grupo de empresas domina o comercio de um determinado produto ou serviço. Como vimos no parágrafo anterior com as porcentagens, a Coca-Cola tem dominado o comercio com suas variedades e Marketing.
 Posso afirmar que a Coca Cola foi uma das empresas que apresentou maior impacto na globalização no século XXI, as ações da empresa direciona-se sustentabilidade, onde lançou no Brasil a proposta de ate 2020 ser neutra em água e reciclar sua embalagem e 100%, métodos esses que garantem que a marca continue no topo do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (145.2 Kb)   docx (338.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com