TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EXAME DE RECURSO

Por:   •  31/1/2023  •  Bibliografia  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 3

EXAME DE RECURSO

Issufo Mango                

1 –

Desenvolvimento é um conceito muito amplo usado para referir o quão proficiente uma nação ou país é em vários aspetos económicos (cujo crescimento é fundamental ao conjunto abrangente em questão) e/ou relacionados com emprego (como salários, taxa de desemprego, taxa de empregabilidade ou um balance apetecível), de educação (antes, no, depois do ou até fora do ensino superior), culturais, de saúde (principalmente na conjuntura atual…) jurídicos/judiciais/de justiça, de defesa (para atingir a situação de segurança nacional, Filipe Duarte), ambientais, estabilidade político-social (doméstica e externa), entre muitos outros. Por seu lado, o subdesenvolvimento é o que se verifica quando vários destes parâmetros estão severamente abaixo do desejável, conforme o país em apreço.

2-

Dentre esses conceitos decidi abordar os seguintes: o crescimento (económico), a vantagem comparativa e vantagem competitiva. O primeiro refere-se a um processo contínuo de expansão e otimização da alocação de recursos para “fazer mais com menos”, maximizando também o lucro e o velar dos [Stakeholders] em determinado panorama. Sem esta dinâmica um país nunca poderá desenvolver-se plenamente, não sendo menos verdade que o crescimento económico é condição necessária, mas não suficiente ao desenvolvimento. O segundo, VC, remonta à teoria clássica da Economia, instituída por Adam Smith e o seu discípulo David Ricardo. Tem como objetivo uma nação se focar na produção e troca (comercial internacional) do bem que utilize o fator de produção mais abundante, em termos relativos, da forma mais intensiva possível. Por fim, a CMP já é um conceito mais dinâmico, por assim dizer, que a VC: segundo autores como Mike Posner e Mikey Porter, a inovação é uma contenda (mas não da honra…) entre atores, principalmente empresas, na cena global. O objetivo é maximizar lucros e ultrapassar os rivais, mantendo uma posição de hegemonia comercial durante a maior parte do tempo, incluindo a nível tecnológico (tech gap). Além disso, ao contrário da VC, que se fia muito em fatores produtivos “básicos”, isto é, herdados, como o clima ou a população, a VComp requer uma atitude algo mais proativa de criação de desequilíbrios com fatores “avançados”, gerados a partir dos anteriores (tecnologia, formação profissional…), num mundo globalizado e globalizante onde os outros são rivais e aliados circunstanciais.

4 – Indique quais são os atores mais relevantes relacionados com a problemática do desenvolvimento e do subdesenvolvimento.

Os atores mais relevantes relacionados com a problemática do desenvolvimento e do subdesenvolvimento é o Homem, enquanto ser social e sociável, os Estados e, e os seus vários ministérios que têm a tarefa e responsabilidade principal de encontrar formas de satisfazer as necessidades dos seus cidadãos. Por fim, algumas organizações internacionais, que se empenham, pelo futuro e desenvolvimento de varias nações

6 – Indique algumas das perspetivas a médio prazo no que se refere ao grau de desenvolvimento para o mundo e para a Europa.

O processo de desenvolvimento não é igual para todos os países, existem muitas nações cujas conjunturas são absoluta e irremediavelmente diferentes, não sendo facilmente generalizável a continentes, muito menos a todo o mundo. Pelo fato das nações serem diferentes e muitas das vezes prosseguirem objetivos destintos vale referir que para alcançar o desenvolvimento todas as áreas são importantes, mas que sem um maior foco nas áreas de saúde, educação e economia, se torna impossível qualquer nação ser uma potência amplamente reconhecida e desenvolvida. Todas as áreas referidas são imprescindíveis porque refletem a necessidade básica humana e reverberam no futuro de qualquer nação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com