TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Curricular Obrigatório III

Por:   •  7/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.937 Palavras (12 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1.  INTRODUÇÃO        03

2.  DESENVOLVIMENTO        04

3.  CONCLUSÃO         11

4. REFERÊNCIAS         12



  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho acadêmico consiste em mostrar onde o Estágio Curricular Obrigatório III está sendo desenvolvido e ainda descrever todo o processo de Execução e de Avaliação do Projeto de Intervenção desenvolvido nesse semestre.

O Estágio Curricular Obrigatório III está sendo desenvolvido na instituição CREAS - Fundo Municipal de Assistência Social, que tem como endereço de funcionamento na Rua Floriano Peixoto, n° 113, Centro do Município de Sertânia – PE, CEP: 56600-000 Tel.: (87) 3841-1156. A instituição por sua vez atende famílias com os seus direitos violados, vitimas da vulnerabilidade e da exclusão de direitos.

O Projeto de Intervenção desenvolvido pela aluna estagiaria que tem como tema “Negligência Familiar contra o Idoso”, teve como eixo levar ao conhecimento dos idosos vitima ou não desse tipo de violência/negligência as principais políticas publicas que protegem, asseguram e punem esse tipo de ato.  

O Projeto aqui referenciado foi desenvolvido no Centro de Atenção ao Idoso da cidade de Sertânia – PE, e foram selecionados cerca de 30 idosos entre eles homens e mulheres para participar do Projeto de cunho informativo em forma de palestra.

O tema do projeto foi escolhido diante de casos acompanhados durante o desenvolvimento do Estágio Curricular Obrigatório, a aluna estagiaria em sua fase de observação, acompanhamento e pratica vivenciou alguns casos de abandono, maus tratos, falta de assistência e etc. com idosos residentes do município de Sertânia – PE.

Durante a execução e a avaliação do Projeto de Intervenção percebeu o envolvimento da equipe do CREAS para que o resultado da execução do projeto fosse positivo. Os idosos como publico alvo se empenharam ao máximo para participar, relatar e tirar duvida durante todo tempo de execução.

O desenvolvimento do projeto por sua vez teve uma aceitação positiva, onde os objetivos lançados foram alcançados obtendo assim sucesso total de execução.


  1. DESENVOLVIMENTO

O projeto de Intervenção teve o objetivo único e satisfatório de oferecer informação aos idosos do Centro de Atenção ao Idoso da cidade de Sertânia – PE do quão é importante, assegurar e ter o conhecimento diante dos direitos sociais voltados a eles e de como identificar quando os mesmos estão sendo vítimas de negligência familiar.

A aluna estagiaria tentou buscar com a execução desse Projeto de Intervenção, proporcionar ao público alvo esclarecimentos e orientações sobre os Direitos Sociais da Pessoa Idosa e contribuir com a qualidade de vida e dos serviços prestados aos idosos.

Um dos objetivos da execução do Projeto de Intervenção foi identificar as principais dificuldades que os idosos encontram quando se trata direta ou indiretamente do seu cotidiano e em suas relações sociais, familiares e institucionais e só foi possível identificar essas questões diante dos relatos feitos pelos próprios idosos no decorrer da execução do Projeto de Intervenção.

O Projeto de Intervenção se desenvolveu por meio de uma palestra desenvolvida na sala de palestra do Centro de Atenção ao Idoso da cidade de Sertânia – PE.

Para a execução do projeto foram feitos convites de forma verbal e formal aos coordenadores do Centro de Atenção ao Idoso, a fim de que os mesmos se tornassem parceiros e apoiadores do seu desenvolvimento, execução e avaliação do projeto aqui elencado. A aluna estagiaria por todo tempo de desenvolvimento e execução teve como apoiadora - orientadora a sua Supervisora de Campo a Sra. Irece Barbosa de Siqueira.

A metodologia de divulgação adotada pela aluna estagiaria foi simples, porém eficaz, tendo em vista que a mesma usou um método de propaganda através de um folheto ilustrativo com imagens, data e horário da execução do projeto.

O Projeto de Intervenção teve como metodologia palestras. Em um primeiro momento foi desenvolvido uma palestra destinada a falar sobre a importância do conhecimento dos tipos de negligência contra o idoso ministrada pela aluna estagiaria. A aluna produziu Slides, separou vídeos ilustrativos e informativos para que assim auxiliasse na compreensão do tema abordado.

A realidade do Brasil com relação ao idoso é lastimável, vez que corriqueiramente o idoso tem seu direito desrespeitado, tendo sua dignidade ferida. A violência também aumentou consideravelmente, estando presente em todos os lugares e muitos se omitem em denunciar aqueles praticam tais crimes contra os idosos até mesmo às vítimas.

Não obstante, o artigo 4.º, da lei 10.741/03, dispõe em sua redação:

"nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei."

No entanto, é costumeiro o desrespeito aos direitos dos idosos e a violência contra os mesmos. Isto é facilmente percebido na sociedade e constantemente trazido à tona pela mídia, inclusive por jornais online. Diariamente, os portais de notícias evidenciam a violência contra os idosos e, apesar de toda legislação protecional existente, os maus tratos e o desrespeito ainda continuam ocorrendo.

É lamentável que exista uma norma protetora aos idosos e que, o Estado como garantidor destes direitos, ainda não tenha obtido êxito em proteger ou, ao menos, diminuir estes índices alarmantes de desrespeito e maus tratos aos idosos, seja através de punições ou maiores fiscalizações. Deve-se ter uma maior proteção ao idoso, garantindo-lhes o mínimo de dignidade enquanto pessoa, princípio máximo do estado democrático de direito.

Estatísticas mostram que a população idosa vem aumentando e, em decorrência deste fator, a preocupação para com estes deve ser duplicada, pois segundo Oliveira (2009) apud Guimarães (2004),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (192.6 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com