TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Serviço Social

Por:   •  3/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.492 Palavras (6 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 6

    [pic 1]

_______________________________________________________________

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

THAMIRES DE OLIVEIRA RODRIGUES

PLANO ADAPTADO COVID

ESTÁGIO III

Trabalho apresentado ao curso Serviço Social, da universidade Anhanguera, para a disciplina de Estagio Obrigatório III.

                                     Porto Alegre – Rio Grande do Sul

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 ATIVIDADE: Conhecer a instituição estudada e sua utilidade no âmbito do território onde está localizada, com destaque para atuação do assistente social dentro do serviço

2.2 ATIVIDADE: Conhecer a atuação do assistente social (Gestor, Coordenador, responsável por alguma atividade específica), a organização desse serviço escolhido e as etapas do processo de acolhida e atendimento junto ao público

2.3 ATIVIDADE: Elaboração do relatório final de estágio

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema a “Atuação do Assistente Social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)”, o trabalho foi realizado na modalidade Adaptada Covid.

Analisar a atuação profissional do assistente social no CRAS é de grande relevância, visto que um dos maiores desafios encontrados pelos profissionais na atualidade é desenvolver uma capacidade profissional que permita compreender e criar mecanismos e propostas de trabalho com criatividade que permita efetivar direitos (IAMAMOTO, 2003). O estudo vai abordar temas como: conhecer a instituição e sua utilidade no âmbito do território, a atuação do assistente social, a organização desse serviço e as etapas do processo de acolhimento e atendimento ao junto ao público na sua prática profissional no CRAS.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 ATIVIDADE: Conhecer a instituição estudada e sua utilidade no âmbito do território onde está localizada, com destaque para a atuação do assistente social dentro do serviço

A presente instituição “Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro - Sul”, está localizada na Avenida Cavalhada, rua Arroio Grande nº 50 – Porto Alegre, RS.

O CRAS é um local de extrema relevância para as causas sociais e direcionado à região centro sul de acordo com a quantidade de famílias carentes ou que precisam de assistência governamental. É através dele que famílias consideradas em situação de extrema pobreza (que estão incluídas pelo Plano Brasil Sem Miséria) tem acesso a serviços para cadastrar e acompanhar os programas de transferência de renda. Sendo assim, o CRAS deve ser enxergado com uma ferramenta que objetiva fortalecer as relações da comunidade com o todo por meio da assistência social.

São serviços ofertados pelo CRAS CENTRO – SUL:

  • PAIF (Proteção e Atendimento Integrado à Família)
  • SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos)

O PAIF e o SCFV são conjuntos de atividades promovidas que visam promover o ganho social e material dos cidadãos. Em outras palavras, são serviços de acompanhamento que visam direcionar as famílias para participar de planos assistências.

O cotidiano do exercício profissional na instituição é:

  • Ofertar o serviço (PAIF) e outros serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção básica para as famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.
  • Articular e fortalecer a rede de proteção Básica Social.
  • Prevenir as situações de riscos em seu território de abrangência fortalecendo vínculos familiares comunitários.

2.2 ATIVIDADE: Conhecer a atuação do assistente social (Gestor, Coordenador, responsável por alguma atividade específica), a organização desse serviço escolhido e as etapas de acolhida e atendimento junto ao público.

O/A assistente social atua no âmbito de relações sociais, junto a indivíduos, grupos, famílias, comunidades e movimentos sociais, desenvolvendo sua autonomia, participações e exercício de cidadania, com vistas à mudança nas suas condições de vida.

O principal ponto de política do (CRAS), é atender a população que se encontra sem pertencimento social, tais como: discriminação etárias, raciais, étnicas de gênero; deficiência física e mentais e qualquer outra situação de vulnerabilidade social.

O trabalho do assistente social no CRAS é trabalhar com as demandas espontâneas e as demandas encaminhadas. Então as demandas são Cadastro Único, BPC, BPC idoso para encaminhar para o INSS, são as demandas espontâneas, como atendimento de cadastro, atendimento das condicionais idades da educação e saúde, pessoas que estão com seus benefícios bloqueados/cancelados.

Devido ao vírus Covid-19, não tive a oportunidade de participar dos acontecimentos ao público junto com o/a assistente social.

A percepção que pude ter diante o trabalho, é que o mesmo pode ampliar nossos horizontes para entender que o serviço social possa contribuir na efetivação desse modelo de gestão, se faz necessário refletir sobre a importância dessas estratégias que não tive a oportunidade de pôr em prática, mas ainda assim se fazem necessárias.

A minha avaliação sobre o trabalho, foi de extrema relevância, com muitas pesquisas aprofundadas para acompanhar o cotidiano do assistente social no CRAS, mesmo que de modo adaptado.

Ao longo da pesquisa no Centro de Referência de Assistência Social do município de Porto Alegre percebe se que existem vários desafios para a atuação profissional dos assistentes sociais nesse espaço, entre eles, o atraso do pagamento, a falta de recursos, matérias, humanos e financeiros, e outros.

Yolanda Guerra destacou que o profissional do Serviço Social vive um momento de grande desafio, diante da conjuntura atual, de profundo retrocesso e de forte reacionarismo:

 “Nós estamos vivenciando uma crise nunca antes sequer imaginada por nós. E todos os indicadores demonstram que ela vai se aprofundar nos próximos anos”, lamentou a pesquisadora, acrescentando que desemprego e precarização do trabalho, com flexibilização de direitos, desprofissionalização e imposição de um perfil multifuncional e polivalente para o trabalhador são características desta crise, se pensada no âmbito das relações trabalhistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (600.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com