TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Familismo e Políticas Sociais

Por:   •  15/9/2018  •  Resenha  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

1- Explique o que é familismo e a sua relação com o Serviço Social

Familismo é quando o estado repassa a proteção social para as famílias pobres de maneira exacerbada desresponsabilizando-se de maneira falsaria, principalmente as mulheres.

2- Cite um princípio ético e sua importância para as politicas sociais de acordo com o código de ética.

Emancipação humana, que pensa em construir a independência do usuário, de forma que o mesmo consiga seguir com sua vida de forma digna, é um ponto importante para as politicas sociais porque motiva que as politicas sejam aplicadas, para que a emancipação seja possível.

3- Qual a importância da rede primaria e da rede social para o trabalho do assistente social nas políticas sociais?

Quando o conhecimento do profissional não é suficiente se articula a rede, é um projeto coletivo que vai trazer novos olhares e conhecimentos, auxiliando e potencializando as famílias e atores sociais, por isso é muito importante.

4- De uma maneira geral existe uma ênfase no trabalho com as famílias nas políticas sociais, como você analisa essa perspectiva?

Existe uma exarcebação das políticas sociais, uma desresponsabilização do estado que centraliza e sobrecarrega as famílias, como principal responsável das questões que caberiam ao estado.

5- De acordo com Teixeira existe uma centralidade exacerbada com a família? Como você analisa esta critica.

Sim, no caso ações que deveriam ser tomadas e verificadas pelo estado mas que acabam sendo responsabilidade das famílias, que nem sempre conseguem dar conta das situações, trazendo as dificuldades que vemos atualmente nas famílias, e essas famílias acabam tendo que muitas vezes lidar sozinhas com isso. Isso é um exemplo do estado se desresponsabilizando.

6- De acordo com Bochetti o código de ética é fundamental no exercício profissional frente a reforma liberal, vimos que mais “claro e profundo” perda de direitos na logica social

A reforma liberal vai focar na privatização, focalização e seletividade, vai selecionar os pobres dos mais pobres, e o código de ética nos encaminha para direções diferentes como a universalidade de direitos, a defesa da classe trabalhadora, os princípios de direitos, e por isso o código é fundamental no exercício profissional, traz os princípios da profissão.

7- Cite um caso social de atendimento direto com a família numa estratégia familista, em uma politica X, e analise as contradições deste trabalho do assistente social.

Um caso por exemplo pode ser as mães que deixam os filhos na creche e a creche publica não tolera atrasos na hora de buscar as crianças, ameaçando as vezes acionar o conselho tutelar nos casos de atraso, sendo que essa mãe muitas vezes sai correndo do trabalho para poder chegar a tempo de buscar o filho, e sendo sozinha tem que se virar para dar conta de não perder o trabalho e ao mesmo tempo buscar o filho, isso é a família sendo responsabilizada, enquanto nas creches privadas sempre existe uma tolerância após o horário para as mães buscarem seus filhos.

8- Qual é a perspectiva no trabalho com famílias deve partir o Serviço Social  

O respeito pela família e pela rede, acompanhamento, o acesso a informação, construído na logica da dignidade e da cidadania.

9- Qual é a tendência atual do estado frente as politicas

A tendência do estado cada vez mais é de ausência, onde as famílias recebem a responsabilidade de lidar com as situações diversas mesmo as vezes não tendo condições suficientes para isso.

10- Faça uma relação e reflexão entre a temática familiar serviço social e politicas sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com