TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Governo Provisório da Republica dos estados Unidos do Brasil decreta

Por:   •  20/6/2018  •  Resenha  •  3.977 Palavras (16 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 16

Curso: Serviço Social

Disciplina: Formação Sócio Histórica do Brasil

Período : 1°

 

Brasil Republica

O Governo Provisório da Republica dos estados Unidos do Brasil decreta.

Art.1° Fica proclamada provisoriamente e decretada como a forma de governo da nação brasileira Republica Federativa.

Art. 2° As províncias do Brasil , reunidas pelo laço da federação, ficam constituído os Estados Unidos do Brasil. ( Trecho da Proclamação da Republica)

A proclamação da Republica se deveu as duas forças muito diferentes, do ponto de vista social e ideológico. Uma dessas forças era representada pelos partidos regionais, o principal partido regional era o partido republicano Paulista, a preocupação desses partidos eram fazer com que se tornassem de domínio amplo , fazendo com que cada estado tivesse domínio absoluto sobre seus territórios. Já os militares que eram outra força , tinham como intenção uma republica mais centralizada e ate mesmo autoritária, eles estavam interessados em poderá nível nacional. Essa luta entre partidos regionais e militares repercutiu de maneira invasiva , os militares usarem seu poder sob a sociedade, e se juntaram com a elite burguesa, dois governos foram exemplos disso, o de  Marechal Teodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto, e logo depois se formou uma republica civil. A maior prova que as elites civis triunfaram é a constituição Publicana  que foi aprovada em 1891  , que era o modelo da Republica Federativa , isto e o Brasil ficava dividido em vários estados e reunido em uma federação desses estados. Alem disso essa constituição seguindo bastante o modelo americano criou uma divisão de três poderes , poder executivo , poder legislativo e poder judiciário. Ainda desse período somente as pessoas alfabetizadas tinha direito de voto, essas eleições eram realizadas com votação em aberto , isso incentivava a corrupção.

         O Brasil no fim do século XIX não era muito deferente dos dias atuais em questão geográfica, só que havia varias regiões que ainda não tinham sido ocupadas. No Inicio do século XX ainda existia concentração dos povos indígenas na região  oeste de São Paulo.

        No final do século XIX e inicio do século XX  o Brasil era um pais agrícola , tudo mais era esquecido , todo crescimento econômico da primeira republica era voltada para a agricultura, seu principal eixo era a exportação de alguns produtos agrícolas. Nesse período algumas regiões ganharam destaques pela elevada produção , como o cetro-sul e o sul do Brasil, o centro-sul basicamente por conta do café, e o sul pela a instalação da pequena propriedade que foi características dos estados do Paraná, Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul.         

        À partir de 1880 surgiu a produção de borracha na região da Amazônia, ate 1910 foi o segundo principal produto de exportação brasileira depois do café, superando ate mesmo a  exportação de açúcar. A borracha gerou riqueza , outros países tinham interesse para a fabricação do pneu, a paisagem  do norte do pais mudou muito com a borracha, porque aquela riqueza concentrada permitiu um desenvolvimento econômico nas mãos dos burgueses , e sobre tudo mudando a estética daquele local , com novas construções em Manaus e Belém. Ate que surge a grande crise  da borracha, por conta das plantações Inglesas , na Ásia e na região da  Malásia começaram concorrer fortemente com a borracha brasileira.

        Havia regiões do Brasil que progrediam, mas havia  também amplas extensões no campo que eram extremamente pobres , com populações em miséria. Essa era, e ainda é uma das realidades na região nordeste.

         Dos movimentos no campo o mais importante e conhecido, foi de Canudos que se instalou no norte da Bahia entre 1893 á 1897. Havia um conselheiro (Antonio Canudos) , que orientava os morados daquela região , a fazer reivindicações para melhorias naquele local. O Governo da Republica que deveria resolver aquela situação, tomou a decisão de liquidar aquele movimento.

        Rio de Janeiro passou por uma grande transformação urbana, foram feitas transformações com as pessoas pobres, onde elas teriam que sair do centro da cidade, algumas morreram e outras foram morar as áreas de risco ( favelas ). Muitos moradores de rua , ainda eram os escravos , que não tinham pra onde ir.

        Em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro se dava inicio as fabriquetas , fabricas no fundo de quintais. Isso por conta da Primeira Guerra Mundial  , países matéria prima do Brasil estava com crise econômica , então isso fez com que o Brasil produzisse para seu próprio consumo. Mas também se deu inicio á muitas fabricas grandes , pessoas que tinham como fazer alto investimento.  

        Em 1970 se inicia uma forte imigração em massa no Brasil, esse movimento teve uma parte concentrada no sul , onde já havia alguns imigrantes alemães, e logo depois italianos, outros  concentrada em São Paulo. Esses imigrantes vinham em busca de uma melhoria de vida , pois na Europa estava dento uma crise de pobreza, e também por conta da ebulição dos escravos aqui no Brasil , eles atraiam esses imigrantes para trabalhar em suas lavouras. Os imigrantes que vinham para o Brasil , foi responsável por varias idéias socialistas , dentre essas idéias a mais importante foi a dos anarquistas , que representavam em pequenos grupos mas um grupo influente no meio operário, eles pretendiam reforçar o papel dos sindicatos , fazer com que esses sindicatos fossem de eficácia  aos trabalhadores. Esses anarquistas lutavam pelos direitos dos trabalhadores como; oito horas de trabalho, igualdade feminina, coisas desse tipo que eram importantes.

         Depois da Primeira Guerra Mundial 1914-1918, os anarquistas não conseguiam estabelecer benefícios , e os russos entram com ideologias adversárias ( 1917) eles davam importância ao estado. Em 1890-1930 se inicia uma organização dos trabalhadores, porem foi muito frágil, mas houve alguns momentos de grande efervescência esses momentos se concentraram entre 1917-1921, nesses períodos houve greves nos principais portos do Brasil. Os militares ficam contra esse movimento, pois eles acreditam que um pais mais centralizado funcione melhor.Por volta de 1927 o movimento terminou , perdeu de certo modo seu caminho , grande parte dos tementes se exilaram na Bolívia e na Argentina , outros foram presos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (140 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com