TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Meio Ambiente

Casos: O Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

1- O meio ambiente é o nosso grande "lar", um conjunto enorme de elementos que além de abrigar vida nas mais diversas formas e espécies, possui todos os recursos necessários e essenciais a nossa sobrevivência. No entanto, esses recursos são finitos e muitas vezes possuem uma estreita interligação entre eles como por exemplo a mata ciliar na formação da nascente de um rio e a partir do momento que eu desejo algo que vai além do necessário a minha sobrevivência como desmatar uma grande área de mata ciliar. Nesse processo estabeleço um impacto forte na nascente do rio e assim o meio ambiente sofre uma agressão que pode comprometê-lo seriamente provocando um grande desequilíbrio. Sua importância consiste fundamentalmente no equilíbrio da utilização dos seus recursos, pois só assim é possível de forma harmoniosa e sustentável garantir não apenas uma boa qualidade de vida a todos que nele habitam como também a sua sobrevivência e existência.

2- A crise ambiental é algo que começou a ganhar grandes proporções a partir da Revolução Industrial, paralelamente que a população mundial começou a ter acesso a novas tecnologias e melhorar sua qualidade de vida e nisso o mundo passou por uma grande explosão demográfica que resultou numa demanda cada vez maior de bens e serviços, além de uma maior produção de alimentos e maior consumo de água potável para sua sobrevivência.

Aumentar drasticamente o consumo por bens e serviços acelerou a necessidade da obtenção de muitos recursos e extração de matérias-primas e nisso o meio ambiente sofreu um impacto muito acima do mínimo necessário sem tempo para se regenerar e por consequência tivemos muitos rios, florestas e espécies animais dizimadas, além da poluição da terra, água e ar.

O aumento da população humana implicou na busca de novos espaços, o que novamente reflete novamente no desmatamento para dar espaço ao surgimento de novas cidades. O surgimento das mesmas obrigou também o aumento da produção agropecuária que também acabou impactando consideravelmente o meio ambiente.

A Revolução industrial provocou um grande efeito transformador na sociedade que é a necessidade de consumir muitos bens e serviços que não necessariamente são essenciais a sua sobrevivência e que para que possam ser fabricados novamente o meio ambiente é sempre muito impactado.

3- Alguns exemplos aspectos ambientais e impactos ambientais:

1° Aspecto ambiental: consumo de água. Impacto ambiental: alterar a oferta do recurso podendo chegar a um esgotamento.

2° Aspecto ambiental: emissão de gases. Impacto ambiental: alterar a qualidade do ar.

3° Aspecto ambiental: geração de resíduos sólidos sem descarte. Impacto ambiental: alteração na qualidade e composição do solo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com