TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Menino de Pijama

Por:   •  28/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 4

Filme: O Menino do pijama listrado

Resumo


O filme retrata a história de um garoto de nove anos chamado Bruno que vive com sua família em Berlim, na Alemanha.  A ingenuidade de Bruno chama bastante atenção e é de cortar o coração até daqueles menos sentimentais. Ele tem uma vida aparentemente normal, mora com os pais, a irmã Gretel e a babá e tem três melhores amigos. Só que tudo começa a mudar no dia em que seu pai, um oficial nazista, é transferido para um local bem longe de Berlim, Capital da Alemanha, e todos da família devem ir. Por ainda ser muito novo, o menino não se adapta bem a notícia e se mostra até um pouco egoísta. O processo de aceitação é longo e complicado. Seus melhores argumentos para voltar a casa antiga são a feiura da nova casa e a falta de amigos para brincar. O filme retrata o início da década de 1940, durante o período nazista. Juntamente com sua mãe, sua irmã, Gretel, e seu pai, recém-promovido a comandante no exército, que é enviado a outra cidade com o objetivo de liderar as tropas que ali se encontram, O garoto se despede de seus amigos em Berlim para morar em um lugar chamado Haja-Vista, onde se sente muito sozinho por não ter mais contato com seus amigos e por não possuir nenhuma criança com que possa brincar. Inocente, Bruno faz diversas perguntas tentando compreender coisas que estão acontecendo naquele lugar e é por vezes privado das reais respostas. Em seu desespero em ter alguém para conversar, tenta diálogo com pessoas que até então nem percebera estarem tão próximas, pelo fato de possuir uma família difícil demais.  Ao perceber, olhando pela janela de seu quarto, que existem pessoas como ele, porém todas com a mesma roupa, de pijamas como imagina, tenta entender o que está ocorrendo, pois há cercas separando ele de todos aqueles os quais avista ao longe. Em sua pequena aventura exploratória. Bruno acaba encontrando do outro lado da cerca um menino chamado Shmuel. Com o intuito de fazer algum amigo, o mesmo começa a conversar com o menino e descobre que ambos fazem aniversário no mesmo dia, o que é estranho para ele, pois o menino é bem menor e mais magro do que ele.
Bruno começa a considerar Shmuel seu novo melhor amigo para a vida toda, e apesar de não entender porque que ele não pode ter nenhuma criança do lado dele da cerca, enquanto do outro lado há centenas para brincar, pensava como seria melhor o outro lado. A essa altura sua mãe já descobriu que a fazenda ao lado se trata de um campo de concentração e que a fumaça preta e o forte odor que vem daquela fazenda se trata do extermínio de judeus. Ela começa a ficar angustiada com a situação, vendo a filha abandonar as bonecas e tomar uma postura totalmente diferente da que gostaria. Postura essa adquirida com as aulas particulares e do seu envolvimento com um soldado.
O que vê é o marido cada vez mais envolvido em algo que ela não gosta, assim, ela quer retornar para Berlim. Consegue fazer com que o marido aceite a ideia dela retornar com os filhos para Berlim, mas ficam sem entender quando Bruno diz que não quer voltar, logo ele que não queria deixar seus amigos de escola. Bruno vai até o amigo dizer que está indo embora no dia seguinte, vê o amigo triste porque seu pai foi levado para trabalhar com alguns outros homens e não retornou. Ele quer ajudar o amigo, mas para ajudar a procurar o amigo terá que passar para o outro lado da cerca. Combinam que no dia seguinte logo cedo ele iria até lá para procurarem juntos pelo pai do amigo, mas para isso Shmuel terá de arrumar um pijama para ele também. Bruno troca de roupa e passa para o outro lado da cerca, sendo levados no meio de um grupo que vai para câmara de gás os meninos acabam morrendo. A pureza e a ingenuidade nas atitudes de Bruno enfatizam ainda mais o horror do nazismo, que acabou de uma maneira ou de outra com a vida de muitas pessoas. A amizade de Bruno e Shmuel mostrou o mundo onde os preconceitos de diversidades, sejam eles de qualquer categoria, credo, classe social ou cor, esmagam a esperança e a vontade de se viver em paz. A guerra vista dos olhos inocentes de Bruno, a amizade verdadeira surgindo apenas em conversar, a vontade de ajudar um amigo, e emoção ao sentir o primeiro toque do amigo, um fim trágico, o filme retrará sobre a 2ª guerra mundial, e nos faz refletir sobre o verdadeiro sentido da vida, a verdadeira amizade, a inocência que já nos foi perdida. Nos mostra que credo ou nacionalidade são apenas rótulos, e o que vale é a essência e o caráter da pessoa. As cenas finais foram muito emocionantes e bonitas. Faz-nos pensar sobre o valor da amizade e das pequenas cosias da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com