TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Monitoramento e Avaliação em Serviço Social

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.413 Palavras (14 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

    CURSO DE SERVIÇO SOCIAL - 5º PERÍODO

DISCIPLINA: Monitoramento e Avaliação em Serviço Social

Profª: Ma Ana Lúcia A. Antonio

PORTFÓLIO REFLEXIVO

Caxias-MA

NOV/2013

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

   URSO DE SERVIÇO SOCIAL - 5º PERÍODO

                             DISCIPLINA: Assessoria e Consultoria em Serviço Social

Profª: Ma Ana Lúcia A. Antonio

PORTFÓLIO REFLEXIVO

                                                               Delzulene Coelho da Silva Chaves RA-1960170    

                                                               Èlida Santos da Silva RA: 193071

                                                               Larice Kennia Brito de Almada RA: 229420

                                                               Maria Madalena Da Paz Moura Batista RA: 195001

                                                               Halyson Kilmer Chaves de Morais RA: 199643

        

Caxias-MA

NOV/2013

ASSESSORIA E A RELAÇÃO COM O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL

Atualmente as praticas de assessoria podem ser prestadas por diversos especialistas, onde cada um atua em sua área de conhecimento com execução de atividades profissionais eficientes que possam atender os anseios estabelecidos nos respectivos projetos. Para melhor entendimento sobre assessoria utilizada no âmbito do mercado de trabalho, relacionado a uma empresa privada, pública, uma organização não governamental, escola, hospitais, entre outros, é importante compreender o que é um assessor.[pic 3]

Assessor coresponde a uma pessoa que é identificada como aquele que assessora ou como assistente, adjunto, auxiliar, ou seja, a pessoa que tem como função profissional auxiliar um cargo superior as suas funções. Assim, o assessor não é aquele que intervém, deve, sim, propor caminhos e estratégias ao profissional ou à equipe que assessora e estes tem autonomia em acatar ou não as suas proposições.

Todavia, o assessor deve ser alguém estudioso, permanentemente atualizado e com capacidade em apresentar claramente suas proposições. Porém a assessoria é um processo que necessita de maior tempo devido à complexidade de assuntos e ações a serem desenvolvidas na área na qual ele atua.

As praticas de assessoria, nos dias atuais, deve ser conhecida como um potencial que exerce na profissão cotidiana de um assistente social. Essas práticas se apresentam em conformidade com o mercado de trabalho específico de profissionais em Serviço Social, assim como estabelece uma relação participativa entre todos os envolvidos no contexto social.

É importante enfatizar que o trabalho de assessoria do Serviço Social teve origem a partir de experiências de campos de estágios em movimentos sociais. Sendo que foram essas experiências que deram bases para o trabalho que atualmente os profissionais de assessoria fazem junto aos diferentes segmentos comprometidos com a construção de políticas públicas.

O assistente social ao realizar uma assessoria precisa pensar a prática, além de entender as contradições existentes na realidade dos espaços profissionais ocupados pelo Serviço Social com a análise, estratégias e ações, de forma a enfrenta-las, no sentido de uma determinada ação profissional pensada e consciente. Neste contexto ressalta-se que ao assessor em seu exercício profissional cabem também preocupações éticas do fazer profissional, por meio de preservação de espaços de exercício democrático e de viabilização do projeto ético-político da atuação profissional do assistente social.

Vale ressaltar que o trabalho de assessoria não deve diferenciar o assessor como aquele que detém todo o conhecimento superior em detrimento do assessorado. Deve, sim, abranger dois polos que interagem entre si, onde o assessorado e assessor contribuem com o universo de seus respectivos conhecimentos visando conquistar um único objetivo. Assim o trabalho de assessoria na atuação profissional do assistente social é de extrema importância, pois o assessor contribui por ser um agente externo e ter um olhar diferenciado e especializado sobre a questão do problema.

 Por outro lado o assessorado contribui com o mapeamento das demandas e também a facilitação das informações necessárias à resolução dos problemas em pauta. Entretanto, a assessoria tem a responsabilidade de verificar a dimensão do trabalho, assim como dar um diagnóstico da situação vigente. No entanto, o processo de trabalho do assistente social na atividade de assessoria deve ser pensado como possível campo de trabalho, sendo necessário que cada vez mais profissionais procurem a competência da atividade de assessoria, a fim de não perderem possíveis oportunidades na atuação profissional.

 No trabalho de atuação do assistente social as práticas de assessoria exercem um papel importante, pois elas devem expressar uma concepção de profissão e de mundo e também possibilitar a interlocução entre profissionais a fim de garantirem de forma democrática o acesso dos usuários aos direitos sociais. Portanto, o trabalho de assessor no campo do Serviço Social, não se realiza de forma descolada ou superior ao trabalho do assessorado, ao contrário, ambos interagem para que o universo a ser trabalhado seja compreendido em sua totalidade e a problemática seja resolvida.

Todavia, a trajetória das práticas de assessoria no Serviço Social tem sua origem no final dos anos de 1970 e início dos anos de 1980, e acompanha a trajetória dos movimentos sociais e, consequentemente, do processo de renovação da profissão. Nesse período os movimentos sociais lutavam por melhorias das condições de vida da classe trabalhadora e mobilizavam grandes contingentes de trabalhadores na luta por direitos sociais, tais como: saúde, habitação, educação, saneamento, cultura e outros.

O trabalho dos profissionais de Serviço Social se deu junto aos movimentos sociais, por meio de campos próprios de estágio para os acadêmicos graduados em Serviço Social. Portanto, esta ação é vista como estratégia, na medida em que esse período é marcado pela revisão curricular do curso de Serviço Social, aprovado pela categoria. Assim, esse projeto de formação profissional possibilitava ao aluno a vivência de um exercício profissional comprometido com a classe trabalhadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (400.4 Kb)   docx (617.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com