TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PERFIL DAS FAMÍLIAS ATENDIDAS NO CENTRO DE REFERENCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL TURIÚBA

Por:   •  14/6/2019  •  Dissertação  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO – IESF

GRADUAÇÃO SERVIÇO SOCIAL 1° PERÍODO

ADRIANA CARVALHO

JULLE ANNE MORAIS

 O PERFIL DAS FAMÍLIAS ATENDIDAS NO CENTRO DE

 REFERENCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL TURIÚBA

 SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - MA

 

 

PAÇO DO LUMIAR - MA

2019

ADRIANA CARVALHO

JULLE ANNE MORAIS

O PERFIL DAS FAMÍLIAS ATENDIDAS NO CENTRO DE

 REFERENCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL TURIÚBA

 SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - MA

 

 

Orientador: Edvan Paz Nunes

 

PAÇO DO LUMIAR - MA

2019

Introdução

O Perfil das famílias atendidas no Centro de Referência da Assistência Social

Turiúba São José Ribamar -MA

 

O texto a seguir baseia-se  em uma pesquisa realizada no Centro de Referência da Assistência Social-CRAS, localizado na rua Clementino do bairro Turiúba em São José de Ribamar, onde vem a retratar sobre o perfil das famílias de alto risco de vulnerabilidade social.

Nesta pesquisa fala também ainda sobre os direitos que as famílias de alto risco vulnerável social tem, mas que muitas delas não e desconhecem, ou um motivo ou outro não tem acesso.

De acordo com a realização desta pesquisa, o CRAS  sendo como o responsável pela oferta de serviços continuados de proteção básica de Assistência Social, ele apresenta serviços como o PAIF- Proteção Integral a Família, programa que consiste no trabalho social com as famílias e contribuir na melhoria da sua qualidade de vida, contendo assim também os programas PBF  (programa bolsa família) e o BPC ( benefício da prestação continuada), nos quais encontram-se cadastrada famílias que se apresentavam em situações de vulnerabilidade social.

A intenção do Centro de Referência da Assistência Social- CRAS é trabalhar para que as famílias tenham autonomia respeitando raça, cor, combatendo assim qualquer forma de preconceito, com ações planejadas com base no conhecimento da realidade naquele território e do problema a ser trabalhado.

Este tema abordado nesta pesquisa é de grande e relevante importância, pois é muito interessante elaborar pesquisas a partir de experiências vividas, em se conhecer as dimensões socioeconômica das famílias que são atendidas a partir desse Centro ( CRAS ) que é referenciado como um importante papel da política de Assistente Social.

Então a relevância desta pesquisa se justifica, uma vez em que terá  por foco a análise sobre o perfil destas famílias que venham a demandar dos serviços e benefícios que são disponibilizados pela política da Assistência Social através do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS.

A constituição Federal de 1998 trata a assistência social como um direito de todos e um dever do Estado e traz alguns artigos importantes que inserem o assunto no regulamento jurídico brasileiro. A previsão constitucional ampara as pessoas que estão em situação de maior vulnerabilidade. O objetivo desse direito vai muito além de promover uma vida digna a essas pessoas, buscando também a reintegração na sociedade para que, em um tempo determinado, sejam elas capazes de seguir suas vidas independente da assistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com