TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS E BENEFÍCIOS DO ATENDIMENTO NO CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Por:   •  5/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.497 Palavras (6 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2.        DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        

3.        OBJETIVOS        

3.1.        Geral        

3.2.        Específicos        

4.        JUSTIFICATIVA        

5.        METODOLOGIA        

6.        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        

7.        CRONOGRAMA DE PESQUISA        

8.        ORÇAMENTO        

9.        RESULTADOS ESPERADOS        

10.        REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O Centro de Referência da Assistência Social - CRAS é unidade pública responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Dentre os objetivos desse serviço estão à prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais.

 A instituição é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial.

Através deste estudo busca-se demonstrar os desafios e benefícios do atendimento nos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) quanto à realização do Cadastro Único das famílias usuárias para o acesso aos programas socioassistenciais CADÚNICO e o Programa de Apoio Integral à Família (PAIF), bem como, verificar como ocorre o atendimento e acompanhamento dessas famílias e o papel do Assistente Social junto ao CRAS;

  1. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

De que forma Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) pode beneficiar seus usuários com Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚNICO) e Programa de Apoio Integral à Família (PAIF)?

  1. OBJETIVOS

  1. Geral

Demonstrar os desafios e benefícios do atendimento nos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) quanto à realização do Cadastro Único das famílias usuárias para o acesso aos programas socioassistenciais do governo federal.

  1. Específicos

  1. Identificar como é o processo e a importância do registro das famílias no CADÚNICO;
  2. Observar o perfil das famílias usuárias Centro de Referência da Assistência Social (CRAS);
  3. Facilitar a compreensão quanto aos benefícios do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF);
  4. Verificar como ocorre o atendimento e acompanhamento dessas famílias pelo CRAS;
  5. Evidenciar o papel do Assistente Social junto ao CRAS;
  1. JUSTIFICATIVA

O CRAS dentre suas ações realiza o acompanhamento prioritário das famílias em descumprimento de condicionalidades do PBF, acompanhamento para inserção de famílias no BPC e o encaminhamento para inserção de famílias no Cadastro Único. o Cadastro Único para Programas Sociais, é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, entendidas como aquelas com renda igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa (per capita) ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

O cadastramento das famílias no CADÚNICO permite identificar seu grau de vulnerabilidade. São consideradas questões como renda, condição de moradia, de acesso ao trabalho, à saúde e à educação. Com isso pode-se ter uma visão mais aprofundada de alguns dos principais fatores que caracterizam a pobreza, o que permite delinear políticas públicas de proteção sociais voltadas para essa população.

Através do CADÚNICO, os usuários dos CRAS, podem ter o acesso do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF) que se trata da integração dos serviços socioassistenciais e de transferência de renda, visando a melhoria das condições de vida das famílias que sem encontram a situação de vulnerabilidade e risco social.

Portanto, diante do exposto acima e, motivadas pelo compromisso profissional de estar promovendo a proteção dos direitos sociais e das famílias, pela necessidade de estar atuando contra a exclusão e violação social e, principalmente, pela necessidade de estar conscientizando essas famílias quanto à importância do CADÚNICO para o acesso aos programas socioassistenciais que iremos abordar este tema.

  1. METODOLOGIA

Através da pesquisa qualitativo-descritiva buscar realizar a investigação através exata descrição quantitativa das características do objeto de estudo. Ou seja, trata-se de estudo quantitativo-descritivo como principal função preocupando-se apenas em apresentar suas principais características. Os dados serão analisados após a organização das variáveis definidas onde serão apresentadas em números absolutos e relativos. Os dados serão apresentados em tabela e discutidos à luz do referencial teórico produzido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com