TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROFISSIONALISMO DO ASSISTENTE SOCIAL

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 6

o profisionalismo do assistente social  também considera a sua condição de intelectual. a caracterização é buscada por suporte em gramsci (é uma teoria da hegemonia cultural que descreve o estado como o usa, sendo nas sociedades ocidentais, instuições culturais para conservar o poder).  

pois essa categoria não constitui um grupo que age de acordo com as normas de sua própria conduta, seguindo suas leis e imposições sem interferencia e que não se deixa submeter das classes fundamentais; muito pelo contrário, tem o papel de dar características e consciência de sua função, ou seja, de contribuir com a luta pela direção social e cultural dessas classes na sociedade. o organizador dirigente e técnico coloca a sua capacidade a serviço da criação e condições favoraveis ao método da própria classe que se encontra unida.

se expressa numa identidade pela qual essa consciencia é praticada com essas classes de seu carater que tanto maior quando mais intima a conexão com uma classe fundamental burguesa ou proletariado.

na sua representação os intelectuias voltam-se a considerar livres das classes essencias, pois quando segundo ao autor citado, não é mais que expressão de um lugar ou estado ideal social, mas sim uma vez que cada classe cria uma própria categoria de intelectual, encontra-se completamente interesses vinculados.

tendo em vista um categoria específica de intelectuais do novo tipo de sociedade moderna está ligada à educação técnica, típica do mundo industrial. o modo de ver e de atuar já não se restringe à forma de se expressar, mas interfere, diretamente, na vida cotidiana, como “organizador, construtor, persuasor permanente (aquele que busca convencer ou induzir). além da técnica dita, executa o trabalho cuja a função é de organizar e articular as “massas” aos grupos socias a que se encontram juntos; atividades que se orienta para a criação de condições favoráveis ao domínio dessa classe. nesse sentido, são organigamente ligados aos grupos fundamentais, possuindo desenpenho voltado a contribuir na luta pelo povo da classe a que serve. os intelectuais tem a relação com esse processo de valorização do capital mas, não é direta, mas sim divulgado por todo o contexto social.

na atividade social podem-se especificar diferentes gruas que são eles: “os criadores dos valores, das ciências, artes e filosocia” e os “administradores e divulgadores da riqueza intelectual existente, tradicionalmente acumulada. o assistente social, que na sua qualidade intelectual é como instrumento dele básico de trabalho  à linguagem, a sua fala, que poderia ser descrito nesse segundo grupo. consagradamente, não constitui atividade predominante para essa categoria profissional a produção de conhecimentos científicos.

surge e se afirma em sua evolução como uma categoria voltada para intervenção da realidade, recorrendo aos conhecimentos socialmente acumulados e produzidos por outras ciências, aplicando à realidade social para ajudar na sua prática.

considera-se que, o assistente social como um intelectual que recebe ordens de outros situa, necessariamente, a reflexão de seu papel profissional numa dimensão acima de tudo política, estando em jogo o sentido social da atividade desse agente. coloca de frente suas indagações como: a quem vem efetivamente servindo esse profissional, que interesses reproduz, quais as possibvilidades de estar a serviço dos setores majoritáios da população?

no serviço social na sua trajetória não obtém nenhum status de ciência, o que não apaga a possibilidade de necessidade de o profissional produzir conhecimentos cientificos, contribuindo para o acervo das ciências humanas e sociais, numa linha de articulação dinâmica entre teoria e prática. a divisão de trabalho entre as ciências e o fracionamento no meio de teoria e prática, ciencia e técnica, são expressões da crescente divisão de trabalho intelectual e manual que se desenvolve à medida que se aprofunda o capitalismo, independentemente do referendum à orientação positivista que procede à quebra da realidade em residuos da apreensão do estado de ser único e das leis do movimento do concreto, é inegável que a divisão do trabalho crie especialidades e especialistas, além de dividir o próprio homem no ato de produzir,  volvendo-o um trabalhador parcial, uma peça do trabalho coletivo. estabelece a divisão entre as ciências, as tecnologias que adquirem, inclusive, uma de suas expressões na discrepancia de ocupações vigentes no mercado de trabalho. dentro desse panorama vigente da sociedade, é caracterizado o serviço social como uma tecnologia social, e o profissional como um técnico de que a atuação é geralmente mediatizada, ou seja, através da midia, pela prestação de servisos sociais em instituições que executam políticas sociais especificas, sendo nesse sentido importante indagar-se sobre o significado desses serviçoes sociais na sociedade que está em vigor.

o vocábulo dos serviços sociais no sérculo xx está precisamente relacionada ao desenvolvimento da noção de cidadania.

pois com a generalização da economia mercantil é necessário afirmar a liberdade individual como condições de funcionamento da nova organização da sociedade e vai levando forma a noção de igualdade de todos os homens perante a lei, com direitos e obrigações derivados de suas circunstâncias de participantes integrais da sociedade que no quais são os cidadões. a relação contratual se generaliza: distinguem-se os direitos civis e políticos, mas os direitos sociais só se obtêm a tal statuos no século atual. antecedido de leis beneficientes, entre as quais se destaca a “lei dos pobres” na inglaterra, a conquista dos direitos sociais é perpassada pela luta contra o estigma, ou seja, a doença do assistencialismo, presente até os nossos dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com