TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO AMOR QUE CUIDA E INSPIRA

Por:   •  8/10/2019  •  Ensaio  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA “ANDREA CRISTINA CABRAL”-EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL, NA MODALIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL

APAE DE FERNANDES PINHEIRO

Rua Juscelino Kubitschek    – Telefone (42) 34595122

Fernandes Pinheiro – Paraná Email: apae@fernandespinheiro.pr.gov.br

PROJETO AMOR QUE CUIDA E INSPIRA

O projeto “Amor que cuida e inspira”, que acontece na Escola Andrea Cristina Cabral Modalidade Educação Especial, APAE de Fernandes Pinheiro, nasceu a partir de se perceber, nas mães especiais, a necessidade de estarem mais próximas, tanto da escola quanto entre elas.

Uma rede de apoio, formado pela gestora da instituição Noeli E. Filus, Pedagoga Bibiane Loss de Quadros, Psicóloga Bruna Leticia Zarpelon, Fonoaudióloga Lais Fernanda de Oliveira Golinski, Fisioterapeuta Luana Cristina Delfrate e Assistente Social Cleusa Martins Cardoso, que conhecem bem a realidade onde a escola atua, idealizaram o projeto. Buscando contemplar incialmente, as demandas apresentadas nos atendimentos diários, e principalmente proporcionar um momento onde seja possível compartilhar suas vivências, experiências, necessidades, angústias, alegrias, superações e expectativas, e resgatar o “Ser Mulher”, que muitas vezes é interposto pelo “Ser Cuidadora”.

O grupo atendido concretizou-se diante do contexto da realidade que tem na sua maioria, 93% dos alunos ”cuidados” por mulheres, que frequentemente sentem-se desamparadas.

O projeto vem acontecendo em encontros mensais, em momentos que se dividem em rodas de conversas, passeios, cafés, dia da beleza, entre tantos que estão por vir e que estarão atendendo a sugestão das próprias participantes.

Todas são atividades simples, porém preparados com muito zelo e carinho, o que faz com que elas sintam-se a vontade para compartilhar suas vidas, efetivando o convívio e fortalecendo vínculos.

Com o relato das participantes, percebe-se que objetivos vem sendo alcançados.

“Esse projeto das mulheres é um momento onde nós, mães mulheres especiais, esquecemos nossos afazeres do dia a dia, trocamos experiências, contamos nossas histórias, nos divertimos, choramos... é muito bom fazer parte do “Amor que cuida e inspira”! Relato de Antonia, mãe de Isaque.

Já a Dona Marta, mãe de Andrey diz que: “É onde lembramos que nós somos especiais, falamos das nossas vidas, faz bem pro corpo e pra nossa alma.”.

E a mãe de André, a Dona Édina diz que: “No meio das atividades do dia a dia é um momento de se verem como mulheres lindas, guerreira em todos os sentidos.”.

Cuidar um pouco daqueles que cuidam o tempo todo, nos faz crescer como “humanos”, o que muitas vezes é esquecido em meio às correrias do dia a dia, e também permite conhecer melhor os sentimentos e realidades dos nossos alunos, através daquelas que eles mais amam.

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (939.9 Kb)   docx (816.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com