TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de intervenção cuidando de quem cuida

Por:   •  10/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.014 Palavras (13 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 13

  1.  Identificação
  1. Nome do estagiário: Alzenir Rodrigues Oliveira, ead00699251, 7º semestre.

    b) Instituição campo de estagio: Secretaria de Saúde Capim Grosso-BA.

       Rua Eldorado, s/n, Bairro Nova Morada.

   c) Projeto: Programa Melhor em Casa. (cuidar de quem cuida)

  d) Nome do supervisor de campo /CRESS n°: Jadson Novais da Silva,

   CRESS nº 7513 – 5ª Região.

  Nome do orientador acadêmico/ CRESS n°: Ana Cristina Silva Reis Souza,

   CRESS nº3680 5ª Região.

 e) Período de realização do estágio: 14/08/2014 a 06/11/2014

 

f) Dias e horários de estágio:

 Quintas e sextas-feiras das 09:00h às 12:00 h e das 14:00 h às 17:00h

g) Dias e horários reservados para a supervisão de campo.

 Quartas-feiras ás 08:00h h às 9:00h

2 – Justificativa

              É um programa ofertado pela Secretaria de Saúde de Capim Grosso, implantado desde 03 de fevereiro de 2014 pela portaria n- 963 de 27 de maio de 2013. Capim Grosso tem fortalecido estratégias, mecanismos e praticas inovadoras de cuidado em saúde com destaques para o surgimento de forma do cuidado em domicílio, com estratégias de Saúde da Família nos serviços de atendimento domiciliar.  A atenção domiciliar consiste numa modalidade de atenção à saúde substituída ou complementar das já existentes.

Caracterizada por um conjunto de ações e promoção á saúde, prevenção, tratamento de doenças reabilitação em domicilio com garantia de continuidades de cuidado, e integrada às redes de atenção à saúde.

    O Programa funciona durante toda a semana, inclusive aos finais de semana nos horários das 07:00 h às 19:00h, sendo disponibilizado um atendimento diário dentro da carga horaria do Programa.

As visitas são realizadas diariamente, semanalmente ou mensalmente a depender da necessidade do paciente.

 Possibilitando um novo espaço de cuidado em casa, proporcionando uma maior comodidade ao paciente. Sendo que os mesmos tem o direito os medicamentos, exames equipamentos, como se tivesse internados em um hospital, ofertados pela rede publicas.

O Programa Melhor em Casa objetiva a redução da demanda por atendimento hospitalar ou a redução do período de permanecia dos pacientes,

internados. Pesquisas revelam que os pacientes internados em casa representam uma redução do custo de 85% dos gastos do Governo Federal.

O Programa oferece a população assistência multiprofissional domiciliar mais próximo, da família tornam um atendimento mais humanizado e, acolhedor sem pressão psicológica existente dentro de um hospital, além disso, oferece mais liberdade ao paciente e aos familiares, garantindo à continuidade do tratamento integral a rede de atenção à saúde.

O Programa preconiza ampliar a assistência no SUS a pacientes com agravos de saúde que possam receber atendimento humanizado em casa e perto família.

 O assistente social atua no processo de acompanhamento dos usuários durante o período no qual o mesmo esta sendo assistido pelo programa, buscando  intermediar ações que venham contemplar os direitos dos usuários seja na área de saúde  ou em outras áreas, por meio de encaminhamentos para rede sócio assistencial do município.

O serviço social esta reconstruindo uma face acadêmica profissional e social renovada, cujas origens remontam ao movimento de conceituação, voltada á defesa dos direitos de cidadania e dos valores democráticas, com vistas á erradicação. Nessa configuração, entende-se, a partir de Netto (2005), o projeto profissional como uma estrutura dinâmica que se transforma a partir de modificações ao quadro de necessidades sociais com as quais o profissional opera; de transformações sociais, econômicas e culturais que nos ocorrem diferentes momentos históricos; e de alterações decorrentes do próprio processo de desenvolvimento da profissão.

 Significa dizer que a dimensão política é inerente ao projeto profissional e estão diretamente relacionados aos projetos societários presentes.

3.1 – Objetivo Geral:

Perceber no espaço da instituição as possibilidades de intervenções profissionais.

3.2 – Objetivos Pedagógicos:

 - Possibilitar ao aluno a identificação do espaço de intervenção profissional.      - Possibilitar a aproximação do exercício profissional e sua

Importância para a população usuária do serviço social;

- Identificar as políticas sociais implantadas na instituição e sua

 -Importância para a instrumentalização do exercício profissional;

- Relacionar as expressões da questão social no município em que o aluno está inserido.

4-Supervisão de Campo: 

A supervisão do estagio em campo de estagio será nos dias de quintas e sexta feiras, no turno matutino das 09:00hs as 12:00hs e no turno vespertino das 14:00 as 17:00hs, levará em conta aspectos como:

Assiduidade, pontualidade, observância das normas da instituição, postura, ética, conhecimento sobre a politica municipal de saúde e sobre o SAD- serviço se atenção domiciliar, capacidade de realizar um paralelo da realidade  apesentada  e o referencial teórico visto até então, dedicação , interesse e envolvimento nas atividades, desenvolvidas, buscando sempre fomentar para que tenha contato com a pratica profissional, e refletir sobre a relação  teórico  pratico.

5- orientação acadêmica:

A orientadora acadêmica é realizada individualmente às terças-feiras. Nos encontros a orientadora acadêmica acompanha o aluno na elaboração do plano de estagio II do projeto de ação e discute questões pertinentes ao exercício profissional.

6-Avaliação:

 

A avaliação estagiária será de forma individual, levando em consideração pontos como: capacidade de observação e realização de paralelo entre teoria e pratica profissional, comportamento ético, capacidade de relacionamento multiprofissional, bem como o aluno estagiário também será avaliado de acordo com o seu conhecimento sobre o serviço social no qual esta inserida e sua capacidade de relacionamento com os usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (429.7 Kb)   docx (394.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com