TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Documentário - Amor Tem Cor? - A Solidão da Mulher Negra

Por:   •  22/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 3

APRESENTAÇÃO

O tema proposto para o documentário é a solidão da mulher negra, seu preterimento pelo homem negro, sua inferioridade em relação a mulher branca e o as conseqüências desse ciclo.

 As personagens escolhidas serão mulheres, homens e meninos negros. As primeiras para contar sua vivência desde a infância, e os últimos para explicar sua preferência.

OBEJTIVOS

O objetivo do projeto é, principalmente, dar voz a essas mulheres, e deixar claro que essa preferência não é natural, que ela é resultado dois sistemas institucionalizados na nossa sociedade (racismo e machismo). É pra colocar o dedo na ferida, causar reflexão e entendimento do porquê a mulher negra está nesse lugar de preterimento. E uma possível ou possíveis soluções para a situação.

JUSTIFICATIVA

Que vivemos numa sociedade sistematicamente patriarcal e racista, não há duvidas. Quem é mulher, é oprimida pelo homem. Quem é negro é oprimido pelo branco. E quem é mulher e negra? Está na base das opressões, do ódio, da inferioridade, da humilhação, da negligencia, do preterimento, da falta de representatividade em locais efetivos, da falta de credibilidade.

Essas mulheres são minoria no mercado matrimonial, pois está inserida num meio onde o padrão estético valorizado é eurocêntrico. A beleza negra não é vista como modelo ideal, como bonito ou de valor. Muito pelo contrário, é vista ou como objetificada/hipersexualizada ou como empregada.

As negras hipersexualizadas são as de pele mais clara, as famosas “mulata exportação” – a origem desse estereotipo se dá na época da escravidão, onde o senhor branco estuprava suas escravas para gerar mais escravos, e para justificar o ato, a cultura branca se encarregou de produzir uma iconografia onde as mulheres negras eram dotadas de apetite sexual e uma natual erotização exarcebada. Já as negras de pele escura são as que “nem pra transar servem”, apenas para servir.

É visto como muitos homens brancos, famosos ou não, ao ascenderem economicamente, deixam suas esposas/namoradas negras e logo aparecem comprometidos com brancas, especialmente loiras. Visto que, para um homem negro, se relacionar afetivamente com uma branca é sinal de status –numa sociedade em que, quanto mais próxima do padrão for sua mulher, mais dinheiro você tem, mais macho, mais bonito, mais vem visto, mais admirado você é.

 É como se fosse uma tentativa de “embranquecer a raça”, ser acesso ao clubinho branco e ser admirado pelos amigos negros. E isso é muito comum entre jogadores de futebol, atores e cantores famosos.

ARGUMENTO

1º) Primeiramente, será passada uma sequência de 10 meninos negros, de 7 a 12 anos escolhendo a menina mais bonita entre as duas opções apresentadas –uma negra e uma branca

2º) A história da sexualização e humilhação da mulher negra sendo narrada e exibida algumas fotos

3º)Uma narração sobre o padrão de beleza eurocêntrico na publicidade e nas grandes mídias seguida por fotos

4º) Na sequencia, as entrevistas das mulheres sobre sua vivência e algumas perguntas a serem respondidas. Sobre seus relacionamentos, o momento em que descobriu a solidão, se seus parceiros sentiam vergonha de andar de mãos dadas em publico, se era apresentada para os amigos e família, se já foi traída, se já foi traída por uma mulher branca, se já foi abandonada com filho(s) pelo parceiro, se gostaria de ser uma mulher branca.

5º) narração sobre como os homens negros, ao ascenderem economicamente, trocam suas companheiras negras por brancas, e imagens de artistas negros famosos com suas companheiras brancas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com