TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL DO ESTÁGIO REFORMULADO NO HOSPITAL WILSON ROSADO

Por:   •  20/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.885 Palavras (8 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

ANTÔNIA ELIOMAR DE FRANÇA CABRAL

PROJETO DE CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL DO ESTÁGIO REFORMULADO NO HOSPITAL WILSON ROSADO

MOSSORÓ-RN

2021

ANTÔNIA ELIOMAR DE FRANÇA CABRAL

PROJETO DE CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL DO ESTÁGIO REFORMULADO NO HOSPITAL WILSON ROSADO

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade Pitágoras, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I.

Tutora à distância: Juliana Caetano Silveira

MOSSORÓ-RN

2021

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO.......................................................................................................4

2.    DESENVOLVIMENTO..........................................................................................5

2.1        CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO.......................................5      2.2    OBJETIVO INSTITUCIONAL        6

2.3        AMBITO INSTITUCIONAL        7

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA        8


  1. INTRODUÇÃO

Este relatório técnico-científico, trata da experiência reformulada, devido motivos de pandemia, de estágio curricular obrigatório pesquisado na Oncologia do Hospital Wilson Rosado, a qual se deu o 5° período da faculdade. Orientada de modo hibrido, presencialmente e à distância, uma vez que fazemos parte do quadro de funcionário da referida instituição, pela assistente social Daniela Cristiane Severo, apreendemos como se configura a dinâmica da instituição, o trabalho do Serviço Social e a rede municipal de saúde.

Contextualizaremos, inicialmente, como se deu a formação histórica da instituição e o funcionamento [detalhar o corpo profissional – setores do hospital existentes, bem como as funções, de maneira geral].

  1. DESENVOLVIMENTO

  1.  CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DO HOSPITAL WILSON ROSADO

O Hospital Wilson Rosado, inserido no município de Mossoró-RN foi fundado no dia 29 de maio de 1991, localizado na  Rua Pedro Velho, 250, no bairro Santo Antônio. Possui como sócios majoritários Dr. Bernardo Américo Rosado Miranda de Sá e Elizabeth Walter Rosado de Sá. A instituição é essencialmente de caráter privado, oferecendo alguns serviços pelo Ministério da Saúde, a partir do Sistema Único de Saúde (SUS), no que se refere aos níveis de média e alta complexidade no atendimen Térreo: Pronto Atendimento, Laboratório, Ultrassonografia, Raio-x, Ecocardiografia e Contas particulares;

1° Andar: Posto I, Maternidade, Recepção do Internamento Eletivo e Centro Cirúrgico; 2° Andar: Posto II e III, Farmácia, Laboratório, Nutrição e Refeitório; 3° Andar: Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto (Coronária, 1A, 1B e 2) e Pediátrica, Lavanderia e CCIH; 4° Andar: Posto IV, Oncologia, Serviço Social, Endoscopia e Colonoscopia, Auditório e Central de Material Esterilizado (CME). Um Anexo, onde está localizado o Administrativo: Recursos Humanos, Pré-auditoria, Faturamento, Direção.

O Hospital Wilson Roasado é um hospital de referência cardiológica e possui uma demanda bem expressiva atendendo ao Municipio de Mossoró-Rn e grande parte dos Municipios do alto-Oeste, trabalha com atendimento a convênios, SUS, e particular e ainda conta com uma unidade de atendimento oncológico.

Com uma equipe de profissionais multidisciplinar, dentre elas podemos citar: assistentes sociais, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, infectologistas, cardiologistas, geriatras, ginecologistas, dentre outras especialidades. O estabelecimento possui seu horário de funcionamento 24 horas, restringido apenas as visitas nas enfermarias e a suspensão, por algumas vezes, das visitas nos leitos de UTIs devido ao período da pandemia do COVID-19 e por prevenção de tal.

Como colaboradora e parte do quadro profissional de funcionários do Hospital Wilson Rosado há 22 anos, fui inicialmente contratada como técnica de enfermagem no centro cirúrgico, em seguida, passamos por diversos setores como UTIs, postos e farmácias. Desse modo, vivenciando cada conquista e adquirindo um vasto conhecimento profissional. Atualmente, contribuo atuando no setor administrativo, na parte financeira hospitalar. A escolha do Hospital Wilson Rosado como instituição de referência se deu devido à forma exemplar com a qual os serviços são executados, fazendo com que seja um dos hospitais de maior renome do estado do Rio Grande do Norte. A excelência no trabalho junto à vida da população em geral não consiste apenas em procedimentos médicos, mas também no âmbito social que se mostra igualmente importante.

A coordenação do setor de Serviço Social, é dada sob a responsabilidade de Daniela Cristiane Severo. A mesma é funcionária da instituição há 18 anos. Daniela e Ana Karina Moura Vieira, são as assistentes socias da instituição atualmente,  sendo demandada a atender todos os outros setores do hospital, além da  Oncologia.

  1.  OBJETIVO INSTITUCIONAL

Este é o momento de apresentar o objetivo da instituição, a fonte dos recursos e a política de atuação do campo de estágio em que você está inserido. Este item deve contemplar os seguintes tópicos.

2.1 – Natureza dos programas e projetos: abordar quais são os objetivos, diretrizes e finalidades organizacionais da instituição. Verificar a natureza desses programas/projetos.

2.2 – Política Social: Poderá contemplar no seu relatório de caracterização socioinstitucional com qual (ou quais) política social a instituição campo de estágio está articulada, quais são os programas desenvolvidos, sua principal atividade.

A instituição foi habilitada pelo Ministério da Saúde para prestação de serviços oncológicos por meio da Portaria n° 689/2014, que reconhece tal estabelecimento de saúde como Unidade de Assistência de Alta complexibilidade em Oncologia (UNACON).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (132.4 Kb)   docx (43.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com