TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE INTERVENÇÃO ESTÁGIO

Por:   •  15/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.259 Palavras (10 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 10

                           UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

                      CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

                           THIAGO AGUIAR DOS SANTOS

                                    RA 2368973406

        

          PROJETO DE INTERVENÇÃO ESTÁGIO II

                       CIDADANIA AO TRABALHO

                                 Tutora EAD: Josi da Costa Greffe  

                                            Campinas, São Paulo.

                                                  Outubro/ 2019

                  PROJETO DE INTERVEÇÃO ESTÁGIO II

                                                               

                       CIDADANIA AO TRABALHO

                           THIAGO AGUIAR DOS SANTOS

                                    RA 2368973406

        

 

        

Projeto de intervenção do curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento de disciplina de Estágio Supervisionado II

Tutora EAD: Josi da Costa Greffe  

                                                  Campinas, São Paulo.

                                                        Outubro / 2019

  1. APRESENTAÇÃO

Este projeto tem como objetivo a proposta de intervenção, cujo o tema será CIDADANIA AO TRABALHO tem como objetivo preparar e educar os familiares de usuários do campo de estágio Núcleo Vinde a mim para ir em busca do mercado de trabalho. Os familiares dos usuários serão preparados através do projeto para ir em busca de uma nova oportunidade de se preparar melhor para concorrer em suas devidas profissões e as exigências do mercado de trabalho.

O Núcleo de Crianças Vinde a Mim, atende de forma gratuita crianças e adolescentes de famílias que se encontra em condições de vulnerabilidade social, cerca de 150 crianças e adolescentes são atendidas acompanhado de seus familiares em regime aberto, no período extraescolar, formando duas turmas, uma atendida pela manhã e outra à tarde.

 A principal ação é a de resgatar a infância, dignidade e fortalecimento de vínculos através de atividades dirigidas e acompanhadas por profissionais da assistência dedicados a este fim. A instituição está no bairro por causa do descaso social sofrido pela população local que não possuí muito apoio do poder público em suas necessidades básicas de atendimento social e de encaminhamento aos seus direitos de cidadania. O trabalho realizado pelo Núcleo de crianças Vinde à Mim é fundamental para aquelas crianças e familiares moradores daquela região, onde a questão social é um fator que necessita de uma atenção muito grande por se tratar de uma comunidade que surgiu a partir de uma ocupação e que demorou para ser reconhecida e isso ocasionou um atraso por parte do poder público em garantir o direito de igualdade a todos, o trabalho que o Núcleo realiza tem um impacto direito no  serviço fortalecimento de vínculos com todos os usuários que sofrem com em  alta condições de vulnerabilidade social e na questões social.  

  1. JUSTIFICATIVA

Nos últimos anos o Brasil vem enfrentando uma grave crise financeira e isso vem aumentando o número de pessoas desempregadas a cada dia, e tem gerado na mesma proporção um aumento expressivos nos índices de desempregados e nas pessoas em condições de vulnerabilidade social ferindo direitos sociais previstos na Constituição Federal de 1988

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

 Visando a garantia de direitos, em uma das suas especificidades de atuação do Assistente social se faz necessário tal projeto de intervenção para preparar  e educar os familiares dos usuários para o mercado de trabalho, que com sua concorrência tem aumentado as exigências e atualidades de currículos e de como se portar em uma possível disputa de uma vaga, o Núcleo Vinde à Mim localizado Jardim Boa Esperança no  Município de Hortolândia se encontra  em uma região da cidade onde existe uma grande omissão de direitos por parte do poder público em garantir direitos a todos, e isso gerou com grande necessidades e grande número de pessoas em situação de vulnerabilidade social e desempregados e sem muito acesso e conhecimentos a cidadania que de  acordo com o perfil traçado e identificados  pelos atendimentos sociais realizados.

Nos atendimentos realizados pelo Núcleo Vinde a Mim em suas atribuições com crianças e adolescentes, foi verificado que o número de desempregados tem sido uma das maiores causas do aumento do índice de vulnerabilidade social e esse aumento se dá o caminho automático para a falta de acesso a informações, que por sua vez tem sido atualizadas a todo o tempo. As condições identificadas no perfil entendido pelos acompanhamentos dos atendimento se faz então necessário o tema do projeto de intervenção.

  1. OBJETIVOS

Proporcionar o acesso a informações sobre as mudanças e atualidades das exigências do atual e escasso mercado de trabalho.

Oferecer a oportunidade de ter conhecimentos e de como se preparar, elaborar um currículo atual e de como se portar em uma entrevista de emprego para ingressar na concorrência ao mercado de trabalho, que devido à grande e atual crise financeira enfrentada pelo país, tem proporcionado uma exigência de qualidade maior dos candidatos e estar preparados e aptos sobre de como se portar em uma entrevista e de como se elaborar um currículo de acordo com o que o mercado exige para concorrer a uma vaga de emprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com